Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
English Version
Newsletter




Evento discute os desafios para a produção sustentável das principais culturas no arenito Caiuá

Plantação de cana-de-açúcar
Plantação de cana-de-açúcar

Garanta sua vaga na RPCS e SBSA até o próximo dia 11 pelo site http://www.solosarenosos.com.br

 

Se você ainda não garantiu a sua vaga para a V Reunião Paranaense de Ciência do Solo (RPCS) e o II Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos (SBSA) fique atento ao prazo. No dia 11 de maio encerra o último lote de inscrições com descontos especiais, depois desta data, somente no local e sem descontos. Os eventos acontecem simultaneamente de 23 a 25 de maio, no Centro de Eventos Excellence de Maringá. Acesse o site http://www.solosarenosos.com.br para fazer sua inscrição.

Participe e venha discutir os desafios para a produção sustentável das principais culturas no arenito. Até pouco tempo atrás, as regiões de arenito eram tidas como inadequadas ao cultivo, mas hoje produzem mandioca, citros, cana-de-açúcar, além da pecuária.

O cultivo de plantas cítricas, por exemplo, se destaca entre as principais culturas do Arenito Caiuá (Noroeste do Paraná) e será tema de debate durante o evento. As plantas cítricas adaptam-se tanto a solos arenosos como argilosos, ajudando-as nessa adaptação o uso de diferentes porta-enxertos.

O plantio de mandioca também é uma ótima alternativa para este tipo de solo. Como o principal produto da mandioca são as raízes, ela necessita de solos profundos e friáveis (soltos), sendo ideais os solos arenosos. Para o preparo do plantio, vale lembrar que o solo deve ser revolvido o mínimo possível, devendo ser preparado na umidade adequada. Sobre este tema, o professor da Unioeste, Emerson Fey, abordará o "Manejo conservacionista para a produção de mandioca em solos de arenito".

O uso de tecnologias conservacionistas tem permitido também que os solos arenosos passem a ser utilizado para a produção de cana-de-açúcar. Com o uso de novas técnicas agrícolas, essas áreas registram aumento de produtividade em algumas regiões brasileira. O pesquisador do Grupo Zilor, de São Paulo, Tedson Luiz de Freitas Azevedo, vai proferir palestra no evento sobre as inovações tecnológicas para a produção sustentável de cana-de-açúcar em solos arenosos .

Estes entre outros assuntos como os impactos agronômicos e ambientais da erosão, sistemas integrados de produção, como o de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e o de Lavoura-Pecuária Floresta (ILPF) que permitem maior produção de matéria orgânica no solo, serão discutidos nos dois eventos.

De acordo com o presidente da RPCS e SBSA, professor doutor Marcelo Batista, os três dias de evento serão importantes para trocar  experiências, conhecer novas alternativas de produção que minimizem a degradação do solo e garantam produtividade.  "Teremos 17 palestras com especialistas de várias instituições brasileiras e ainda visitas técnicas e minicursos", informou.

O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e  Núcleo Estadual do Paraná (NEPAR) em parceria com a Cocamar Cooperativa Agroindustrial e a Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

197 notícias encontrados. 20 páginas. Mostrando página 1
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.