4                                               Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

NOTAS

Seqüestro de Carbono

     A FEBRAPDP, a Relaco e a CAAPAS estão organizando, parceria com outras instituições, um Seminário sobre Seqüestro de Carbono. As entidades entendem que é fundamental que se aprofunde a discussão a respeito do tema com o seqüestro via plantio direto, suas perspectivas e oportunidades. Isto devido a importância do assunto, frente aos aspectos ambientais, econômicos e sociais que abrange. A sua realização está prevista para maio ou agosto de 2002, dependendo de ajuste para confirmação do local. Aguardem em nosso próximo número, maiores informações.   

   Cancelada

     Em função da ocorrência de dois terremotos de grande magnitude em El Salvador e da necessidade de redefinir prioridades governamentais devido a  esta catástrofe, a Comissão Organizadora da VI Reunião Bianual  da Rede Latino Americana de Agricultura Conservacionista (Relaco) decidiu cancelar a realização naquele país. Desta forma a coordenação da Relaco está abrindo as inscrições para os interessados em sediar no próximo ano.Para isto será necessário a formalização do pedido e indicação das instituições que participarão da Comissão Organizadora. Por decisão da Assembléia  Geral da Rede, realizada durante a V Reunião Bianual, em Santa Catarina, no ano de 1999, o tema central da VI Reunião será " Agricultura Conservacionista y Ganaderia".
 
Estímulo
     O Programa de Pós-graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Londrina está oferecendo a disciplina Plantio Direto, com o intuito de estimular nos alunos, o senso crítico e a capacidade de avaliar a abrangência do referido sistema de produção.

Ciclo de Palestra
     Foi realizado em Araras-SP, nos dias 1 e 2 de junho, o "I Ciclo de Palestras e Dia de  Campo sobre Plantio Direto". O evento teve a presença de 200 participantes e foi realizado no CCA - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, sob a coordenação do Grupo de Estudo e pesquisa em  Agricultura (Gepagri). O ciclo se caracterizou como um marco na atividade de ensino e pesquisa do CCA. 
     
Endereço Provisório
     A FEBRAPDP está funcionando provisoriamente  em nova sede, no Edifício Executive Center. Na rua 7 de Setembro, número 800, 3º andar, sala 301-A - Centro -Ponta Grossa - PR.
 
Material Técnico
     O Livro de Resumos das Palestras do 7º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, o Guia de plantio Direto, livro produzido pelo Grupo Plantio Direto, estão a disposição para aquisição na FEBRAPDP, por um custo de R$15,00. Entre em contato conosco pelo fone/fax:(**42) 223-9107 ou pelo e-mail: febrapdp@uol.com.br
A FEBRAPDP está trabalhando no sentido de disponibilizar as palestras do 7º ENPDP, incluindo os debates, em CDs por tema abordado, e autor.
AGENDA

II Congresso de Plantio Direto

    O 2º Congresso Brasileiro de Plantio Direto na Palha foi transferido para o ano de 2003. O evento será realizado no Rio Grande do Sul, em local e data a serem definidos posteriormente.

Rotação de Cultura

     Em Piracicaba-SP, de 211 à 13 de julho, será realizado o II Simpósio sobre Rotação Soja/Milho no Plantio Direto. A realização é da POTAFOS.Maiores informações com Wilson, Evandro ou Silva, pelo telefone - (019)-4333254 ou e-mail - potafos.office@merconet.com.br 

Acontece no RS
    Nos dias 4 e 5 de julho, o município de Candelária -RS, sedia um Encontro Regional de Plantio Direto de Várzeas e Solos Arenosos. A promoção é da Revista Plantio Direto e da Cite 117. Informações pelo telefone (54) 3111235 ou pela internet, no endereço - revista@plantiodireto.com.br

Seminário/Encontro
De 8 a 10 de julho será realizado, em Dourados - MS, o Seminário Internacional sobre Plantio Direto nos Trópicos Sul-americanos. Na seqüência, de 10 a 13  acontecesse o V Encontro Regional de Plantio Direto no Cerrado. A promoção é da APDC, e a realização da Embrapa Agropecuária Oeste, Faculdade de Agronomia da UFMS, Sindicato Rural e Grupo  de Plantio Direto de Dourados. Maiores informações pelo telefone (067) 422-5788 ou na internet - apdc@tba.com.br 

No Paraguai

     Aproveitando a realização do 3º Simpósio de Siembra Directa em Naranjal no Paraguai, nos dias 2 e 3 de agosto, será realizada também a reunião anual da CAAPAS no dia 1º de agosto. Durante o simpósio haverá um painel  com a participação dos integrantes da  CAAPAS, com apresentação das experiências vividas em cada país de origem.

Na Espanha

     Acontecerá em Madri, na Espanha, de 1 a 5 de outubro de 2001, o I World Congress on Conservation Agriculture, organizado pela FAO e ECAF. O evento terá a participação de vários palestrantes brasileiros, entre eles, o presidente da CAAPAS - Manoel Henrique Pereira.
Maiores informações podem ser conseguidas no site: www.ecaf.org ou www.fao.org/waicent/faoinfo/agricul/AGSC/MENU.htm 
 

8º ENPDP

     Os preparativos para o 8º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, que acontecerá em São Paulo, continuam sendo realizados. O encontro é uma promoção da FEBRAPDP, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura de São Paulo, CATI, IAC, e Clube Amigos da Terra de São Paulo.
 

PLANTIO DIRETO
NA PALHA

25 ANOS NOS CAMPOS GERAIS
DO PARANÁ

A Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha comunica que estará promovendo, no mês de novembro de 2001, um evento técnico/festivo.
Comemoraremos com os pioneiros associados e público em geral, esta marcante data. Brevemente faremos chegar aos amigos, a programação do evento, para o qual contamos desde já com sua participação e prestigiamento.


[ Página 1 ] [ Página 2 ] [ Página 3 ] [ Lista - Boletins Informativos ]

home