4                                                   Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

Presidente da FEBRAPDP visita sistema de Plantio Direto na França

Marisa Fernanda Beck

No inicio deste ano o presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha e engenheiro agrônomo, Ivo Mello, esteve na Franca com o objetivo de trocar experiências nas áreas de manejo sustentável de recursos naturais. A iniciativa teve origem na visita de geógrafos franceses ao Brasil em 2004, quando uma comitiva da Universidade de Le Mans, liderada pelo dr. François Laurent, do departamento de Geografia, acompanhada pelo dr. Geógrafo Roberto Verdum, da UFRGS, estiveram no Rio Grande do Sul. Na Universidade de Le Mans, por meio de um programa de cooperação com a UFRGS, já existem alunos, de graduação e pós-graduação, estudando temas relacionados à geografia do estado do Rio Grande do Sul. Na visita do ano passado foram abordadas algumas estratégias de manejo das áreas dos areais característicos da região.
O presidente da federação também visitou as áreas de produção sob plantio direto na cidade de Montlouis-sur-Loire, do produtor Jean Claude Quillet. O produtor maneja cerca de 600 ha de cultivos de grãos, exclusivamente sob o sistema plantio direto. Os produtores franceses que adotam o plantio direto ainda são poucos e o que predomina é o cultivo convencional, em mais de 95% da área de produção de grãos. Quillet, que desempenha um papel de pioneiro e é líder de uma associação de produtores que buscam o desenvolvimento do plantio direto na França, em vários momentos lembra atitudes e comportamentos de nossos pioneiros na época do desenvolvimento do sistema no Brasil, há mais de trinta anos. “Acredito nas qualidades do plantio direto, no que diz respeito à conservação do solo e água, incremento de matéria orgânica, diminuição do uso de pesticidas e fertilizantes, porque sua experiência tem demonstrado, após a adoção do sistema, sensíveis melhoras de forma generalizada nas características físico, químicas e biológicas do agro-ecossistema de suas áreas de produção”, comenta.
O produtor também fez uma apresentação sobre a situação do sistema de plantio direto na Franca e alguns países da África. Explicou, ainda, quais os tipos de ação estão sendo desenvolvidos para que os agricultores passem a adotar o sistema, de maneira que o manejo dos recursos naturais seja aproveitado ao máximo. Temas relacionados à implantação e à rotação de culturas, nos sistemas que estão sendo desenvolvidos para o plantio direto francês, também fizeram parte da apresentação.

 



Comitê Plantio Direto da ABMR&A reúne-se em São Paulo

No dia 22 de fevereiro pp., o Comitê Plantio Direto da ABMR&A reuniu-se em São Paulo com diretores da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha e representantes da APDVP, Fundação Agrisus, APDC, GPD Pirassununga, GPD Oeste baiano, Anda, DowAgrosciences, OESP, Bunge e Editora Centarus.
A proposta da realização desta reunião foi feita no sentido de reunir todas as entidades representativas de produtores envolvidos com o Plantio Direto no Brasil (clubes, associações e grupos), tendo como objetivo que estas entidades apresentassem seus históricos bem como as propostas de atividades para 2005.
A reunião foi coordenada pelo Diretor Executivo da FEBRAPDP, Engº Agrº Maury Sade.
Na foto, Ivo Mello, Fernando Penteado Cardoso e Maury Sade


 



FEBRAPDP divulga o sistema na EXPODIRETO



Marisa Fernanda Beck

Uma outra abordagem para a difusão do sistema de plantio direto foi desenvolvida pela Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha, por meio do estande instalado na EXPODIRETO, entre os dias 7 e 11 de março, na cidade de Não me toque, no Rio Grande do Sul.
Em um amplo lonão, com piso coberto de palha, foi contada a história da implantação do PD no Brasil, numa seqüência cronológica de painéis elaborados pelo Clube Amigos da Terra- CAT, de Cruz Alta e a Revista Plantio Direto.

Amigos do Plantio Direto
Os Clubes Amigos da Terra, do RS, foram parceiros fundamentais para o sucesso do estande, nesta que é uma das mais importantes feiras do gênero no Brasil. Organizadas por dia de atuação para a recepção e informação aos visitantes. Participaram do evento os CATs de Cruz Alta, Palmeira das Missões, Tupanciretã e Ijuí, representados por seus presidentes Felisberto Dornelles,Danilo Tirloni, Almir Rebello e Cláudio Luis de Jesus, os CATs de Ibirubá e Júlio de Castilhos e os Clubes de Plantio Direto de Arroz Irrigado da Fronteira Oeste do estado.
Também a Fundação Maronna, instituição de pesquisa agropecuária, sediada em Alegrete, no Rio Grande do Sul, participou do estande da Federação com toda a sua equipe, no último dia da exposição, sob a liderança do presidente Ernani Rossi, mostrando ao público os trabalhos que vêm desenvolvendo em integração de lavoura-pecuária com base no sistema de plantio direto.

Debates sobre PD
Diariamente, diretores da FEBRAPDP e produtores expuseram as suas experiências para uma platéia interessada em conhecer e discutir sobre as vantagens da adoção do sistema de plantio direto. Na ocasião, foram discutidas as possibilidades de se construir um sistema de certificação em SPD, que motive os agricultores a incrementar a qualidade do PD na palha, o que deve fortalecer a competitividade do agronegócio brasileiro.

Agricultor também faz gestão da água
Outro assunto abordado com os produtores, que visitaram o estande da FEBRAPDP, foi a participação das suas associações de classe nos órgãos de gestão de recursos hídricos, como os Comitês de Bacias. Exemplos como esses já estão consolidados com a representação de Clubes Amigos da Terra e da Fundação Maronna em Comitês do Rio Grande do Sul, como os das Bacias Hidrográficas dos rios Ibicuí, Ijuí e Alto Jacuí.


[ Página 2] [ Página 3] [ Página 4] [Página 5] [ Página 6] [Página 7] [Página 8] [Informativos]  

home