4                                                   Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

Federação firma parceria com Itaipu para realizar congresso

      A FEBRAPDP fechou uma parceria com a Itaipu Binacional para a execução do II Congresso Mundial sobre Agricultura Conservacionista. O acordo aconteceu em uma reunião realizada no dia 12 de agosto, em Foz do Iguaçu - Pr, cidade que sediará o congresso. Participaram diretores da Itaipu e da Federação.
      Além da parceria, a reunião serviu para tratar da própria questão do sistema de plantio direto. No encontrou, mais uma vez, como já ocorreu em outras ocasiões, a Itaipu mostrou que acredita no trabalho da Federação. Ficou definido que a parte de campo do Congresso será coordenada pelo IAPAR, Itaipu Binacional e Emater-Pr.
      As entidades desenvolvem um trabalho conservacionista em propriedades lindeiras ao lago de Itaipu. O objetivo é melhorar a qualidade do plantio direto realizado na região. Entre outros aspectos, este trabalho ajuda a evitar o assoreamento do lago, considerando que em toda sua encosta há propriedades rurais.

Paraná vai ganhar
seus primeiros CATs

      O Iapar, Itaipu e a Associação dos Municípios Lindeiros viabilizam a criação dos três primeiros clubes amigos da terra do Paraná. Para isso, foi realizada uma reunião no dia 13 de agosto, em Santa Helena. O evento reuniu aproximadamente 120 participantes, entre produtores, prefeitos, diretores da Federação e técnicos dos municípios da região lindeira do lago de Itaipu.
      A reunião contou com a presença dos lideres e produtores rurais Silvio Ohse presidente do 1º CAT do Brasil (Clube Amigos da Terra de Cruz Alta - RS) e Cláudio Macagnan, 2º secretario da Federação. Os dois fizeram palestras motivacionais para a criação dos clubes.
   Agora é aguardada a eleição da primeira diretoria, bem como os estatudos dos novos clubes, para que os mesmos sejam efetivados em três municípios da região.
Nova diretoria em Ibirubá

      A nova diretoria do Clube Amigos da Terra (CAT) de Ibirubá-RS tomou posse no dia 5 de agosto. Veja como ficou constituída:
            Presidente:Robson Paloschi
            Vice-presidente: Elisandro Rubin
            1º secretário: Luís Carlos Magni
            2º secretário: Vinícius Krug
            1º tesoureiro: Ivanor Trein
            2º tesoureiro: Sérgio Koehler
            Conselho fiscal: Harri Ritter, Olando Sand e Gilmar Brignoni
            Suplentes do conselho fiscal: Maurício Alves, Vilmar Mayer e Nei Rockemback.
            Promotores de eventos: Marcos Magni, Jaime Morscheiser, Paulo Magni e Paulo Braatz.
            Departamento técnico: Adroaldo Rossato, Rodrigo Zampieri, Ivan Carlos Bohrz, Volmir Tirloni, Vangles Franke e Evandro Becker.
 
Fitarelli premiado
 
      Ataides Fitarelli foi premiado como melhor expositor de maquinas no Workshop realizaado em Uganda (África), em Junho de 2002. O workshop foi organizado pela GTZ, FAO, África Conservation Tillage Network (ACT) e Animal Traction Network for Eastern and Southern África (ATNESA). Além da Irmãos Fitarelli, participaram também as empresas Semeato, Knapik e Iadel.
Presidente da FEBRAPDP, Ivo Mello (á direita), com o Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu Binacional, Antonio José Correia.


[ Página 1 ] [ Página 2 ] [ Página 3 ] [ Lista - Boletins Informativos ]

home