Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
English Version
Newsletter




FAO reconhece Brasil como referência mundial em conservação do Solo

Com programação abrangente, encontro promoveu debate sobre importância do solo como fator de produção e dos desafios da produção sustentável

Cerca de 150 pessoas prestigiaram o Seminário Comemorativo do Dia Nacional da Conservação do Solo, que aconteceu na última quarta-feira (12/04), no Auditório da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, em Brasília. Organizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com o apoio da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-DF), o encontro promoveu um relevante debate acerca da importância do solo como fator de produção e dos desafios da produção sustentável.

Com um público formado por produtores, extensionistas rurais, pesquisadores agrícolas, estudantes, ambientalistas e profissionais de áreas afins, o evento contou com a participação de Alan Bojanic, representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), no Brasil. Durante a abertura, Bojanic reconheceu os avanços nacionais na área de manejo de solo como referência mundial, mas ressaltou a importância de se empregar esforços para a construção de indicadores que mostrem a redução da degradação do solo nos próximos cinco anos.

A programação abordou ainda diversos assuntos pertinentes ao tema, como o tráfego controlado em fazendas para melhorar os atributos do solo e a produtividade das culturas, com o pesquisador Kleberson Souza, da Embrapa Cerrados; Conservação de solo como engenharia social no meio rural e urbano, com o professor Eyiti Kato, da Universidade de Brasília (UNB); Manejo da matéria orgânica e sua relevância para a conservação do solo, com o professor e pesquisador da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Moraes Sá; Manejo de plantas de cobertura, com o agricultor Milton Zancanaro, que mostrou as práticas de conservação aplicadas em sua propriedade. E o encerramento ficou a cargo do presidente da FEBRAPDP, Alfonso Sleutjes, que mostrou a evolução do Sistema Plantio Direto no Paraná e seus impactos no meio ambiente, com a visível redução da erosão em diversos casos. "O Sistema Plantio Direto no Brasil foi desenvolvido, a princípio, pelos agricultores pioneiros para controlar a erosão. Hoje, o Brasil é considerado um exemplo para o mundo, com mais de 30 milhões de hectares de área em Sistema Plantio Direto que tem rentabilidade, conserva o solo e respeita a natureza.", explica ele.

Alan Bojanic - Representante da FAO no Brasil
Alan Bojanic - Representante da FAO no Brasil











Alfonso Sleutjes em palestra
Alfonso Sleutjes em palestra

172 notícias encontrados. 18 páginas. Mostrando página 1
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.