Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
English Version
Newsletter




16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha
DF terá unidades de referência de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta


Emater-DF também disponibiliza informações sobre o Plano ABC e as linhas de crédito

 

Por Emater-DF

 

ILPF no Distrito Federal
ILPF no Distrito Federal
A recuperação de pastagens degradadas e Sistemas Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) são alternativas tecnológicas apoiadas pelo Plano de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC) do Governo Federal e parte dos compromissos internacionalmente assumidos pelo Brasil perante a Organização das Nações Unidas (ONU) para reduzir as emissões dos gases causadores do efeito estufa. 

Para alinhar o Distrito Federal com a Política Nacional de Mudanças Climáticas (PNMC), em 2012, foi instituído o Plano ABC - DF e assinado convênio com o Ministério da Agricultura (Mapa). Nesse convênio estão previstas capacitações para técnicos e produtores e implantação de unidades de referência para transferência de tecnologias. 

Para a criação de quatro unidades de referência em ILPF, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) está adquirindo os insumos necessários, como sementes, adubos, cercas e mudas. As unidades serão criadas nas regiões de Planaltina, Paranoá e na Fazenda Águas Lindas da UnB, no Gama. No total, serão 42 hectares utilizados para estudos, demonstração da tecnologia e capacitação de técnicos e produtores rurais. 

“Esse é um momento em que estamos nos deparando com os efeitos das mudanças climáticas e o Plano ABC é uma das alternativas para nos adaptarmos a essa nova realidade e incentivarmos uma agricultura mais sustentável”, diz o coordenador de gestão ambiental da Emater-DF, Sumar Ganem. 

As tecnologias disponibilizadas pela pesquisa agropecuária e que fazem parte do Plano ABC são: recuperação de pastagens degradadas; Sistema Plantio Direto (SPD); Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF); florestas plantadas; Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN); tratamento de dejetos animais. Além disso, há o incentivo à produção orgânica e linhas de financiamento específicas para produtores que querem adotar tais práticas, com taxa de juros de 7,5% ao ano. 

Para saber mais sobre o Plano ABC e as linhas de crédito disponíveis, basta procurar a unidade da Emater-DF mais próxima da propriedade. 

Veja a lista com endereços e telefones dos escritórios: http://www.emater.df.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=49:localizacao-das-unidades-da-emater-df-no-distrito-federal-&catid=34&Itemid=62

- 10/11/2017 - 15:04:24


Imprimir Fazer PDF Compartilhar por E-mail
424 notícias encontrados. 43 páginas. Mostrando página 1
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.