Principal Sobre o Evento Objetivos Comissão Organizadora Programação Preliminar Inscrição Anais Apresentações e Pôsteres Publicação Contato

AVISO!
Resumos aprovados para apresentação oral constam na programação e os para apresentação na forma de pôster: clique aqui.
WARNING!
Approved abstracts for oral presentation contained in the program and for poster presentation: click here.
ADVERTENCIA!
Resúmenes aprobados para presentación oral contenidas en el programa y los para presentación en póster: clic aquí.
Esse evento unirá um simpósio sobre engenheiros edáficos, fertilidade do solo e terra preta de índio (TPI) e a 5ª edição do Encontro Latino-Americano de Ecologia e Taxonomia de Oligoquetas (ELAETAO5), e será realizado de 8-11 de junho de 2015. O ELAETAO5 será realizado nos dias 8 e 9 de junho e o simpósio de engenheiros edáficos, fertilidade do solo e TPI, nos dias 10 e 11 de junho. As edições anteriores do ELAETAO foram realizadas em Londrina e Curitiba (1º), San Juan, Puerto Rico (2º), e Curitiba (3º e 4º), em 2003, 2005, 2007 e 2010, respectivamente.

A sede do evento será a Universidade Positivo (www.up.edu.br), e o tema principal é o papel dos engenheiros edáficos na fertilidade do solo e produção sustentável. Os engenheiros edáficos incluem as minhocas, os cupins, as formigas, os besouros e as milipéias (piolhos de cobra, gongolos), que afetam sobremaneira as propriedades físicas do solo, e alteram a disponibilidade e distribuição de matéria orgânica e alimento para a biota edáfica. Em especial o evento visa discutir o papel desses animais na formação das terras pretas de índio (TPI).

O evento terá duração de 4 dias, durante os quais haverá lugar para apresentação de resultados de trabalhos finalizadas ou em andamento, em forma oral e/ou como pôster, por diversos grupos de pesquisa brasileiros e estrangeiros (clique aqui para submissão de trabalhos). Vários palestrantes brasileiros e estrangeiros foram convidados, mas haverá oportunidade para submissão de resumos visando tanto apresentações orais voluntárias, quanto de pôsteres. Estaremos acolhendo especialmente trabalhos enfocando o tema principal do evento. Contudo, para o ELAETAO5, poderão ser enviados resumos sobre temas relacionados à Ecologia e Taxonomia de oligoquetas, mas eles serão acolhidos ou não a critério da comissão científica.

O evento está sendo organizado pela Embrapa Florestas, Universidade Positivo, Universidade Federal, FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação, e Cardiff University (UK), e conta atualmente com o apoio financeiro da Embrapa, Fundação Araucária/CONFAP, CAPES, CNPq, Research Councils UK/Newton Fund, NERC-IOF e Cardiff University.
Apoio
Promoção / Organização