Boletim Informativo
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE
PLANTIO DIRETO NA PALHA

Associada a CAAPAS-Confederación de Asociaciones Americanas para la Agricultura Sustentable
           Ano 3                                              Número 9                                    Julho/Setembro de 2002

Opinião

      A agricultura brasileira está entrando em uma fase.
      Na última reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC), realizada no Oriente Médio, os países ricos se comprometeram, perante representantes de aproximadamente 200 países, inclusive o Brasil- representado pelo ministro da agricultura Pratini de Moraes - a rever suas metas de subsídios agrícolas a médio e longo prazo.
      Fatores como a síndrome da vaca-louca, não existente no Brasil, e produtos transgênicos, aumentaram a demanda na Europa a Ásia, (China, Índia e Japão) por produtos brasileiros, tanto de proteína de origem vegetal, como farelo de soja, para consumo animal, como de proteína de origem animal, como bovino, suínos e aves, para consumo humano. A alta eficiência, que alia produtividade com qualidade e baixo custo, permitiu também a produção de um excedente exportável de produtos energéticos, como o milho e o açúcar proveniente da cana-de-açúcar, competitivos no comércio exterior. E o Brasil está exportando milho e açúcar como nunca.
      O agricultor brasileiro hoje vem conquistando um reconhecimento, que penso eu, nunca havia tido, tanto nacional como internacionalmente. No ano passado o Brasil chegou quase a 100 milhões de toneladas de grãos, a agricultura praticamente escorou a balança comercial brasileira, garantindo um superávit de mais de 2 bilhões de dólares. Se eu não me engano foram 19 bilhões de dólares de superávit da agricultura, contra 17 bilhões de dólares de déficit dos outros setores, gerando, um saldo positivo de 2 bilhões de dólares.
      O sistema de plantio direto na palha (SPD) esta sendo apontado hoje como responsável direto por todo esse sucesso alcançado pelo produtor brasileiro nos últimos anos. Graças a ele, viabilizou-se a expansão da fronteira agrícola brasileira para o cerrado, onde se localiza a grande maioria dos solos agricultáveis brasileiros. E houve um incremento de produtividade acentuado em todas as regiões onde ela é utilizada.
      O perfil do agricultor brasileiro está mudando. Hoje a maioria dos agricultores que está tendo sucesso, tem necessidade de acesso facilitado a informação, ou seja internet. Também trabalha em equipe, na qual pelo menos um membro tem formação técnica ou universitária. O agricultor de sucesso participa de uma entidade, que pode ser uma cooperativa, um clube, uma associação ou uma fundação.
      O agricultor mal informado e isolado está fadado ao insucesso. No estado de São Paulo, onde eu resido e faço agricultura, os resultados obtidos em termos de agricultura eficiente são surpreendentes. Observamos alta produtividade e baixo custo, preservação do meio-ambiente, onde não se vê mais erosões e assoreamento de rios, com uma diminuição considerável na emissão de gases tóxicos.
      Eu fico muito entristecido quando vejo que alguns agricultores ainda insistem em não adotar o SPD, mesmo porque não é um sistema difícil de ser implantado, pelo contrário, é até mais fácil que o sistema convencional.
      Na minha opinião, a resistência a adoção SPD no meu estado se deve apenas a falta de interesse e a desinformação.

  Leonardo Coda
  Engº Agrº - Produtor
  Vice-presidente da FEBRAPDP / SP
Brasil sediará II Congresso Mundial
sobre Agricultura Conservacionista



      Entre 11 e 15 de agosto do próximo ano, o Brasil sedia o II Congresso Mundial sobre Agricultura Conservacionista (II World Congress on Conservation Agriculture). O evento acontece no Centro de Convenções do Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu - PR. A promoção é da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP) e da Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável (Caapas). O tema central do evento será "Produzindo em harmonia com a natureza".
      O principal objetivo é congregar pesquisadores, técnicos, produtores, acadêmicos, ambientalistas e interessados em agricultura, do Brasil e exterior. Este público poderá trocar experiências sobre os novos conceitos de agricultura conservacionista, meio ambiente e sustentabilidade. A expectativa de público é de 1200 participantes, representando mais de 100 países.
      A temática deverá ser apresentada na forma de palestras, mesas redondas, posters e relato de experiências. Os temas a serem abordados, entre outros, serão : "A agricultura conservacionista no mundo", "Implicações ambientais x inovações tecnológicas", "Segurança alimentar, perspectivas políticas e sócio econômicas", "Integração lavoura e pecuária", "Redes internacionais de cooperação técnica", entre outros.
       Desta forma, esperamos que desde já você AGENDE a sua participação neste grande evento, porque, sem sombra de dúvidas, o Brasil é hoje referência internacional em práticas conservacionistas".

Homenagem a Gilberto Borges
Um grande amigo e expoente do Plantio Direto

      No dia 31 de agosto perdemos uma grande amigo e o plantio direto perdeu um de seus mais entusiasmados defensores. É com grande pesar que hoje rendemos homenagem póstuma ao nosso amigo Gilberto Borges, engenheiro agrônomo, editor da Revista Plantio Direto, que teve na sua trajetória profissional grande empenho na defesa, difusão e adoção do sistema de plantio direto.
      Foi ele que, com muita garra, determinação e confiança, lançou a primeira revista exclusivamente a respeito de plantio direto, e era ele que, com a mesma dedicação e empenho, manteve sempre viva e cada vez melhor esta revista. Através desta publicação, muitos trabalhos e experiências foram divulgados e vários avanços foram alcançados. Também era ele que sempre buscava estar envolvido nos eventos sobre plantio direto, levando seu apoio, seu entusiasmo, sua experiência e muitas vezes participando na coordenação dos mesmos.
      Gilberto nos brindou, nestes anos de convívio, com seu peculiar jeito de ser, tranqüilo e amável e ao mesmo tempo dinâmico, arrojado e participativo, fazendo parte de grandes decisões e escrevendo a história do plantio direto com muito profissionalismo. Gilberto foi uma pessoa muito especial, quem o conheceu, pôde desfrutar de sua amizade e de sua companhia, sempre disposto a participar e auxiliar no que fosse importante e necessário.
      Estamos muito tristes com sua partida tão rápida e prematura, porém sabemos que onde quer que ele esteja agora, continuará guiando nossos passos na luta pelo plantio direto e por um mundo melhor.

      A FEBRAPDP


[ Página 2 ] [ Página 3 ] [ Página 4 ] [ Lista - Boletins Informativos ]

home