3                                                      Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

Projeto ajuda a preservar o Cerrado.

     Um projeto conservacionista está sendo desenvolvido com sucesso na região de entorno do Parque Nacional das Emas, em Goiás, com enfoque principal nas nascentes do Rio Araguaia. Trata-se do "Projeto Agricultura e Conservação", da Monsanto. O objetivo é trabalhar com produtores rurais visando minimizar a erosão do solo, o assoreamento e a poluição dos rios.
     Para a implementação do projeto, a The Nature Conservancy do Brasil (TNC) estabeleceu uma aliança com produtores locais, Agência Rural do Estado de Goiás, Associação Plantio Direto no Cerrado, Fundação Ecológica de Mineiros, Fundação Integrada Municipal de Ensino de Mineiros e Ibama, além de contar com o suporte técnico da Embrapa e técnicos do meio agrícola e de agronegócios. O projeto recebe 600 mil dólares de investimentos do Monsanto Fund, o braço da Monsanto destinado a financiar projetos sociais e ambientais.
     Várias práticas estão sendo aplicadas nas áreas de lavoura e pecuária, como plantio direto, manejo integrado de pragas, rotação de culturas e pastagens e a integração da lavoura com a pecuária na mesma área da propriedade. Essas técnicas combinadas beneficiam o meio ambiente e a rentabilidade das lavouras, já que minimizam a utilização de insumos agrícolas, aumentam a produtividade e diversificam a fonte de renda do produtor.Por meio do monitoramento dos resultados econômicos e ambientais das práticas adotadas, o projeto, iniciado em 2001, já obteve resultados positivos na produtividade e rentabilidade da produção de soja e milho, e na renovação de pastagens que, em retorno, aumenta o ganho de peso do gado.

      Próxima etapa
     O projeto entra agora em sua segunda fase, após a demonstração do valor das práticas para sua disseminação e aplicação na microbacia, que inclui as nascentes do Rio Araguaia, que contém 21 propriedades rurais envolvidas com plantio de soja e pecuária principalmente. Sob a coordenação do engenheiro agrônomo Watson Azevedo, o projeto estimula os fazendeiros dessa área a participar de reuniões e palestras técnicas em que tem a oportunidade de trocar experiências e fortalecer o processo de tomada de decisão na adoção de práticas agrícolas ambientalmente mais corretas e, ao mesmo tempo, mais rentáveis.

Organização luta pela
      preservação ambiental

Criada em 1951, nos Estados Unidos, a The Nature Conservancy (TNC) é uma organização sem fins lucrativos, que tem como missão "preservar plantas, animais e ecossistemas que representam a diversidade biológica da Terra, através da proteção das terras e águas necessárias à sua sobrevivência". Atua em 29 países e conta com mais de um milhão de associados nos Estados Unidos. Também recebe apoio da comunidade empresarial e de organizações bilaterais. Até o momento, a TNC já contribuiu para a preservação de mais de 30 milhões de hectares em todo o mundo.
     A organização atua no Brasil desde 1988, com apoio a programas de conservação em cinco biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal. Suas ações de conservação, que são desenvolvidas em parceria com organizações não-governamentais brasileiras e com órgãos públicos federais e estaduais, além da iniciativa privada, têm colaborado na proteção de aproximadamente 1,5 milhão de hectares no País.

Monsanto
      A Monsanto está presente há mais de 50 anos no Brasil, onde desenvolve tecnologias para ajudar o agricultor a obter melhores resultados em suas lavouras. A empresa investe no País cerca de 650 mil dólares por ano em programas de responsabilidade social, principalmente nas áreas de educação alimentar e higiene, incentivos aos estudos e formação acadêmica para cidadãos carentes e ações educativas para a proteção ambiental.

Fórum debate o Sistema
de Plantio Direto
no interior paulista
     

Acontece no dia 28 de julho, em Palmital (SP), a segunda etapa do Fórum de Debates sobre Plantio Direto, organizado pela Associação de Plantio Direto do Vale Paranapanema (APDVP), em parceria com Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada (CATI), Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Revista Plantio Direto.
O evento está sendo desenvolvido em três etapas. A primeira aconteceu no dia 4 de junho, em Pedrinhas Paulista. A terceira etapa está marcada para o município de Cândido Mota, com data ainda a ser definida. O fórum conta com o apoio da FEBRAPDP e é direcionado aos produtores rurais, profissionais e estudantes da área.
O objetivo deste fórum é motivar a discussão do Sistema de Plantio Direto na região. São ações de curto, médio e longo prazo, que visam colaborar na difusão e aprimoramento de
tecnologias adaptadas às condições da região, proporcionando aos produtores rurais melhores condições de produção e de vida. O Fórum, além de seu propósito específico, também tem o caráter de preparar as bases para a realização do Vale Direto 2004, que deverá ser um evento de referência sobre o tema, não só para a região mas para todo o Estado de São Paulo.
A economia da região está em grande parte voltada à agricultura, com força na produção de milho, soja, arroz, cana, entre outros. Por isso o interesse pelo plantio direto, como forma de preservar a terra, ganha força em todo o vale.
O Sistema de Plantio Direto (SPD) é a aplicação de um conjunto de tecnologias, baseadas na ausência de preparo, na cobertura permanente do solo e na rotação de culturas. Visa o aumento da produtividade com sustentabilidade ambiental. De acordo com informações obtidas no site da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha, em 2001 somente no Brasil, foram plantados cerca de 17 milhões de hectares com a adoção do sistema, desse total São Paulo apresenta um número pouco representativo, chegando a apenas 1 milhão de hectares, um número pequeno, mas que deve aumentar com uma divulgação cada vez maior.


[ Página 1 ] [ Página 2 ] [ Página 4 ] [ Lista - Boletins Informativos ]

home