Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
English Version
Newsletter




16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha
Evento discute os desafios para a produção sustentável das principais culturas no arenito Caiuá

Plantação de cana-de-açúcar
Plantação de cana-de-açúcar

Garanta sua vaga na RPCS e SBSA até o próximo dia 11 pelo site http://www.solosarenosos.com.br

 

Se você ainda não garantiu a sua vaga para a V Reunião Paranaense de Ciência do Solo (RPCS) e o II Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos (SBSA) fique atento ao prazo. No dia 11 de maio encerra o último lote de inscrições com descontos especiais, depois desta data, somente no local e sem descontos. Os eventos acontecem simultaneamente de 23 a 25 de maio, no Centro de Eventos Excellence de Maringá. Acesse o site http://www.solosarenosos.com.br para fazer sua inscrição.

Participe e venha discutir os desafios para a produção sustentável das principais culturas no arenito. Até pouco tempo atrás, as regiões de arenito eram tidas como inadequadas ao cultivo, mas hoje produzem mandioca, citros, cana-de-açúcar, além da pecuária.

O cultivo de plantas cítricas, por exemplo, se destaca entre as principais culturas do Arenito Caiuá (Noroeste do Paraná) e será tema de debate durante o evento. As plantas cítricas adaptam-se tanto a solos arenosos como argilosos, ajudando-as nessa adaptação o uso de diferentes porta-enxertos.

O plantio de mandioca também é uma ótima alternativa para este tipo de solo. Como o principal produto da mandioca são as raízes, ela necessita de solos profundos e friáveis (soltos), sendo ideais os solos arenosos. Para o preparo do plantio, vale lembrar que o solo deve ser revolvido o mínimo possível, devendo ser preparado na umidade adequada. Sobre este tema, o professor da Unioeste, Emerson Fey, abordará o "Manejo conservacionista para a produção de mandioca em solos de arenito".

O uso de tecnologias conservacionistas tem permitido também que os solos arenosos passem a ser utilizado para a produção de cana-de-açúcar. Com o uso de novas técnicas agrícolas, essas áreas registram aumento de produtividade em algumas regiões brasileira. O pesquisador do Grupo Zilor, de São Paulo, Tedson Luiz de Freitas Azevedo, vai proferir palestra no evento sobre as inovações tecnológicas para a produção sustentável de cana-de-açúcar em solos arenosos .

Estes entre outros assuntos como os impactos agronômicos e ambientais da erosão, sistemas integrados de produção, como o de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e o de Lavoura-Pecuária Floresta (ILPF) que permitem maior produção de matéria orgânica no solo, serão discutidos nos dois eventos.

De acordo com o presidente da RPCS e SBSA, professor doutor Marcelo Batista, os três dias de evento serão importantes para trocar  experiências, conhecer novas alternativas de produção que minimizem a degradação do solo e garantam produtividade.  "Teremos 17 palestras com especialistas de várias instituições brasileiras e ainda visitas técnicas e minicursos", informou.

O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e  Núcleo Estadual do Paraná (NEPAR) em parceria com a Cocamar Cooperativa Agroindustrial e a Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

- 09/05/2017 - 18:11:16


Imprimir Fazer PDF Compartilhar por E-mail
404 notícias encontrados. 41 páginas. Mostrando página 1
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.