Boletim Informativo
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE
PLANTIO DIRETO NA PALHA

Associada a CAAPAS-Confederación de Asociaciones Americanas para la Agricultura Sustentable
        Ano 2                                               Número 6                           Outubro/Dezembro de 2001

       Opinião
      Neste ano em que está terminando, nós, que temos acompanhado a história da adoção, implementação e fomento do Sistema de Plantio Direto no Brasil, temos muito a comemorar. Em especial o sucesso obtido pelos produtores pioneiros, Bartz desde 1972 e o time dos Campos Gerais do Paraná, a partir de 1976, que resultou no movimento em prol da agricultura do futuro, transformando o Brasil, em modelo mundial, a nível de pequenos, médios e grandes produtores, e nas adequações deste sistema em todas as condições de clima e solo, inclua-se a região tropical, a partir dos anos 90.
      Após todos estes anos de dedicação e trabalho, conseguiu-se a integração valiosa entre os produtores, os técnicos, a pesquisa e o ensino, o que também revela-se como modelo mundial e cujo resultado é imensurável,quando verifica-se a área cultivada sob este sistema no país, que atinge a área de 16 milhões de hectares ou seja 40% da área cultivada com grãos.
      O trabalho deverá continuar na consolidação do sistema e principalmente junto às nossas autoridades, políticos e algumas empresas que ainda, infelizmente não se conscientizaram da maravilha existente no país em termos de agricultura sustentável e portanto não a acolhem, divulgam e prestigiam.


Engº Agrº Maury Sade
Diretor Executivo da FEBRAPDP


  Águas de Lindóia
 17a 21 / junho / 2002
 
Centro de Convenções
 Hotel Monte Real
                 página 3
 

STUDY TOUR - Plantio Direto na Pequena Propriedade chama a atenção de outros países

     A Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha realizou de 11 a 21 de novembro o IV World Bank Study Tour - uma excursão técnica organizada por esta Federação, demandada pelo Banco Mundial, com o objetivo de mostrar o sistema de plantio direto na palha para técnicos, autoridades políticas e produtores de outros países. Nesta ocasião contamos com a presença de 40 participantes, representando 14 países: Madagascar, Itália, Uganda, Kenya, Inglaterra, Holanda, Uruguai, Zambia, França, Tanzania, Indonésia, Costa do Marfim, México e Guiné.
      O programa é coordenado pelo Banco mundial e contou também com a presença de 7 técnicos da FAO. O principal objetivo dos visitantes era conhecer o plantio direto em nível de pequena propriedade e os mecanismos para adoção e difusão do sistema. Começou em Goiânia-GO com a palestra de abertura proferida pelo presidente desta Federação - Herbert Bartz. Em seguida houve uma apresentação da Associação de Plantio Direto do Cerrado e depois uma palestra com debate sobre as possibilidades do plantio direto em regiões tropicais e sub
-tropiciais. Ainda em Goiás, os participantes conheceram em Inhumas a experiência de uma Associação de pequenos produtores, assistidos pela Universidade Federal de Goiás, através do professor Rogério Almeida.
      Depois o roteiro envolveu os estados do Paraná e Santa Catarina, iniciando em Ponta Grossa - PR, com visita ao IAPAR – Instituto Agronômico do Paraná e a Fundação ABC. Foram visitadas também propriedades nos municípios de Prudentópolis - PR e Irati - PR com apresentação de trabalhos realizados pela EMATER - PR em parceria com a iniciativa privada - SYNGENTA e IAPAR. Em Santa Catarina os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Pesquisa para a Pequena Propriedade e o Centro de Treinamento da EPAGRI em Chapecó e, também visitaram uma pequena propriedade. De volta ao Paraná, em Missal, a EMATER - PR mostrou em campo todo o processo de adoção de práticas conservacionistas em sistema de microbacias, culminando com o sistema de plantio direto como prática principal para o manejo sustentável dos solos. O IAPAR apresentou em Medianeira o projeto Itaipu, desenvolvido em parceria com outras instituições e que visa a melhoria tecnológica do sistema de plantio direto, buscando, além da melhoria do solo e da produção. a redução de sedimentos no lago da represa. Foi visitada também a cooperativa LAR, em Medianeira (antiga COTREFAL).
     O evento se encerrou em Foz do Iguaçu com as seguintes palestras: Plantio direto adaptado a pequenos produtores e comunidades indígenas - a experiência do Paraguai, por Miguel Ken Morya do Ministério da Agricultura do Paraguai; Desenvolvimento Rural Holístico, por Antônio Leonel Poloni - Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB); Arroz Irrigado em sistema de plantio direto, por Ivo Mello - 1º Diretor Secretário da FEBRAPDP; uma apresentação dos programas de estado no Paraná que ajudaram a desencadear o processo de adoção do sistema de plantio direto, por Humberto Malucelli da SEAB; e uma apresentação de informações sobre o agronegócio brasileiro, por Gil Bueno Magalhães – Delegado Estadual do Ministério da Agricultura no Paraná.Por fim, houve um painel de debates com produtores e uma avaliação do IV Study Tour, onde os visitantes externaram sua satisfação com a programação estabelecida e com as oportunidades de troca de informações e experiências que tiveram durante o roteiro, em contato com técnicos e produtores. O grupo estabeleceu algumas estratégias de ação, visando a adoção do sistema de plantio direto em seus países de origem, pois estão convictos de que o caminho para uma agricultura sustentável é o plantio direto.


[ Página 2 ] [ Página 3 ] [ Página 4 ] [ Lista - Boletins Informativos ]

home