4                                                 Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

Cruz Alta: irrigação por aspersão  em plantio direto

     A região de Cruz Alta está passando por uma nova revolução na agricultura, a irrigação por aspersão. Já são aproximadamente 10 mil hectares irrigados com sistema de pivô central (irrigação por aspersão). Isto está trazendo para a região uma transformação observada em vários setores: técnico, econômico e social. O  primeiro congrega a adoção de tecnologias de ponta que visam o  incremento de produtividades, tanto em culturas normalmente cultivadas na região, como milho e soja, como em culturas novas, entre elas milho para sementes (híbridos), milho doce e feijão- o que é importante - com a base no Sistema de Plantio Direto na Palha.
     O segundo - econômico - é o que está trazendo um grande  incremento de capital para a região. Com grandes investimentos em equipamentos para irrigação e seus acessórios, como  motores elétricos ou à diesel, bombas, etc, além da contratação de mão-de-obra especializada (eletricistas, maquinaria pesada, tratores de esteira, retroescavadeira) transportes e pessoal envolvido nas atividades da produção de semente de milho híbrido. O setor de máquinas e implementos agrícolas está sendo beneficiado também, não só na quantidade vendida como na qualidade do equipamento, com maior tecnologia. Os outros setores ligados à agricultura, como peças e serviços, bem como combustíveis, lubrificantes e energia elétrica também sentem o incremento na renda.
     O setor social está sofrendo uma grande expansão no ganho do trabalhador. As empresas rurais estão melhorando as condições de trabalho de seus funcionários, fornecendo a estes, além da qualificação, equipamentos de segurança e maquinários equipados com cabines com ar-condicionados e/ou circuladores de ar, o que permite aumento no rendimento de serviço. Para uma região agrícola sabemos muito bem o que isto significa. O incremento financeiro movimenta também todos os outros setores dos municípios envolvidos com a nova  atividade.
     Esta nova atividade traz o equilíbrio necessário, que se define como "arte de produzir respeitando o meio-ambiente".
 
 
Histórico do Sistema
de Plantio Direto

     Informamos que foi disponibilizado um histórico do Sistema de Plantio Direto no site www.embrapa.br/plantiodireto do Projeto Plataforma Plantio Direto. Informamos também que a APDC apoiou e participou do 1º Encontro de Plantio Direto de Acreúna (GO), promovido pela Cooperativa COMIGO e realizado do dia 06 de dezembro de 2001, no auditório da unidade local, contando com mais de 80 produtores e técnicos da região ( Acreúna, Paraúna, Indiara e Santa Helena) onde ainda predomina o monocultivo de algodão através do preparo convencional do solo, triste realidade de um quadro de insustentabilidade que encaramos como um desafio a ser enfrentado rapidamente.
NOTAS     

Sequestro de Carbono

     A Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha - FEBRAPDP e a Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG estarão promovendo o "1º Simpósio Internacional sobre Plantio Direto e o Meio Ambiente: O Seqüestro de Carbono e a Qualidade da Água". O evento será realizado de 27 a 30 de agosto de 2002 em Foz do Iguaçu - PR, em parceria com o CENA/USP, CAAPAS, RELACO e \ Revista Plantio Direto. Agende a sua participação.

Assembléia Geral I
     No dia 4 de dezembro realizou-se Assembléia Geral extraordinária da Associação de Plantio Direto do Vale do Paranapanema, no auditório da regional da CATI, em Assis Chateaubriand, com a presença de 25 associados. A assembléia foi marcada pela motivação do grupo presente, em grande parte oriundo do CAT de Pedrinhas Paulista e que também apresentou uma chapa para concorrer à diretoria da Associação.

Assembléia Geral II

     Foram eleitos os novos dirigentes, todos muito motivados e com muitos planos para o próximo ano tais como: reforma do estatuto tendo os CATs como células da Associação; formação dos CATs em Palmital, Cândido Mota e Maracaí/ São José das Laranjeiras; programação de eventos municipais em apoio aos CATs recém-criados; produção de um informativo de caráter regional e estabelecimento de uma sede própria até o final do ano 2002. A diretoria executiva é composta por : Leonardo Coda - presidente; Bruno Romano - vice-presidente; Rubens Cimonetti - secretário; Antonio Franco Neto - tesoureiro. Foram eleitos também oito conselheiros. Os trabalhos foram secretariados pelo Engº Agrº Ruy Hamilton de Mattos Vaz, da CATI regional de Assis.

Dow AgroSciences
     Com a matriz em Indianápolis, nos EUA, a Dow AgroSciences tem representação em vários países. No Brasil, sua sede fica em São Paulo. Entre 1998 e 1999 adquiriu quatro importantes empresas no setor de sementes  por todo o Brasil: a Dinamilho Carol, Híbridos Especiais Colorado, a FT Sementes Híbridas e a Sementes Hatã. Surgia, então a Sementes Dow AgroSciences. Em julho de 2000 comprou a Zeneca Sementes e passou a ocupar uma posição de destaque no ranking dos maiores produtores de sementes do país e a liderança absoluta no mercado de sorgo. Uma vasta rede de ensaios de experimentação, os testes em suas estações de pesquisa distribuídas pelo Brasil e um  rigoroso critério de seleção e melhoramento de suas linhagens e híbridos garantem à SDAS um vasto portfólio de produtos. Assim, a Sementes Dow AgroSciences caminha a passos largos para ser reconhecida como uma empresa que produz e entrega produtos de excelente qualidade a um custo altamente competitivo.


[ Página 1 ] [ Página 2 ] [ Página 3 ] [ Lista - Boletins Informativos ]

home