Dia de Campo

Estação 1: SPD e ILP no sequestro de gases de efeitos estufa

Atualmente tem sido constatada a intensificação do aquecimento global, causado pelo aumento das emissões dos gases responsáveis pelo efeito estufa, oriundos principalmente da queima de combustíveis fósseis, do desmatamento e do uso inadequado do solo para agricultura. Os sistemas integrados de produção veem ganhando importância na última década como um forte aliado à mitigação de emissão desses gases na atmosfera, principalmente com a utilização da integração lavoura pecuária (ILP).

A ILP tem como grande objetivo a mudança do sistema de uso da terra, fundamentando-se na integração dos componentes do sistema produtivo, visando atingir patamares cada vez mais elevados de qualidade do produto, qualidade ambiental e competitividade alem da melhoria dos atributos físicos, químicos e biológicos do solo devido ao aumento da matéria orgânica.

O objetivo desta estação será elucidar a dinâmica das principais fontes de gases do efeito estufa relacionadas à agricultura e mudança do uso da terra e, ainda, apresentar estratégias para mitigar tais emissões e aumentar o sequestro de C no sistema solo planta em ILP. Além disso, o participante terá acesso às mais recentes informações sobre a emissão desses gases em um sistema de integração lavoura pecuária, com dados de mais de três anos ininterruptos de coleta.

 

Estação 2: Manejo de pragas, plantas daninhas e doenças com plantas de cobertura

Para minimizar os riscos e os prejuízos causados por doenças, pragas e plantas daninhas torna-se imperativo aos produtores, em Sistema de Plantio Direto (SPD), melhorarem a qualidade do seu sistema, adotando a rotação de culturas e a diversificação de espécies, além do uso do manejo integrado e do controle biológico.

Em situações onde esses problemas já estejam ocorrendo, torna-se imprescindível a utilização do coquetel de plantas de cobertura do solo, com efeitos específicos na redução de inóculos e de populações infestantes.

Infelizmente alguns produtores rurais não estão atentos a todos estes fatores e nem sequer tem utilizado um sistema de rotação de culturas adequado ao convívio com esses problemas na propriedade. Portanto, o manejo de doenças, pragas e plantas daninhas serão destaques nesta estação onde serão evidenciadas as principais tecnologias utilizadas em sistema de rotação de culturas no sistema de plantio direto.

 

Estação 3: Adubação de sistemas

O diagnóstico da fertilidade do solo tornou-se mais complexo com a expansão do plantio direto, de modo que mudanças no manejo da adubação seja fator determinante no pleno desempenho das culturas. Nesse sentido, a visão de adubação do sistema e não de uma cultura isoladamente tem se mostrado um aspecto importante para o bom planejamento do manejo nutricional das lavouras.

Nesta estação, o agricultor terá a oportunidade de conhecer os principais avanços da pesquisa e demais informações relacionadas ao manejo da fertilidade do solo de forma eficiente na região do Cerrado de modo a gerar discussões sobre o assunto, desenvolvendo maneiras eficientes de aumentar a produção agrícola.