Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
English Version
Newsletter




Emater PR apresenta solução técnica para melhorar qualidade do plantio direto


Braquiária cobre todo o solo produzindo, em média, 1,5 tonelada de matéria seca por hectare

 

Por Emater PR

 

 

Em todo o Estado do Paraná, a Emater trabalha para orientar o agricultor a melhorar a qualidade do Sistema Plantio Direto, tecnologia que dispensa o revolvimento do solo para o plantio e pode contribuir para o aumento da produção e melhoria da conservação do solo e da água. 

Segundo órgãos de pesquisa, a eficácia da tecnologia do plantio direto para o incremento da produtividade e conservação do solo depende de uma boa cobertura do terreno cultivado com restos culturais. No modelo sequencial e tradicional de cultivo de soja em substituição ao trigo ou milho isso não acontece de forma satisfatória. A solução que a Emater está levando aos produtores para resolver o problema é o plantio consorciado (feito ao mesmo tempo) numa mesma área de milho safrinha com o capim braquiária. 

Após a colheita do milho safrinha, a braquiária cresce e cobre todo o solo produzindo em média 1,5 tonelada de matéria seca por hectare. Essa cobertura ajuda a reter melhor a água da chuva, evitando escorrimento e erosão. O sistema radicular do capim dessecado contribui, ainda, para tornar o terreno mais poroso facilitando também o desenvolvimento das raízes da soja que cresce em seguida sobre a área. Até em períodos de estiagem, a cultura implantada sobre esse terreno que recebeu o consórcio de milho safrinha e capim braquiária suporta bem mais o estresse hídrico. 

Na região de Londrina, com o apoio dos programas Prosolo e Microbacias e campanha Plante seu Futuro, do Governo do Estado, a Emater realizou, de 12 a 22 de setembro, cinco tardes de campo para apresentar aos sojicultores os benefícios da proposta. Os encontros técnicos aconteceram em propriedade de agricultores que já usam a braquiária para melhorar a cobertura do solo e dar mais qualidade à tecnologia do plantio direto nos municípios de Londrina, Cambé, Cafeara, Primeiro de Maio e Alvorada do Sul. Pesquisadores do Iapar e da Embrapa colaboraram com a apresentação de palestras sobre o assunto.

317 notícias encontrados. 32 páginas. Mostrando página 1
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.