2                                                Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

EXPEDIENTE

Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP).
Instituída em 20/02/1992
Entidade de Utilidade Pública Federal (Proc.MJ 15630/97-32) DOU 116-22/06/98
Associada a Confederación de Asociaciones Americanas para la Producción Agropecuária Sustentable

Jornalista responsável:
João Carlos Dias - RP 2684/10/162-PR

Diagramação:
Romilda Chicoski - rorokia@uol.com.br 

Impressão:
Kugler Artes Gráficas

Presidente:
Herbert Bartz

Vice-presidentes:
Benedito L. Orlandi
Egídio Vuaden
Flávio Faedo
Gilberto Zeny
Flávio Faedo
Luiz Carlos Roos
Manoel Henrique Pereira
Sérgio Manica
Silvio H. Ohse

1º secretário:
Ivo Mello
2º secretário:
Cláudio Furian Macagnan

1º tesoureiro:
Felipe Lameu Paladini

2º tesoureiro:
José Roberto Brucelli

Conselheiros fiscais:   Eurico Dornelles              Franke Dijkstra                 Irineo da Costa Rodrigues

Suplentes:                      Altair Justino
Ivan Bohs

Diretor-executivo:
Engº agrº Maury Sade

Produção:
Engº agrº Bady Cury, assessor técnico da FEBRAPDP
Engª agrª Lutécia Beatriz Canalli, Emater-PR/FEBRAPDP

Endereço:
Rua Sete de Setembro, 800 - 3o andar. Sala 301 - A, centro
Ponta Grossa-PR
Tel/fax: (42) 223-9107
CEP: 84010-350
e-mail- febrapdp@uol.com.br 
www.febrapdp.org.br 

Ensino e o Plantio Direto
Professora MSc Vera Lucia Agottani Cury

      Ao comemorarmos 25 anos de Plantio Direto na Palha na região dos Campos Gerais, é oportuno enfatizar o papel do ensino na formação de profissionais da agronomia com conhecimentos técnicos do sistema, aptos para a condução, difusão e aprimoramento desta.
     Por outro lado, não poderíamos deixar de destacar a influência desta técnica, quando da instalação do Curso de Agronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
     Entre as argumentações utilizadas pelo agrônomo Américo Conrado Meinicke em defesa da instalação  do curso em Ponta Grossa, destacam-se os excelentes resultados que vinham sendo obtidos com o Plantio Direto, cuja adoção colocava, já na época, a Região dos Campos Gerais como referência nacional. este fato, aliado ao destaque que fez na ocasião, quanto ao número de instituições de pesquisa agropecuárias, cooperativas agrícolas e agroindústrias estabelecidas na região, respaldaram ainda mais a Universidade em levar adiante o seu intuito.
     A relação entre o Curso de Agronomia e o Plantio Direto não pára por aí, uma vez que o anúncio da divulgação da lista dos aprovados do primeiro vestibular, teve como palco a cerimônia de abertura do II Encontro Nacional de Plantio Direto, realizado em Ponta Grossa, em fevereiro de 1983. Na oportunidade, o então reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Daniel Albach Tavares, no seu discurso, além de enaltecer o trabalho de Meinicke, enfatizou os propósitos desta universidade em fazer do Curso de Agronomia um dos melhores do País, intento este conseguido ao conquistar a nota "A" no Exame Nacional de
Cursos do MEC em 2000. Desde a sua instalação, a disciplina de Plantio Direto faz parte do currículo  do curso, primeiro como optativa, e a a partir de 1994, como obrigatória, colocando a UEPG como a primeira Universidade do Brasil a incluir no conteúdo programático a disciplina de Plantio Direto. Esta instituição de Ensino Superior formou, até dezembro de 2000, 644 agrônomos com estes conhecimentos.
     O Sr. Manoel Henrique Pereira, um dos pioneiros do sistema no Brasil, além de ter incentivado a implantação do curso de Agronomia na UEPG, apoiou também em 1994 a transformação da disciplina Plantio Direto de optativa para obrigatória.
     A formação de agrônomos com conhecimentos dos Sistema de Plantio Direto muito tem contribuído, para a disseminação e consolidação da prática, não só no estado do Paraná como nas demais regiões do Brasil e países vizinhos.
     Lamentamos, no entanto, o baixo número de instituições de ensino da Agronomia, que tem dado ênfase a este sistema, que muito tem contribuído para o aumento da produtividade e principalmente para a preservação do meio ambiente e qualidade de vida.
     Produtores que empenham-se na adoção e difusão desta tecnologia, contam hoje com os profissionais que cada ano deixam os bancos das universidades com esses conhecimentos. Sem dúvida, eles espelham a certeza da continuidade desta prática por muitos anos.


FAO mostra Sistema de Plantio
Direto brasileiro para o mundo

     Uma comitiva da FAO, de Roma, acompanhada por uma equipe de filmagem, esteve em Santa Catarina e Sudoeste do Paraná, de 9 a 15 de setembro, para viabilizar a realização de um documentário sobre sistemas conservacionistas de cultivo de solo. Foi dado ênfase ao Plantio Direto na pequena propriedade. A comitiva chegou, no primeiro dia, a Florianópolis, onde manteve contatos com a direção da Epagri para seleção de vídeos.
     O primeiro trabalho será um vídeo de três a quatro minutos, em inglês, francês e espanhol, descrevendo o conceito, a essência e os objetivos do Plantio Direto, que será distribuído no I Congresso Mundial de Agricultura Conservacionista, que acontece em Madri, de 1 a 5 de outubro, e também para redes de TV em todo o mundo na divulgação do evento. O outro vídeo, com cerca de 10 minutos de duração, será encaminhado para as grandes redes de TV (CNN, Reuters e APTN) e será apresentado no início do Congresso.
     O objetivo geral destes vídeos, segundo José Benites, membro da comitiva, é demonstrar a importância e os impactos do Plantio Direto, o processo de adoção pelos agricultores e suas organizações e as diferentes estratégias de geração e difusão de tecnologias, incluindo os aspectos sociais, políticos, ambientais, organizacionais e institucionais, com ênfase nos agricultores familiares. 
     Os  vídeos procurarão mostrar, e convencer os especuladores que através do Plantio Direto é possível desenvolver uma agricultura  sustentável, combinando bons retornos econômicos com melhorias ambientais e de qualidade de vida. A comitiva quis verificar e demonstrar ainda como e quando os sistemas como o plantio direto poderiam ser adotados  pelos pequenos agricultores, além de discutir o potencial de adoção da experiência brasileira por agricultores de outros países.
     Está aí mais uma demonstração de reconhecimento internacional pelo trabalho realizado por técnicos e agricultores brasileiros viabilizando a agricultura rumo ao desenvolvimento sustentável.


[ Página 1 ] [ Página 3 ] [ Página 4 ] [ Lista - Boletins Informativos ]

home