Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
English Version
Newsletter




Irrigação garante pasto de qualidade aos animais


Sistema é conhecido como malha semi-fixa; com tubulações enterradas e aspersores móveis

 

Por EPAGRI

 

No município de Papanduva, no Planalto Norte Catarinense, vive o casal Zilézia Batista e Jorge Gmach. Eles são jovens e levam a vida no campo com empenho e dedicação em tudo o que fazem. Estão focados em obter o máximo de retorno na atividade principal da pequena propriedade de cinco hectares: a produção de leite. 

O plantel reúne 27 animais entre vacas e novilhas. Nem todas estão em ordenha, mas o casal pretende produzir pelo menos 300 litros de leite por dia. A área de pastagem está toda organizada. São 54 piquetes, divididos por cerca elétrica e com pasto de qualidade sempre disponível. Água também não falta. Mas não só nos bebedouros, como também para irrigar o pasto. 

Bem planejada e instalada, a irrigação traz muitos benefícios no campo. É uma aliada importante naqueles períodos em que a falta de chuva ameaça a qualidade das forrageiras. Jorge diz que mesmo com o período de estiagem que fez na região, em torno de dois meses sem chuva, o pasto se manteve bom. “A irrigação trouxe tranquilidade no campo”. 

Com pasto nos piquetes, o produtor reduz o custo de produção e consequentemente sobra mais na hora da venda do leite. Mas como funciona esse sistema de irrigação? André Yvan da Costa, extensionista da Epagri em Papanduva, explica que o modelo é conhecido como malha semi-fixa. As tubulações são enterradas e o que se move são os aspersores. São diversos pontos de aspersão ao longo da área de pastagem, mas apenas alguns são irrigados por vez. Como o aspersor é móvel, o produtor vai trocando a posição e irriga a área desejada.

Para instalar o sistema de irrigação, Jorge e Zilézia tiveram o incentivo financeiro do programa SC Rural, um apoio que veio em boa hora e permitiu que eles tivessem maior rendimento e mais segurança da atividade leiteira.

317 notícias encontrados. 32 páginas. Mostrando página 1
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.