3                                                              Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

Integração Lavoura x Pecuária em Sistema de Plantio Direto

      Oferecer aos agricultores uma opção segura de plantio que viabilizasse os custos, apresentasse um controle efetivo de invasoras e preservasse intacta grande parte das propriedades do solo já foi, um dia, uma tarefa que parecia impossível. Atualmente. quem conhece um pouco da forma como os agricultores e pecuaristas brasileiros estão trabalhando, sabe que já se está bem mais perto de realizar esse "sonho". É nesse ponto que o plantio direto tem sido fundamental.
      Sua implantação vem contribuindo para a transformação do panorama agrícola de muitas regiões brasileiras. As áreas antes consideradas problemáticas e abandonadas para o cultivo do sistema tradicional têm, hoje, uma nova valorização através desta técnica.
      São inúmeros os benefícios propiciados por este sistema. Em termos de economia, os agrônomos têm sido unânimes em reconhecer as vantagens do plantio direto em relação ao convencional. Nos custos diretos, há uma redução na faixa de 30%. Ao diminuir o número de operações no preparo do solo, o plantio direto desencadeia uma economia de aproximadamente 60% com combustíveis, lubrificantes e mão-de-obra. Os gastos com herbicidas também são menores, pois, em alguns casos, há redução na aplicação de pós-emergentes. A economia está associada também à menor dependência das variações climáticas, o que potencializa os ganhos com o plantio direto, mesmo nas condições mais adversas (excesso ou falta de chuvas).
      Os gastos com equipamentos também caem sensivelmente. Além de diminuir o parque de máquinas, ao exigir um número menor de HPs por hectare, o sistema possibilita um aumento na vida útil dos equipamentos, além de permitir um incremento em torno de 50% da área da lavoura com a mesma frota.
      A cada safra, o aumento da receita das propriedades foi se tornando fortemente evidenciado com a integração entre a lavoura e a pecuária, uma outra vantagem do plantio direto. Racionaliza-se, dessa maneira, o uso das áreas e dilui-se a dependência exclusiva da monocultura. A integração lavoura com a pecuária, além da rotação de culturas, com soja, sorgo e milho, são fundamentais para o sucesso do plantio direto.
      O plantio direto viabiliza a integração entre o proprietário da terra e o arrendatário. A através da adoção deste sistema, tem-se conseguido um melhor aproveitamento da infra-estrutura da propriedade, melhoria na fertilidade do solo e na viabilidade econômica das duas atividades pelos aumentos de produtividade e rentabilidade.

      O incremento de produtividade, associado à redução de despesas, tem transformado o plantio direto na saída viável para o aproveitamento racional das propriedades.

Requisitos básicos para a implantação
      O produtor ou administrador precisa ser capacitado e ter experiência, de maneira que tenha domínio da tecnologia a ser adotada. Isto implica em conhecer os princípios do sistema, além das suas peculiaridades, limitações e exigências. Recomenda-se que o plantio direto seja iniciado em áreas pequenas para que se possa assimilar as técnicas do sistema e superar as dificuldades iniciais. O aprendizado aprimorará o nível administrativo da equipe de trabalho.

Vantagens do plantio direto
      Na maior parte do Brasil, o período considerado ideal para a semeadura de soja, milho e pastagens varia de 15 de outubro a 15 de novembro. Esta faixa, considerada estreita, traz dificuldades para que ocorra sob condições favoráveis. Assim, o plantio direto, por manter o solo coberto, facilitando o tráfego de máquinas e não exigir o preparo mecanizado, permite que o produtor tenha maior tempo útil na época de plantio.

Cronograma para a renovação de pastagens degradadas com o sistema plantio direto de forrageiras tropicais de ciclo rápido

  Até setembro        Out/Nov          Out/Nov               Nov a                  Mar/Abr
                                                                                 Mar/Abr              em diante
Limpeza
Roçada
Calagem
Aplicação de
Roundup WG
Plantio do sorgo para
Pastejo direto ou
silageiro mais o novo pasto
Pastejo do sorgo (após 35 dias do plantio)ou desenvolvimento do sorgo silageiro Final do pastejo do sorgo ou ensilagem do sorgo silageiro. Início do pastejo no pasto renovado

      Benefícios da agricultura para a pecuária via Sistema de Plantio Direto         

- a recuperação da fertilidade do solo proporcionada pela agricultura diminui o custo da reforma da pastagem

Cronograma de atividades para integração agricultura e pecuária no sistema de plantio direto sobre pastagem degradada

  Jan/Abr     Até set.     Set.        Out          Out.       Fev/Nov   Mar/Jul      Out a      Nov                                                                                      Nov            Mar
Calagem
Pastejo
Roçada
Aplicação de Roundup
Plantio de uma cultura como milho ou soja
Colheita e plantio de sorgo ou milheto para pastejo Pastejo no sorgo ou milheto Dessecação e plantio de nova pastagem ou segundo ano de lavoura

Vantagens indiretas
      As vantagens econômicas podem ser obtidas indiretamente, através da melhor integração entre a agricultura e a pecuária. Trabalhos técnicos e em áreas comerciais desenvolvidos no Sul do Brasil, com o sistema de renovação de pastagens no verão, utilizando sorgo de pastejo AG 2501C tem conseguido ganhos superiores a 500 kg pv/ha com lotações de 4.UA//ha (Aita, UFSM 1995) o que torna este sistema altamente compensador, pois no momento que expande-se a área cultivada de soja, podemos, em uma pequena área renovada (25%), concentrar todo o rebanho em função desta alta capacidade de suporte.       No cerrado brasileiro, onde a necessidade de rotação de culturas se evidencia ainda mais, pela alta incidência de doenças e pragas, a integração soja/milho/feijão em sucessão a pastagens de braquiárias tem tido os melhores resultados, visto que este sistema de rotação tem obtidos benefícios na diminuição de custos, menor incidência de doenças, incidências de invasoras (soja em sucessão às braquiárias, não necessitando aplicação de pós-emergentes de folhas largas na sucessão milho /soja/ pastagens com braquiárias.
      O método de renovação de pastagens consorciando, sorgo de pastejo AG2501C com capim tem possibilitado uma nova forma de exploração, viabilizando a forma de renovar as pastagens no cerrado, pois num curto período de tempo os animais já se alimentam do novo pasto (35 dias). Em 90 dias de pastejo, já temos os custos de investimento amortizados totalmente, podendo o pecuarista obter ganhos altamente vantajosos.
      Trabalhos desenvolvidos na ABCZ/FAZU, durante 3 anos, constataram lotações de 5,5 cab/ha, ganhos de 0,99 kg/pv com rentabilidade líquida no período de 3 anos de R$1.400,00 /ha.
      Além das vantagens obtidas no curto prazo, ao longo dos anos pode-se obter benefícios nos atributos físicos, melhoria da fertilidade e da biologia do solo. A redução de tráfego de máquinas e implementos, menor mobilização, inclusão de rotação de culturas e uso de espécies para a formação de cobertura morta são fatores que agem diretamente na recuperação e conservação da estrutura e da fertilidade do solo.
      São vários os benefícios trazidos à pecuária de corte e de leite, com o Sistema Plantio Direto de Pastagens, mas alguns pontos merecem ser destacados:

Pecuária de corte
          · permite lotações de até 5 U.A./ha com ganhos de peso vivo em torno de 1,0 kg/U. A./dia durante o pastejo da forrageira anual
          · diminui a idade de abate dos animais em 6 a 12 meses
          · reduz o tempo total necessário para o processo de renovação (o gado entra mais cedo na pastagem - a partir de 35 dias)

Pecuária de leite
          · mais produção de leite durante a entressafra
          · diminui a necessidade de silagem/capineira durante a seca
          · reduz o custo da alimentação dos animais e melhora a recria das novilhas

Benefícios da agricultura para a pecuária via Sistema Plantio Direto
          · a recuperação da fertilidade do solo proporcionada pela agricultura diminui o custo da reforma da pastagem
          · produção de forragem, como o sorgo de pastejo direto ou milheto, possibilitando também a suplementação com o grão de sorgo ou silagem durante os períodos críticos
          · a pastagem se recupera mais cedo e pode ser melhor aproveitada o ano inteiro. A rentabilidade por área cresce consideravelmente

Benefícios da pecuária para a agricultura via Sistema Plantio Direto
          · reciclagem eficiente de nutrientes
          · excelente palhada para plantio direto
          · rotação de cultura, diminuindo a necessidade de controle de plantas daninhas, pragas e doenças
          ·controle da erosão e recuperação da estrutura do solo com o aumento da matéria orgânica

      O Sistema Plantio Direto propicia o aumento da produtividade, conservando os recursos naturais existentes, e o da rentabilidade do produtor, conseguindo a sustentabilidade da atividade agropecuária. Isto está sendo alcançado por alguns produtores líderes que buscam informações, pelas experiências práticas de outros que adotam este sistema há mais tempo e, principalmente, de assistentes técnicos que conhecem a técnica. Os produtores que adotarem o plantio direto conseguirão a vantagem competitiva diante de seus concorrentes no mercado globalizado em que vivemos.

* Carlos Henrique Dalmazzo, engenheiro agrônomo da Monsanto


[ Página 1 ] [ Página 2 ] [ Página 4 ] [ Lista - Boletins Informativos ]

home