Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
English Version
Newsletter




FEBRAPDP realiza evento de discussão e aprimoramento do Sistema Plantio Direto em Goiânia

Nos dias 20, 21 e 22 de setembro ocorreu no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Goiânia-GO o maior evento de discussão e aprimoramento do Sistema Plantio Direto (SPD) no Brasil, o 15º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha. Iniciativa da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP), esse evento ocorre a cada dois anos em diferentes cidades propostas de acordo com o conselho da entidade e seus apoiadores locais. A última edição, em 2014, foi na cidade de Bonito no Mato Grosso do Sul com o apoio do sistema FAMASUL e participação de aproximadamente 500 pessoas.
Em 2016, o evento comemorou 20 anos da realização da primeira edição no Cerrado (em Goiânia) quando os agricultores da região pouco sabiam sobre o plantio direto e estavam em busca de informações técnicas para adoção dessa prática em suas lavouras. Em 1996, o evento serviu de pontapé inicial para muitos agricultores que hoje adotam o plantio direto e que sem o qual não poderiam manter a rentabilidade de suas propriedades diante da quantidade de doenças e pragas nas lavouras, períodos prolongados de seca, além dos elevados custos dos insumos.
Desde novembro de 2014, a comissão organizadora composta pela FEBRAPDP e entidades locais como a Universidade Federal de Goiás, Embrapa Arroz e Feijão, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (FAEG), Emater-GO, AGRODEFESA, Universidade Estadual de Goiás (UEG), COMIGO, entre outras, começaram a propor e elaborar a programação e as atividades que seriam desenvolvidas durante o período do evento. Com tema central "Palha, Ambiente e Renda", a inovação na programação veio por meio da sugestão de um dos pioneiros do plantio direto e fundador da Associação de Plantio Direto no Cerrado (APDC), John Landers. Ele propôs a realização de mini-cursos que abordariam durante duas horas temas diferentes da programação dos painéis acreditando na vontade dos participantes em conhecer sobre as práticas mais recentes desenvolvidas para as lavouras. 
O resultado dessa proposta foi a realização de 9 mini-cursos com a participação de 298 pessoas no total, sendo que os cursos “Estratégias de Coberturas para outono/inverno”, por Gessi Ceccon da Embrapa Agropecuária Oeste, na manhã do primeiro dia, e “Manejo da Lavoura com Agricultura de Precisão”, por Luciano Shozo Shiratsuchi foram os que tiveram maior quantidade de participantes, 68 e 72 respectivamente. Todos os mini-cursos foram ministrados por profissionais renomados que vieram de todo o Brasil para disseminar conhecimento em diversas áreas como: sistemas integrados, plantio direto em hortaliças, fruticultura e cana-de-açúcar, biologia do solo, e relacionados ao uso consciente dos recursos naturais como a irrigação dentro de uma estrutura social e ambiental e a iniciativa da CNA para proteção das nascentes pelos produtores rurais.

Mini-curso Estratégias de Coberturas para Outono/Inverno
Mini-curso Estratégias de Coberturas para Outono/Inverno


Mini-curso Manejo da Lavoura com Agricultura de Precisão

Devido à extensa programação e por tratar-se de evento direcionado aos agricultores, diversas empresas decidiram patrocinar essa edição com stands, encartes, palestras e até mesmo exposição de máquinas. Os patrocinadores dessa edição foram: Monsanto, Microgeo, Dow AgroSciences, Jacto, Case, Mosaic, Syngenta, Penergetic, Agrowiser, CREA-GO, Itaipu e Fundação Agrisus. O 15º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha também foi contemplado com recursos financeiros aportados pela FAPEG e CAPES por meio de projetos inscritos pela presidente da comissão local, Vladia Correchel (professora da Escola de Agronomia da UFG). O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento junto com a Embrapa também patrocinaram a montagem do evento.


Área de stands

Universidade Federal de Goiás, Embrapa e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento foram co-realizadores dessa edição que tiveram seus funcionários mobilizados para organizar o evento em diversas atividades, a exemplo da UFG que teve a participação de 70 alunos como monitores responsáveis por diversas tarefas como transfer de palestrantes e a Embrapa Arroz e Feijão que disponibilizou 30 profissionais para assessoria de imprensa e organização do Dia de Campo realizado com patrocínio do SENAR-GO. Todos os parceiros contribuíram com a divulgação do evento, principalmente os veículos de mídia: A Granja, Agro DBO, Plantio Direto, Plantar, TV Agro, Attalea, Cultivar e Agron.

CERIMÔNIA DE ABERTURA

No primeiro dia após a manhã de mini-cursos e dois painéis durante a tarde com presença de aproximadamente 600 pessoas, a cerimônia de abertura teve a participação na mesa de representantes das entidades que apoiaram o evento: Bartolomeu Braz (presidente da APROSOJA-GO), Miguel Caballal (presidente da CAAPAS), Pedro Arraes (presidente da Emater-GO), Flávio Breseghello (Embrapa), José Mário Schreiner (presidente da FAEG), Alfonso Sleutjes (presidente da FEBRAPDP), Orlando Afonso Valle do Amaral (reitor da UFG), Elvison Ramos (Ministério da Agricultura), Rubens Barbosa de Oliveira (Itaipu) e Antônio Roque Dechen (presidente da Fundação Agrisus).
Durante a abertura, foram homenageados os pioneiros do plantio direto no cerrado: John Landers, José Roberto Brucceli, Mario Maria Van den Broek, Flávio Faedo e Ricardo Merola. Iniciativa da FEBRAPDP para estimular o trabalho empreendedor de conservação da natureza na agricultura foi lançado nesse ano o “Prêmio Pioneiros do Plantio Direto” que foi entregue pela primeira vez a Bady Cury, que exerceu importante trabalho de disseminação do plantio direto no Paraná, e aos filhos dos falecidos Andreas Peeters e Manoel (Nonô) Henrique Pereira, que enquanto pioneiros tiveram importante contribuição para adoção do plantio direto em todo o Brasil.
A palestra de abertura foi proferida pelo analista financeiro Miguel Daoud que mostrou para a plateia os diversos gargalos enfrentados pelos produtores rurais na palestra “Oportunidades e Desafios no Agronegócio”.


Palestrante Godofredo Cesar Vitti no Painel 1 - Sistema Plantio Direto no Cerrao: Matéria Orgânica, Correção de Solo e Construção do Perfil


Integrantes da mesa de abertura durante Hino Nacional


John Landers recebe homenagem entregue pelo presidente da FEBRAPDP, Alfonso Sleutjes


Palestrante Miguel Daoud


LANÇAMENTO DO PROJETO PARCEIROS FEBRAPDP – AMIGOS DA TERRA

Durante o Encontro, na manhã do dia 20 de setembro no Centro de Eventos da UFG, a FEBRAPDP lançou para as empresas patrocinadoras e convidadas o novo projeto de desenvolvimento da agricultura sustentável: Parceiros FEBRAPDP – Amigos da Terra. O projeto visa a inserção das empresas do agronegócio nas atividades da FEBRAPDP para que possam alinhar seus trabalhos ao campo. A proposta foi apresentada pelo presidente da FEBRAPDP, Alfonso Sleutjes, e o vice-presidente da FEBRAPDP em Minas Gerais, Jônadan Ma. A Fundação AGRISUS foi a primeira a se comprometer com o Projeto, seguida pela Penergetic, ainda no mesmo dia da apresentação, nessa iniciativa que abrigará um máximo de 15 parceiros.


Apresentação das ações do Parceiros FEBRAPDP - Amigos da Terra por Jônadan Ma

PREMIAÇÃO DE PÔSTERES

Como forma de prestigiar e estimular a pesquisa no campo, o Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha tem a tradição de premiar os pôsteres em exibição. Nesse ano, foram avaliados pela comissão científica e também pelo público participante 139 trabalhos.
No encerramento, que ocorreu no dia 21, após o painel Manejo de Estresse Hídrico em lavouras com alta precisão, foram premiados os 5 melhores trabalhos apresentados: 

  1. "Produção de matéria seca de crotalária em solos com residual de fertilizações orgânicas em Sistema Agroflorestal" (Bruna B. Nascimento, Anna L. S. Santos, Luiz F. C. Campos, Everton M. Arruda, Leonardo R. Barros, Leonardo S. Collier) foi escolhido como melhor trabalho do evento pelo público participante;
  2. "Avaliação de ambientes produtivos no Sistema Plantio Direto" (Afonso Peche Filho, Moises Storino, Admilson Irio Ribeiro, Bruno Vicente Marques, Felipe Hashimoto Fengler) selecionado em primeiro lugar como melhor trabalho do evento pelo Comitê Técnico-Científico (pesquisadores e agricultores);
  3. "Índice de Qualidade Participativo (IQP) em áreas sob Sistema Plantio Direto" (Amanda L. P. Nunes, Clarice P. da Silva, Ana Carolina P. Coqueiro, Maely K. Santos, Ricardo Ralisch) selecionado em segundo lugar como melhor trabalho do evento pelo Comitê Técnico-Científico;
  4. "Semeadura de plantas de cobertura com e sem incorporação das sementes na supressão de plantas daninhas" (Heitor F. Sousa, Paulo César Timossi, Américo N. Silveira Neto, Angéllica N. Xavier, Dryela R. Leite, Matheus R. Teixeira)  selecionado como melhor trabalho do evento no quesito Inovação pelo Comitê Técnico-Científico;
  5. "Efeito da adubação química e orgânica na produtividade do milho segunda safra em área sob Plantio Direto" (Warlles D. Xavier, Alex Sandro S. Costa, Diego O. Ribeiro, Wivaldo Júnior Silva Martins) selecionado como melhor trabalho do evento no quesito Contribuição pelo Comitê Técnico-Científico.

Entre os prêmios, a revista A Granja ofereceu 1 ano de assinatura mais o Anuário para o segundo lugar e os vencedores nos quesitos Inovação e Contribuição.
Após premiação foram sorteados 5 cursos online “Programa Nacional do Plantio Direto”, com carga horária de 90 horas certificado pela FEBRAPDP, oferecidos como cortesia da AGROPRO (empresa de tecnologia dedicada ao desenvolvimento de soluções inovadoras para o agronegócio). Mais informações sobre o curso, acesse: http://www.sistemaplantiodireto.com.br/.
Também foram sorteados 4 livros entre os participantes presentes no evento: 3 exemplares do livro Adubação Verde e plantas de cobertura no Brasil, volume 2, e um exemplar do Manual de Análises químicas de solos, plantas e fertilizantes, 2ª. Edição, ambos da EMBRAPA.



Comissão científica e autores do trabalho premiado "
Semeadura de plantas de cobertura com e sem incorporação das sementes na supressão de plantas daninhas"


DIA DE CAMPO

No dia 22 de setembro ocorreu o dia de campo na Fazenda Capivara, sede da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO). Participaram aproximadamente 180 pessoas agrupadas em 4 estações, onde cada uma delas puderam discutir em campo questões temáticas importantes para o sistema plantio direto, a saber: Sistema de Plantio Direto e Integração Lavoura-Pecuária no sequestro de gases de efeito estufa, Manejo de pragas e plantas daninhas com plantas de cobertura, Manejo de doenças com plantas de cobertura e Adubação de sistemas.
Iniciativas como essas são vitais para que o produtor rural adquira conhecimento sobre práticas e ferramentas que possam aumentar a sua rentabilidade, principalmente nesse cenário de crise econômica que o Brasil enfrenta. Debater assuntos como correção do solo, construção do perfil do solo, opções de cobertura, sistemas integrados e novas tecnologias como o uso de drones, entre outros temas, é fundamental para a sobrevivência da atividade agrícola de forma a manter a alta rentabilidade sem prejuízos ao meio ambiente.


Participantes do Dia de Campo



Resultados do 15º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha
Quantidade de participantes: 661
Quantidade de participantes nos mini-cursos: 298
Quantidade de participantes no Dia de Campo: 188
Quantidade de painéis: 6
Quantidade de mini-cursos: 9
Quantidade de palestrantes: 38
Quantidade de estações no Dia de Campo: 4
Quantidade de palestrantes no Dia de Campo: 5
Quantidade de resumos inscritos: 139
Quantidade de patrocinadores: 15
Quantidade de stands: 8



Comunicação FEBRAPDP
Luciana Bittencourt
marketing@febrapdp.org.br
61 3710-2237

299 notícias encontrados. 30 páginas. Mostrando página 1
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.