Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
English Version
Newsletter




15 DE ABRIL, DIA NACIONAL DA CONSERVAÇÃO DO SOLO
Hugh Bennett realizou várias experiências sobre solos e agricultura e liderou um verdadeiro movimento contra a erosão das terras americanas nas décadas de 1920 e 1930, considerando-a uma ameaça nacional.
Seus princípios foram adotados em muitos países e ajudaram a salvar extensos territórios. No Brasil, esteve como convidado em 1955.
A Fundação Agrisus tem na conservação do solo um de seus principais objetivos, apoiando pesquisas e eventos referentes ao tema. O problema é grave: relatório da FAO lançado em 2016 indica que 33% dos solos do mundo estão degradados por erosão, salinização, compactação, acidificação e contaminação.
Entre outros prejuízos, como selamento da terra – que agrava as enchentes – e perda de fertilidade, os solos degradados captam menos carbono da atmosfera, interferindo nas mudanças climáticas.
Por outro lado, quando gerido de forma sustentável, o solo pode desempenhar um papel importante na diminuição das alterações climáticas, por meio do sequestro de carbono e outros gases de efeito estufa.
A Embrapa Solos fez parte do estudo e a pesquisadora Maria de Lourdes Mendonça, na época, constatou: "Cerca de 50% dos solos latino-americanos estão sofrendo algum tipo de degradação. No Brasil, os principais problemas encontrados são erosão, perda de carbono orgânico, e desequilíbrio de nutrientes", afirma. Os solos brasileiros também sofrem com a salinização, poluição e acidificação.
Fonte: Fundação Agrisus
172 notícias encontrados. 18 páginas. Mostrando página 1
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.