Principal Sobre o Evento Objetivos Comissão Organizadora Programação Preliminar Inscrição Anais Apresentações e Pôsteres Publicação Contato

AVISO!
Resumos aprovados para apresentação oral constam na programação e os para apresentação na forma de pôster: clique aqui.
WARNING!
Approved abstracts for oral presentation contained in the program and for poster presentation: click here.
ADVERTENCIA!
Resúmenes aprobados para presentación oral contenidas en el programa y los para presentación en póster: clic aquí.
O solo abriga e sustenta uma ampla gama de organismos, incluindo engenheiros do ecossistema que mundialmente representam milhares de espécies importantes para o funcionamento edáfico. Os engenheiros edáficos incluem as minhocas, as formigas e os cupins, além de algumas espécies de milipéias e besouros que modificam a estrutura do solo e a distribuição de recursos (especialmente matéria orgânica) no solo para outros organismos, incluindo as raízes das plantas. Esses animais afetam diversos serviços ambientais considerados de grande importância para produção agrícola e florestal sustentável, tal como a produção vegetal, a emissão de gases de efeito estufa, o controle da erosão e de pragas e doenças das plantas e dos animais, a retenção e escorrimento da água no solo, a dispersão de sementes, a polinização, a ciclagem de nutrientes e a pedogênese.

Porém, até o presente momento, os engenheiros não têm sido formalmente reconhecidos como atuantes na formação da Terra Preta de Índio, áreas de alta fertilidade na Amazônia, supostamente de origem antropogênica. Contudo, dados da literatura e preliminares no campo mostram esses animais podem ser bastante importantes na gênese desses solos.

Portanto, o presente evento visa compartilhar as experiências obtidas pelos diversos grupos de pesquisadores trabalhando com engenheiros edáficos e Terra Preta de Índio no país e no exterior. Além disso, reunirá os maiores especialistas em minhocas na América Latina na 5ª edição do ELAETAO (Encontro Latino-Americano de Ecologia e Taxonomia de Oligoquetas).

Como resultado do simpósio se preparará uma publicação científica, visando sintetizar o conhecimento sobre a o papel dos engenheiros edáficos no solo e sua contribuição para a fertilidade do solo e produção sustentável agrícola e florestal.

Convidamos a todos aqueles que estejam interessados em contribuir para o evento, que se unam a nós aqui em Curitiba, de 8-11 de junho. Esperamos contar com sua presença!

Atenciosamente,

A comissão organizadora
Apoio
Promoção / Organização