Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
English Version
Newsletter




FEBRAPDP realiza primeira reunião com as empresas do projeto “Amigos da Terra”

No dia 10 de fevereiro, ocorreu em Holambra I – SP a primeira reunião presencial com os participantes do projeto “Parceiros FEBRAPDP – Amigos da Terra”. Até o momento, 10 empresas participam dessa iniciativa: Penergetic, Microgeo, Adama, Jacto, Bayer, Dow, FMC, AGROSEM/ABRASS (Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja), Agrisus e Agrowiser.

Estiveram presentes na reunião, 21 membros da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação, entre eles os agricultores Herbert Bartz (pioneiro do Sistema Plantio Direto na América Latina, fundador da Federação e diretor honorário), Alfonso Sleutjes (diretor-presidente gestão 2016-2018), Benedito Hélio Orlandi (São Paulo), Daniel Strobel (Rio Grande do Sul), Ingbert Dowich (Bahia), Jônadan Ma (Minas Gerais) e Lucio Damalia (Mato Grosso do Sul) representantes da Federação em seus estados como vice-presidente e os integrantes dos conselhos fiscal e deliberativo compostos por profissionais do Ministério da Agricultura, IAPAR, IRGA, Epagri, Fundação MS, Esalq, Universidade Estadual de Londrina e Universidade Positivo. Esteve presente também a representante da Associação do Sudoeste Paulista de Irrigantes e Plantio na Palha (ASPIPP) associada à FEBRAPDP, Priscila Silvério. Compareceram representantes das empresas patrocinadoras: Penergetic, Microgeo, Bayer, Dow, Agrisus e Agrowiser.

Após apresentação das atividades realizadas no exercício de 2016, que reforçam a importância da continuidade do trabalho da FEBRAPDP com os agricultores, Jônadan Ma apresentou os objetivos do "Amigos da Terra" e agradeceu a participação dos patrocinadores. Em grupos, os patrocinadores pontuaram aspectos importantes sobre a dinâmica dos Fóruns de Inovação em Agronegócio e apresentaram sugestões, tais como: alinhamento com as expectativas do patrocinador, promoção do conhecimento físico, químico e biológico do solo, adaptação dos temas abordados conforme demandas do público de cada região, motivação do agricultor para realização das boas práticas, acompanhamento do resultado dos fóruns em cada localidade e sugestão de ampliação do Índice de Qualidade Participativo no Plantio Direto junto às empresas.

Jairo Pegoraro (Microgeo), Alfonso Sleutjes, Paulo D´Andréa (Microgeo) e Lucio Damalia
Jairo Pegoraro (Microgeo), Alfonso Sleutjes, Paulo D´Andréa (Microgeo) e Lucio Damalia
Carlos Pitol (Fundação MS), Edson Corbo (Penergetic) e Antônio Roque Dechen (Agrisus)
Carlos Pitol (Fundação MS), Edson Corbo (Penergetic) e Antônio Roque Dechen (Agrisus)
Na ocasião, as empresas compartilharam suas expectativas em relação à parceria com a FEBRAPDP e também apresentaram sua atuação no mercado e produtos. Entre as expectativas apresentadas, Edson Corbo (Penergetic) propôs a participação da FEBRAPDP nos eventos e ações realizados pela Penergetic, Paulo D´Andrea (Microgeo) ressaltou a importância do resgate da biotecnologia através de dinâmicas no campo para auxiliar na exposição de informações para o público, Adriana Ricci (Bayer) apresentou a capacitação dos agricultores como fator importante para o manejo das plantas resistentes, Caio Rossi (Dow) sugeriu que os fóruns fossem uma ferramenta de aproximação com o agricultor para essa capacitação, Antônio Roque Dechen (Agrisus) reforçou a continuidade do foco conservacionista e sustentável do solo para um grande retorno à sociedade e Luís Ramos de Lima (Agrowiser) apresentou como expectativa o aprendizado e a importância do trabalho em equipe entre os patrocinadores e a Federação.

Alfonso Sleutjes encerrou a reunião com um planejamento de atividades da Federação para o ano de 2017 a fim de atender as demandas dos parceiros com iniciativas relacionadas à capacitação, produção de material sobre Sistema Plantio Direto e agricultura conservacionista, agenda de eventos com a participação da FEBRAPDP, entre outras.

 Participantes da reunião do “Amigos da Terra”
Participantes da reunião do “Amigos da Terra”

265 notícias encontrados. 27 páginas. Mostrando página 1
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.