Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
English Version
Newsletter




PSA hídrico: pesquisa aponta caminhos

Inspiração foi o Programa Produtor de Água, liderado pela Agência Nacional de Águas

 Por Carlos Dias, Embrapa Solos

 

O pagamento por serviços ambientais hídricos no meio rural é uma ferramenta que contribui com a provisão de serviços ecossistêmicos no meio rural, valorizando o papel do produtor na conservação. É um tema com espaço para mais estudos científicos no Brasil.

 Há cinco anos, equipe da Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ) se debruçou sobre o tema ao lado de colaboradores de outras instituições. O resultado de parte deste estudo chegou ao público no dia 18 de julho, quando foi lançado na sede do centro de pesquisa carioca o ‘Manual para pagamento por serviços ambientais hídricos’.

 “No começo do trabalho nossa maior fonte de inspiração foi o Programa Produtor de Água, liderado pela Agência Nacional de Águas (ANA), que, por sinal, se tornou nossa parceira”, revela a pesquisadora da Embrapa Solos Rachel Bardy Prado.

 A fim de buscar subsídios para a elaboração do manual e consolidar parcerias foram realizados quatro eventos sobre o tema, que reuniram 66 instituições (governamentais, universidades e ONGs). Além disso, foram visitadas iniciativas sobre PSA hídrico nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo buscando identificar demandas de pesquisa para tornar estre instrumento mais robusto e aproximar a ciência da tomada de decisão, bem como conhecer a realidade de implementação do PSA hídrico em campo.

 “Um dos nossos desafios durante esses encontros era selecionar indicadores para o monitoramento do PSA hídrico”, recorda Ana Paula Turetta, cientista da Embrapa Solos. A equipe do projeto elaborou uma proposta metodológica para a seleção e classificação destes indicadores, sendo a mesma validada em um workshop que contou com a participação de mais de 40 especialistas nos diferentes serviços ambientais associados à água, bem como atores envolvidos com iniciativas de PSA hídricos no Brasil.

 Resultados

Após esses cinco anos, o projeto da Embrapa sistematizou informação e conhecimento, bem como elaborou diretrizes para apoiar as iniciativas de PSA no Brasil relacionadas à: seleção de áreas prioritárias à intervenção, mapeamento e descrição dos PSA hídricos no Brasil, situação de projetos da Embrapa relacionados ao tema serviços ecossistêmicos e ambientais e monitoramento dos PSA hídricos. Segundo a pesquisadora da Embrapa Solos Azeneth Schuler também está em elaboração um banco de dados sobre o assunto online. Outro resultado positivo comentado pela equipe foi ampliar a atuação da Embrapa no tema PSA.

Por Carlos Dias, Embrapa Solos
20/07/2017 - 15:54:59


Imprimir Fazer PDF Compartilhar por E-mail
230 notícias encontrados. 23 páginas. Mostrando página 1
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.