Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
English Version
Newsletter




IQP ganha força no Oeste do Paraná


Rafael Fuentes, Nereu Procopiak, Cássio Wandscheer e Jeankleber Bortoluzzi
Rafael Fuentes, Nereu Procopiak, Cássio Wandscheer e Jeankleber Bortoluzzi
Durante os dias 25, 26 e 27 de julho de 2017 a equipe do Índice de Qualidade do Plantio Direto (IQP) formada por Jeankleber Bortoluzzi e Rafael Fuentes da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação, Nereu Procopiak de ITAIPU Binacional e Cássio Wandscheer do Polo Tecnológico da Itaipu encontrou-se com as equipes técnicas do Projeto nas Cooperativas COPACOL, LAR e COPAGRIL para discutir os avanços nas metas de aplicação do Índice junto aos seus associados em escala-piloto.

O trabalho vem sendo construído desde o Fórum de Inovação do Agronegócio realizado pela FEBRAPDP e parceiros em 05 de maio de 2016 onde formou-se essa aliança técnica para promover o Sistema Plantio Direto e a Agricultura Sustentável na Bacia do Paraná 3.

No dia 08 de março de 2017 elaborou-se um plano de trabalho que previu capacitação dos técnicos participantes de cinco cooperativas do Oeste COOPAVEL, CVALE, LAR, COPACOL e COPAGRIL sobre o uso da ferramenta. Capacitações ocorreram no fim de abril e durante maio de 2017 onde algumas metas de utilização foram estabelecidas. Agora foi o momento de dar suporte às equipes, verificando os principais problemas enfrentados, mas também observar com prazer que as primeiras metas foram quase totalmente atingidas nas três cooperativas.

Na COPACOL a conversa foi com o responsável técnico Jocimar Bortoluzzi (foto 1), na LAR sob a batuta de Ricardo Heintze apoiado pelo Vitor Hugo Zanella participaram 11 técnicos de unidades Cesar Scariot, André Vendling, Jandrey Vogel, Odacir Oro, Marcos Cilisto, Lucas Sbabo, Marcos Scherer, Luiz Vargas, Eduardo Brandalize, Alexsander Mucelin e Leandro Zatio (foto 2) e na COPACOL o responsável técnico Paulo Brunetto e os técnicos Alexandre Strelow, Gian Marcos Fleck e Juliano Tartaro foram os envolvidos (foto 3). Respectivamente 10, 12 e 19 produtores foram cadastrados e entrevistados nesse período após as capacitações.

Principal problema foi o sistema de localização das glebas que deve ser facilitado e melhorado nos próximos dias e a questão da confidencialidade que já está em fase avançada para assinatura do termo com o PTI. Boas sugestões foram feitas no sentido de integrar Prefeituras e Gestores de Bacias de ITAIPU, integrar a OCEPAR em todos os momentos, montar um tutorial de aplicação do IQP, divulgar ações no rádio para instigar produtores a participar e ir estudando priorizar atendimento de produtores que aderem ao IQP.

Há muita empolgação para o trabalho e COOPAVEL e CVALE serão visitadas pela equipe na segunda semana de agosto. Essas informações levantadas e os produtores participantes serão os elementos principais do próximo Fórum que está previsto para última semana de outubro ou primeira de novembro de 2017. 



Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/febrapdp/www/includes/noticias.php on line 129
317 notícias encontrados. 32 páginas. Mostrando página iqp-ganha-forCa-no-oeste-do-paranA
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.