Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
English Version
Newsletter




16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha
EVAF destaca questão da preservação e recuperação das águas e solos


Tema recursos hídricos é um dos principais temas da AgroBrasília. Em 2017, EVAF terá 14 circuitos

 

 

A agricultura familiar é uma atividade importante para o setor agropecuário brasileiro, tornando-se a oportunidade para pequenos produtores obterem visibilidade e sustento por meio de sua produção.

É pensando na importância desses produtores que a AgroBrasília, realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), mantém, com o apoio do Sistema de Agricultura do DF, por meio da Emater, Seagri e Ceasa, o Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (EVAF).

No espaço, são apresentadas tecnologias testadas e voltadas para a agricultura familiar. O EVAF possibilita ao produtor e a sua família apreciarem e conhecerem tecnologias disponíveis, de acordo a necessidade e curiosidade, a depender de sua atividade.

O EVAF se caracteriza como uma grande oportunidade para os pequenos produtores e para o agricultor familiar mostrar seu trabalho, suas técnicas, atividades e produtos. Neste ano, o Espaço de Valorização da Agricultura Familiar está desenvolvendo, dentro do tema inovações tecnológicas, ações voltadas à Preservação e Recuperação das Águas e Solos, assunto que será debatido e abordado durante os cinco dias de evento. 

Segundo Névio Guimarães, coordenador do EVAF, a escolha do assunto se deu por conta do momento de crise hídrica: “buscamos sempre temas com focos atuais e inovadores, que visam solucionar ou minimizar diversas situações nas atividades rurais. A fim de que sejam realizadas, com eficiência, demonstrações e apresentações de inovações tecnológicas, são firmadas, anualmente, parcerias com diversos órgãos públicos e privados para concretização do evento”, concluiu.

As ações dos circuitos do EVAF, neste ano, serão voltadas à preservação de água, tema que impacta diretamente a vida dos produtores rurais: “houve um esforço muito grande das equipes em desenvolver ações e situações em que podemos preservar e recuperar nossas águas e nossos solos”, pontua Névio.

A AgroBrasília 2017 apresentará aos seus visitantes, no EVAF, 14 circuitos, subdivididos nas seguintes áreas: 

1. Agroecologia - Plantio direto de hortaliças; Manejo e controle de irrigação com uso do Irrigas; Consórcio de hortaliças com árvores frutíferas.

2. Apicultura - Alternativas para transporte de abelhas; Cavaletes para caixas com abelhas; alternativas de controle de formigas.

3. Avicultura - Alimentação alternativa na criação de aves; Pastejo rotacionado; Captação de água de chuva na criação de aves.

4. Bovinocultura - Prevenção de erosão e de assoreamento de cursos d’água; Técnicas para garantias de forragens para períodos de entressafra; Manejo de irrigação nas pastagens.

5. Inovações Tecnológicas - Sistemas de bombeamento de água de poços profundos utilizando energia solar (Fotovoltaica); Alternativas de iluminação para residências e galpões através da energia solar. 

6. Floricultura - Uso de tecnologias de cobertura morta para redução de uso da água; Jardim árido - baixo uso de água; Ecoeficiência de reuso de águas para irrigações. 

7. Fruticultura- Sistemas de conduções da pitaya - planta de baixo consumo de água; Policultivo na fruticultura.

8. Legislação Ambiental - Maquete ambiental; Revegetação de área degradada; Diversos usos de forma sustentável das águas.

9. Máquinas Agrícolas - Máquinas e implementos agrícolas para agricultura familiar.

10. Horticultura - Captação de águas para utilização nas irrigações; Manejo de irrigação com uso de tensiômetro e irrigás; Hidroponia e semi hidroponia.

11. Organizações sociais - Oficinas de alimentação; Mostra e comercialização de produtos da área rural; Economia e reuso das águas nas Agroindústrias.

12. Crédito Rural - Programa Empreender e Inovar; Linhas de crédito rural.

13. Piscicultura - Dimensionamento de tanques e viveiros com base na disponibilidade de água; Tratamento de efluentes; Defumação de peixes.

14. Saneamento Ambiental - Fossa de evapotranspiração.

 

Serviço

AgroBrasília 2017

Quando: 16 a 20 de maio, de 8h30 às 18 horas

Onde: Parque Ivaldo Cenci, PAD-DF, BR-251, Km 5, Brasília-DF, sentido Brasília-Unaí (MG)

EVAF - de 8h30 às 17 horas

- 19/05/2017 - 14:52:03


Imprimir Fazer PDF Compartilhar por E-mail
369 notícias encontrados. 37 páginas. Mostrando página 1
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.