Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
English Version
Newsletter




16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha
Instituições fluminenses buscam parceria em PSA hídrico


Água e solo caminham juntos na preservação ambiental

 

Por Carlos Dias, Embrapa Solos

 

No dia 12 de julho, a Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ) organizou seminário para a apresentação de propostas de projetos buscando a troca de informações sobre a possibilidade de sinergia e parceria em pagamento por serviços ambientais hídricos com a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA)/Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Programa Rio Rural, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

Marie Ikemoto, gerente de gestão do território e informações geoespaciais do SEA/INEA apresentou o projeto “Recuperação e Proteção dos Serviços de Clima e Biodiversidade do Corredor Sudeste da Mata Atlântica Brasileira”, financiado com recursos do Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF – Global Environment Facility). O trabalho busca recuperar e preservar serviços ecossistêmicos associados à biodiversidade e captura de carbono da floresta, em zonas prioritárias do Corredor Sudeste da Mata Atlântica brasileira por meio de mecanismos de pagamento por serviços ambientais. Iniciado em 2016, o projeto tem duração de cinco anos. São parceiros no projeto os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. 

As organizadoras do encontro, as pesquisadoras da Embrapa Solos Joyce Monteiro e Bernadete Pedreira apresentaram alguns dos projetos submetidos ao Programa Rio Rural ano passado, e os resultados do monitoramento do meio físico em microbacias contempladas pelo programa, como ideias de colaboração para futuras parceiras com as instituições presentes. 

Será feito um mapa de instituições e também será criado um protocolo de intenções visando a parceria entre essas organizações para atuação nas questões de agricultura e meio ambiente no Rio de Janeiro, na expectativa de que se torne um acordo de cooperação técnica, dessa forma seria possível formalizar uma cooperação fortalecendo as iniciativas conjuntas. 

O seminário contou com 22 participantes, incluindo profissionais da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (PESAGRO-Rio), e da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC).



- 11/08/2017 - 10:59:35


Imprimir Fazer PDF Compartilhar por E-mail
388 notícias encontrados. 39 páginas. Mostrando página 1
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.