Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
English Version
Newsletter




COBRAPHI - Participantes do encontro discutem relatório sobre gestão de recursos hídricos no País


Documento é contribuição da América do Sul para o Processo Regional do 8º Fórum Mundial da Água

 

 

Por Raylton Alves, Ascom/ANA 

 


No dia 14 de agosto, a Agência Nacional de Águas (ANA) sediou a 14ª Reunião Ordinária da Comissão Brasileira para Programas Hidrológicos Internacionais (COBRAPHI) em Brasília. Este grupo é presidido pelo diretor da Área de Hidrologia da ANA, Ney Maranhão. O encontro teve como principal objetivo debater o relatório sobre a gestão de recursos hídricos no Brasil, solicitado pelo Programa Hidrológico Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura para a América Latina e o Caribe (PHI-LAC) como contribuição ao documento da América do Sul para o Processo Regional do 8º Fórum Mundial da Água. 

Na programação do encontro o consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o Processo Regional do Fórum, Og Arão, explicou como serão realizadas as oficinas regionais para obter subsídios para o relatório sobre gestão de recursos hídricos demandado pelo PHI-LAC. As oficinas estão marcadas para Recife, Belém, São Paulo, Brasília e Porto Alegre respectivamente em 15, 18, 21, 22 e 24 de agosto. Ainda sobre este tema, os participantes também puderam dar contribuições para o documento que será produzido até o fim deste mês e encaminhado para o PHI-LAC. 

Outro assunto apresentado na 14ª Reunião Ordinária foi a organização do 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá entre 18 e 23 de março de 2018 em Brasília. Ney Maranhão, falou sobre o tema, já que a ANA é uma das instituições diretamente envolvidas na organização do maior evento do mundo sobre recursos hídricos. 

Ainda sobre o Fórum, o membro da Comissão do Processo Regional, Irani Braga Ramos, apresentou a situação do Processo Regional. Esta vertente do evento estimula regiões a apresentar questões concretas relacionadas aos recursos hídricos nos contextos local e regional. Principalmente por meio de eventos, o Processo Regional também apoia a mobilização de interessados em participar do Fórum e cria sinergias locais para apoiar o progresso tanto regional quanto nacional nas questões relacionadas a água.

 

A COBRAPHI

O Decreto nº 84737, de 27 de maio de 1980, criou a Comissão Brasileira para o Programa Hidrológico Internacional (PHI). Com o Decreto de 2 de setembro de 1999, o grupo passou a se chamar Comissão Brasileira para Programas Hidrológicos Internacionais. A COBRAPHI tem a finalidade de planejar, coordenar e supervisionar as atividades relacionadas a programas hidrológicos internacionais. 

A Comissão Brasileira é presidida por um representante do Ministério do Meio Ambiente (podendo ser de uma de suas entidades vinculadas, como a ANA) e composta por um representante dos ministérios da Defesa; Relações Exteriores; Transportes; Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O grupo também conta com a participação de cinco especialistas de notório saber na área de recursos hídricos, sendo um de cada região geopolítica, além de representantes da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) e da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS).

243 notícias encontrados. 25 páginas. Mostrando página 1
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.