Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
English Version
Newsletter




Dois anos sem o pioneiro Nonô Pereira


Diretoria da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação, FEBRAPDP

 

Nonô Pereira
Em 8 de setembro de 2015, faleceu Manoel Henrique Pereira (Nonô Pereira) aos 76 anos de idade, em Ponta Grossa, PR. Nonô foi um dos pioneiros do Plantio Direto no Brasil, ao lado dos pioneiros Herbert Bartz e Frank Djikstra há pouco mais de 20 anos fundou a Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação e impulsionou o Sistema Plantio Direto no Brasil e na América Latina.

Agricultor paranaense, foi na Fazenda Agripastos, sua propriedade no município de Palmeira, que Nonô começou os primeiros experimentos em Sistema Plantio Direto que impulsionou a agricultura brasileira para o topo da produtividade.

No dia 4 de setembro de 2015, recebeu da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) sua última homenagem em vida, com a entrega da Medalha do Mérito Universitário, em sessão solene extraordinária do Conselho Universitário. Com a implantação e difusão do sistema, Nonô destacou o nome da UEPG e da região mundialmente. A homenagem foi um reconhecimento do curso de Agronomia a um dos pilares para a fundação do curso, que completou 31 anos naquele ano, e também do incentivo para a implantação da disciplina “Plantio Direto na Palha”, introduzida, em 1984, na grade curricular.

A perda desse grande exemplo para o desenvolvimento da agricultura conservacionista no Brasil reforça o compromisso diário da diretoria da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação em zelar pelo trabalho e história de seus fundadores por meio de ações que aumentem a adoção do Sistema Plantio Direto e outras práticas sustentáveis. 


Abaixo, bela homenagem feita à época por Antonio Roque Dechen, Professor Titular da USP-ESALQ e Presidente do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS)

 

Homenagem: Manoel Henrique Pereira (Nonô Pereira)

Faleceu em 8 de setembro de 2015, em Ponta Grossa (PR), Nonô Pereira, que junto com Herbert Bartz e Frank Djikstra, foi responsável pela implantação e difusão do sistema de plantio direto na palha, no Paraná e depois difundido para as regiões agrícolas do Brasil. 

O plantio direto é uma técnica que conserva o solo, pois os agricultores não precisam arar e gradear o solo antes da realização do plantio. A palha que fica no solo transforma-se em matéria orgânica, aumenta a fertilidade e conserva a umidade do solo. Hoje o plantio direto abrange mais de 30 milhões de hectares no Brasil.

Nonô Pereira foi três vezes presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação e, atualmente, era Diretor Honorário Fundador, ao lado de Herbert Bartz e Frank Djikstra.

Durante homenagem recebida da Itaipu Binacional, os pioneiros do plantio direto, entre eles Nonô Pereira, frisaram que a única certeza que os produtores tinham quatro décadas atrás, para evitar o avanço da erosão e a perda de produtividade, era a de que algo tinha que ser mudado na agricultura tradicional: "do jeito que era, estávamos com os dias contados, porque o solo é o nosso maior patrimônio e temos de conservá-lo".

Os pioneiros do plantio direto pregavam a sustentabilidade do sistema produtivo brasileiro e foram também inspiradores do Dr. Fernando Penteado Cardoso na criação da Fundação Agrisus (Agricultura Sustentável).

Nonô Pereira finaliza suas grandes realizações em prol da Agricultura Brasileira com Sustentabilidade. Trabalhou arduamente na conservação de nosso patrimônio maior, nosso solo, deixando-nos o exemplo de dedicação, competência e responsabilidade. Uma perda incomensurável, com realizações que marcaram o novo cenário da Agricultura Brasileira com Sustentabilidade.

265 notícias encontrados. 27 páginas. Mostrando página 1
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.