Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
English Version
Newsletter




Encruzilhada para rumos sustentáveis!



Por Franke Dijkstra, agricultor e pioneiro em SPD

 

 






Após anos na atividade agropecuária, com muitas e impactantes mudanças, chegamos à questão: e os próximos 50 anos? Com o filho e dois netos visitamos países populosos, onde a verticalização e a automação é uma realidade pela necessidade.

Visitamos várias empresas e autônomos de sucesso na Alemanha e na Holanda. Em poucos dias, muitos aprendizados e orientações de por onde tende a ir o caminho. Está mudando o modelo agrícola, muitas pequenas propriedades parando ou verticalizando sua atividade. 

Franke Dijkstra, filho e netos em visita a empresa
Franke Dijkstra, filho e netos em visita a empresa










Países industrializados, que se destacam no agronegócio, altamente mecanizados e com muitos trabalhos sendo realizados por robôs. O rápido crescimento demográfico no mundo e o baixo nos Países desenvolvidos. Como atender este crescimento desordenado? Quais são os rumos e os desafios para enfrentar o futuro? Será bem como imaginamos ou tudo vai se revelar diferente?! 

Com o Plantio Direto na Palha conseguimos resultados sustentáveis em áreas consideradas de baixa aptidão. Antes queimando as reservas, hoje as capacitando na armazenagem da água e nutrientes. 

Minhoca em solo em Sistema Plantio Direto
Minhoca em solo em Sistema Plantio Direto










A Terra já nos ensinou como ela deve ser tratada. 

O trabalho em todas as frentes, a PAIXÃO com COMPETÊNCIA, sem dúvida, é a fórmula mais eficaz no nosso dia a dia para enfrentar e abraçar novas oportunidades e/ou ameaças que vão aparecer. O Plantio Direto nos solos temperados fazem um mini preparo superficial, não mais que 0.10 cm. Para aquecer a superfície para a melhor germinação das sementes isto tem incrementado a matéria orgânica e a vida no solo conseguindo um resultado sustentável. 

Com paixão também no preparar do Homem, estamos em uma nova encruzilhada. Como tratamos o nosso semelhante? Isto vai fazer toda a Grande diferença! O sucesso está alicerçado na educação com qualidade, orientadas na aptidão de cada um ou em grupos. A Educação aproxima igualdades. Isto ficou muito visível nestes países desenvolvidos. Empreendedores investem nos refugiados, uma solução para a falta de mão-de-obra nos países desenvolvidos. E mesmo com muitos trabalhos já robotizados. Educação para o bem-estar, com assistência social e econômica, para que estes possam se integrar à comunidade e ter um emprego com apoio das empresas. Bolsões de pobreza sempre será uma ameaça! 

Sabendo que não sabemos tudo já sabemos muito!... Cada macaco no seu galho! Nem tudo nasce feito! Nada como um dia após o outro, sempre alerto para formar equipes que preenchem as lacunas, nas diferentes frentes de trabalho. Para uma boa harmonia no trabalho todos são importantes, valorizando as diferentes qualificações!... Não existe uma fórmula pronta, é uma questão de gestão!... 

Atualmente, para a maioria das empresas apresentar grandes resultados de balanço no fim do ano é o grande foco, com premiações generosas aos executivos, e para satisfazer seus acionistas. Mas até onde alcançar grandes lucros é sustentável? 

Podemos observar em muitas das máquinas e implementos, atualmente no mercado, nas quais se utilizam materiais de baixa qualidade, focados no lucro para sua empresa. O imediatismo falando mais alto. 

Decisões tomadas por pessoas que não sentiram na pele a decepção do cliente ou operador na hora da colheita e do plantio. Quando as falhas destes equipamentos se revelam, só acontece em operação, e normalmente distante das revendas não permitindo o rendimento adequado de trabalho. E ainda exigem altos custos de manutenção. Para as revendas a venda de peças é o alto negocio. Antes normalmente após uma boa revisão se trabalhava a safra sem nenhuma troca de peças! Vivem longe da realidade e dos acontecimentos. Não é sustentável. Para o cliente a paixão da marca ou cor da máquina vai ficando no segundo plano! 

Um novo conceito em algumas indústrias: Já sentimos a durabilidade de uma boca de milho que somente após 4000 ha entrou na primeira revisão. Indústrias nascidas em fazendas, focadas e comprometidas com as soluções da atividade do campo. 

A Alemanha tem como seu slogan “Agricultura com Paixão”. Com muita competência! Os implementos lá fabricados são mais duráveis. Tem como foco a busca de rendimento sustentável, agregando durabilidade e qualidade nos seus produtos (implementos), com respeito ao cliente. Felizmente uma mudança que vem ao nosso encontro. Estes com muitas experiências vividas na fazenda, conhecedores das necessidades do campo, seguiram um novo rumo para a durabilidade e a fácil operacionalidade, evitando desperdícios, economizando manutenção e consumo de insumos. 


Uma Cooperativa: a Cooperativa tem o bom do Social e a do Capital! 

A força da união alcançada pela VEILING! Uma Cooperativa de produtores e empresas com ramificações em vários países, produzindo mudas e flores. Hoje cresceu, é o maior mercado de flores e plantas no mundo (Comercializam 61%), tudo próximo ao aeroporto de Amsterdam SCHIPHOL. Tem uma área coberta com 100 ha em três andares e no teto o estacionamento. Recebem flores e plantas de vários países na madrugada e, até as 11h da manhã, tudo é embarcado para os clientes.

Produção de mudas e flores
Produção de mudas e flores













Para assegurar a boa continuidade deste grande empreendimento, sua linha sucessória não é por uma disputa pelo poder, mas pelo capital e produção se dá o numero de votos, através de um longo trabalho nas diferentes áreas de produção. Através de consultoria contratada pela diretoria e pelo conselho fiscal o qual tem um grande envolvimento na administração e no dia a dia da empresa, buscam eventuais candidatos que tem potencial para o cargo necessitado. O mais importante é uma continuidade segura. Juntos trabalham para chegar a um consenso montando uma chapa única e assegurando uma continuidade em harmonia!... 

Ninguém de nós é tão bom como todos nós juntos! Buscar não promover pessoas, mas o ideal da conjuntura. 

Atualmente esta bastante forte a conscientização do consumidor com sua alimentação. A rastreabilidade; querem saber a origem dos alimentos, buscando alimentos mais saudáveis. Uma grande procura para produtos naturais. Atualmente três bilhões de pessoas possuem smartfones. 

Uma empresa, a KOPPERT, com muitos avanços no controle biológico de pragas e doenças das plantas, inclusive no Brasil, com vários produtos no mercado já com resultados satisfatórios. Boveril - produto bastante interessante para controle de mosca branca. Uso do fungo Beauveria, controla ninfas e adultos. 

Eles não excluem os químicos, dependendo do clima, todos aplicados de forma racional, todos tem seu momento de maior ou menor eficiência. Sempre buscando mais o uso dos recursos naturais. 

São algumas observações superficiais, mas que para mim foram muito orientadoras para as tendências que o nosso mundo está caminhando.


Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/febrapdp/www/includes/noticias.php on line 129
317 notícias encontrados. 32 páginas. Mostrando página encruzilhada-para-rumos-sustentAveis!
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.