Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
English Version
Newsletter




16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha
Países fomentam investimentos para o clima

 


Conferência na França visa impulsionar economia de baixo carbono.


 


Por Assessoria de Comunicação do Ministério do Meio Ambiente


Após exatos dois anos de conclusão do Acordo de Paris, governos de várias partes do mundo reuniram-se na terça-feira (12/12) na capital francesa para avançar no financiamento do combate ao aquecimento global. O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, representa o Brasil na One Planet Summit, conferência convocada pelo governo francês para mobilizar recursos com foco em promover o enfrentamento à mudança do clima em escala global.


O ministro destacou o engajamento brasileiro no desenvolvimento de uma economia de baixo carbono. Em encontro com o presidente da França, Emmanuel Macron, e com outros representantes de governos e da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, Sarney Filho ressaltou os avanços brasileiros na agenda ambiental. Esses resultados incluem a redução de 16% do desmatamento na Amazônia entre 2016 e 2017 e a promoção de medidas para estimular o desenvolvimento sustentável e a proteção do bioma.


 


Oportunidade


Os governos reunidos em Paris discutem medidas nas áreas de corte de emissões, adaptação e financiamento. Sarney Filho reforçou que o Acordo abre caminhos para o crescimento econômico e para a conservação ambiental no país. "Precisamos encarar o desafio climático como uma oportunidade para reorientarmos o projeto de desenvolvimento nacional, rumo à criação de uma economia de baixo carbono no longo prazo", defendeu o ministro.


A importância da criação de um fundo para alavancar financiamentos a juros baixos para projetos de baixo carbono também foi apontada por Sarney Filho como fundamental para a agenda climática. O ministro enfatizou que o Acordo de Paris reconhece o valor das ações voluntárias de mitigação e, com isso, possibilita "ferramentas financeiras adequadas que possam premiar e atrair mais agentes econômicos para atividades de baixas emissões".


 


O acordo


Com o objetivo de conter o aquecimento global, o Acordo de Paris foi concluído em 12 de dezembro de 2015. O pacto histórico busca manter o aumento da temperatura média global bem abaixo de 2°C em relação aos níveis pré-industriais e garantir esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5ºC. Para isso, cada país apresentou sua própria meta de corte de emissões.


O Brasil tem uma das metas consideradas mais ambiciosas por envolver o conjunto da economia. O objetivo brasileiro é reduzir 37% das emissões de gases de efeito estufa em 2025, com indicativo de cortar 43% das emissões em 2030 - ambos os percentuais em comparação aos índices de 2005.


 

- 15/12/2017 - 09:36:44


Imprimir Fazer PDF Compartilhar por E-mail
424 notícias encontrados. 43 páginas. Mostrando página 1
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.