3                                                     Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

CAT Uberaba é homenageado pela Secretaria de Meio Ambiente de MG

A Secretaria de Meio Ambiente de Minas Gerais concedeu a Medalha de Mério Ambiental ao Clube Amigos da Terra de Uberaba. A medalha foi concedida pelos serviços prestados pela entidade em favor do meio ambiente.

O presidente do CAT, João Angelo Guidi Junior, agradeceu à Secretaria de Meio Ambiente pelo reconhecimento do título, já que os produtores rurais são vistos por vários órgãos governamentais e ONGs como destruidores do Meio Ambiente. "O plantio direto para nós é uma filosofia de vida, pois somos agricultores de tradição e queremos perpetuar nosso agronegócio para nossos filhos e netos como recebemos de nossos pais e avós", destacou.

O presidente destacou ainda que se a agricultura for penalizada com atitudes e leis retrogradas, impostas até por ONGs estrangeiras, vamos penalizar a nós mesmos deixando de ser competitivos mundialmente.

"Somos produtores de alimentos, empregos e temos, além de tecnologia, área para ser agricultável com plantio direto sem agredir o meio ambiente, com a utilização de produtos fitossanitários mais seguros e em menor quantidade".

 
 

Boletim destaca o plantio direto de hortaliças

A Epagri promoveu, durante a programação técnica do 9º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, em Chapecó-SC, o lançamento nacional do Boletim Didático nº 57, "Sistema de Plantio Direto de Hortaliças – o cultivo do tomateiro no Vale do Rio do Peixe, SC, em 101 respostas dos agricultores". O lançamento foi realizado no estande institucional da Epagri. Participaram o diretor de planejamento da Epagri, Valdemar H. de Freitas, o presidente da FEBRAPDP, Ivo Melo, autores-organizadores da publicação, entre outros.

Segundo o agrônomo Jamil Fayad, pesquisador da EE. Epagri Ituporanga (um dos autores-organizadores) o Boletim é resultado do esforço de lideranças rurais e de técnicos de diversas entidades, principalmente da experiência dos agricultores junto às lavouras de estudo cultivadas com tomate no Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH). Estas lavouras foram planejadas, executadas e acompanhadas por agricultores e técnicos que vêm construindo os fundamentos e as bases tecnológicas do SPDH. Em quatro anos de trabalhos de pesquisa desenvolvidos por um grupo de pesquisadores da Epagri/Estação Experimental de Caçador foram produzidos os resultados que dariam as bases tecnológicas para iniciar as lavouras de estudo. Nestas áreas foram estudadas adubações de base com esterco de aves e adubo químico, espaçamentos entre filas e plantas, condução das plantas com uma e duas hastes, com fitilho ou taquara na vertical, cruzada e alternada, números diferentes de cachos florais por planta, adaptações na curva das taxas diárias de absorção de nutrientes, uso da calda bordalesa no manejo de doenças e produção de mudas por broto, entre outros.

A partir desta diversidade de situações, houve uma compreensão de como os fatores envolvidos no sistema poderiam interagir e de como o agricultor poderia interferir no sistema. Em função disso, no dia 24 de fevereiro de 2003, aconteceu o I Encontro dos Lavoureiros do SPDH, com o objetivo de trocar as experiências acumuladas nas cinco lavouras do ciclo 2001/02 e nas 22 do ciclo 2002/03. Nesse encontro surgiu a necessidade de se elaborar um documento que permitisse a socialização dos conhecimentos acumulados. No dia 17 de março do mesmo ano, os agricultores reuniram-se para responder às 101 perguntas organizadas em 12 itens. As respostas refletem a diversidade de situações que ocorreram nas lavouras e a particularidade de cada agricultor em apresentar soluções. Algumas informações técnicas complementares foram acrescentadas às respostas na forma de notas.

Para a agrônoma Márcia Mondardo, pesquisadora da EE. Epagri Caçador, o principal objetivo deste boletim, chamado simplesmente de cartilha pelos agricultores participantes do projeto, é suprir a demanda de informações para os novos adeptos do SPDH e, ao mesmo tempo, transformar a periódica atualização num momento de troca de experiências e aprofundamento do conhecimento, tornando-se um espaço de discussão permanente do sistema.

A publicação e o conseqüente lançamento, durante o 9º ENDPD, foi viabilizado graças ao esforço coordenado pela Epagri e da colaboração e do apoio da Federação Brasileira de Plantio Direto e das prefeituras de Rio das Antas, Videira, Pinheiro Preto e Tangará.

Os interessados em adquirir o Boletim do SPD de Hortaliças podem entrar em contato com a Gerência de Marketing e Comunicação da Empresa de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural de Santa Catarina S.A. - Epagri, através da Caixa Postal 502, CEP 88034-901, Florianópolis, Santa Catarina; ou pelo fone (0xx) 48 239-5500, fax (0xx) 48 239-5597, ou ainda pelo e-mail epagri@epagri.rct-sc.br.


[ Página 2] [ Página 3] [ Página 4] [Página 5] [ Página 6] [Página 7] [Página 8] [Informativos]  

home