Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
English Version
Newsletter




ANA promove oficina sobre SNIRH


Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos consolida nacionalmente informações sobre a situação das águas do Brasil

 

 

Por Raylton Alves - ASCOM/ANA

 

 

De 31 de outubro a 1º de novembro, em Brasília, a Agência Nacional de Águas (ANA) realizou a Oficina sobre o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), cujo objetivo foi apresentar a ferramenta aos técnicos dos órgãos gestores estaduais e distrital de recursos hídricos. A oficina também serviu para capacitar os profissionais na navegação e aquisição de informações do portal e seus subsistemas, na construção de mapas interativos e metadados geoespaciais e na elaboração de mapas temáticos a partir das informações do SNIRH. 

A diretora da Área de Planejamento da ANA, Gisela Forattini, abriu a programação da Oficina. Em seguida, foi apresentada uma visão geral do SNIRH em aspectos gerais, como a gestão da informação e os dados do relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil, contidos na ferramenta. 

Ainda no primeiro dia, especialistas da ANA apresentaram a infraestrutura de Tecnologia da Informação do Sistema, a navegação e aquisição de informações nos mapas interativos do Portal SNIRH, o acesso aos dados dos sistemas vinculados ao Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos e a construção de mapas interativos na ferramenta. 

O segundo dia da capacitação começou com uma apresentação sobre aplicações da utilização da Base Hidrográfica Ottocodificada para a gestão e o planejamento de recursos hídricos. Na sequência houve uma apresentação sobre bases de dados e metadados espaciais e outra sobre a criação e edição de metadados. A elaboração de mapas temáticos a partir de informações do SNIRH foi o tema que encerra a Oficina. 

Participaram desta primeira turma, técnicos da Agência Pernambucana de Água e Clima (APAC), do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA), da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo. 

Nestes mesmos moldes, a ANA receberá mais duas turmas para participar da capacitação. Uma delas será em 9 e 10 de novembro e a outra será em 16 e 17 de novembro.

 

O SNIRH

O Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (http://www.snirh.gov.br) consolida nacionalmente informações sobre a situação das águas do Brasil, como o nível dos reservatórios e dos açudes, a vazão dos rios e a qualidade das águas. A ferramenta também reúne informações sobre os usuários dessas águas, ou seja, sistemas de abastecimento urbano, irrigantes, indústrias. Sendo assim, o SNIRH permite saber quanta água está disponível, em que qualidade e qual é o uso que está sendo feito, informações utilizadas para gestão de recursos hídricos. O Sistema também é um dos instrumentos de gestão definidos pela Política Nacional de Recursos Hídricos.


Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/febrapdp/www/includes/noticias.php on line 114
299 notícias encontrados. 30 páginas. Mostrando página ana-promove-oficina-sobre-snirh
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.