Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
English Version
Newsletter




16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha
Irrigação garante pasto de qualidade aos animais


Sistema é conhecido como malha semi-fixa; com tubulações enterradas e aspersores móveis

 

Por EPAGRI

 

No município de Papanduva, no Planalto Norte Catarinense, vive o casal Zilézia Batista e Jorge Gmach. Eles são jovens e levam a vida no campo com empenho e dedicação em tudo o que fazem. Estão focados em obter o máximo de retorno na atividade principal da pequena propriedade de cinco hectares: a produção de leite. 

O plantel reúne 27 animais entre vacas e novilhas. Nem todas estão em ordenha, mas o casal pretende produzir pelo menos 300 litros de leite por dia. A área de pastagem está toda organizada. São 54 piquetes, divididos por cerca elétrica e com pasto de qualidade sempre disponível. Água também não falta. Mas não só nos bebedouros, como também para irrigar o pasto. 

Bem planejada e instalada, a irrigação traz muitos benefícios no campo. É uma aliada importante naqueles períodos em que a falta de chuva ameaça a qualidade das forrageiras. Jorge diz que mesmo com o período de estiagem que fez na região, em torno de dois meses sem chuva, o pasto se manteve bom. “A irrigação trouxe tranquilidade no campo”. 

Com pasto nos piquetes, o produtor reduz o custo de produção e consequentemente sobra mais na hora da venda do leite. Mas como funciona esse sistema de irrigação? André Yvan da Costa, extensionista da Epagri em Papanduva, explica que o modelo é conhecido como malha semi-fixa. As tubulações são enterradas e o que se move são os aspersores. São diversos pontos de aspersão ao longo da área de pastagem, mas apenas alguns são irrigados por vez. Como o aspersor é móvel, o produtor vai trocando a posição e irriga a área desejada.

Para instalar o sistema de irrigação, Jorge e Zilézia tiveram o incentivo financeiro do programa SC Rural, um apoio que veio em boa hora e permitiu que eles tivessem maior rendimento e mais segurança da atividade leiteira.

- 05/10/2017 - 12:43:13


Imprimir Fazer PDF Compartilhar por E-mail

Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/febrapdp/www/includes/noticias.php on line 127
336 notícias encontrados. 34 páginas. Mostrando página irrigaCAo-garante-pasto-de-qualidade-aos-animais
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.