2                                                 Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

EXPEDIENTE

Boletim Informativo da FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PLANTIO DIRETO NA PALHA (FEBRAPDP).
Instituída em 20/02/1992
Entidade de Utilidade Pública Federal (Proc.MJ 15630/97-32) DOU 116-22/06/98
Associada a Confederación de Asociaciones Americanas para la Producción Agropecuária Sustentable

Jornalista responsável:
João Carlos Dias - Registro Profissional: 2684/10/162-PR

Diagramação:
Romilda Chicoski - rorokia@uol.com.br

Impressão:
Kugler Artes Gráficas

Presidente:
Herbert Bartz

Vice-Presidentes:
Benedito L. Orlandi
Gilberto Pacífico Zeny
Luiz Carlos Roos
Manoel Henrique Pereira
Sérgio Manica
Silvio H.Ohse

1º Secretario:
Ivo Mello
                      2º Secretário:
Cláudio Furian Macagnan

1º Tesoureiro:
Felipe Lameu Paladini
      2º Tesoureiro:
José Roberto Brucelli

Conselho Fiscal:
Franke Dijkstra
Eurico Dornelles
Irineu da Costa Rodrigues

Suplentes:
Ivan Bohrs 
Altair Justino 

Diretor-executivo:
Engº agrº Maury Sade

Produção:
Engº agrº Bady Cury, assessor técnico da FEBRAPDP
Engª agrª Lutécia Beatriz Canalli, Emater-PR/FEBRAPDP

Endereço:
Rua Sete de Setembro, 800 - 3o andar. Sala 301 - A, centro
Ponta Grossa-PR
Tel/fax: (42) 223-9107
CEP: 84010-350  
e-mail -  febrapdp@uol.com.br
www.febrapdp.org.br 

Diretoria da FEBRAPDP
se reúne em Ponta Grossa

     Foi realizada, no dia 9 de abril, uma reunião de diretores e conselheiros da FEBRAPDP em Ponta Grossa. O evento serviu para avaliar as ações desenvolvidas no ano passado, resultados obtidos, as propostas para este ano e a indicação dos membros que faltavam para preencher  os cargos vagos na diretoria.
     O diretor-presidente, Herbert Bartz, falou do momento atual da entidade em relação a suas associadas. Relatou também as suas atividades, em especial aquelas desenvolvidas junto às universidades, com a divulgação do sistema de plantio direto para os estudantes, que serão os responsáveis pela condução do processo no futuro.
     Entre outros assuntos tratados, um dos mais discutidos foi o da necessidade da Federação se modernizar. Para isso deverá ser contratada uma assessoria que deve elaborar um planejamento estratégico. Outro assunto, também de grande importância, foi a aquisição da sede própria da FEBRAPDP.
     Ficou definido que deverá localizar-se em Ponta Grossa - PR.

   Indicações
   Foram aceitas duas novas  indicações para a diretoria, conforme foi tratado na assembléia de Foz do Iguaçu. São elas: Flávio Faedo, para o cargo de vice-presidente para o Estado de Goiás e Egídio Vuaden como vice-presidente para o Estado do Mato Grosso.

Seqüestro de carbono em solos
sob plantio direto

     O carbono (C) é um importante elemento da constituição dos seres vivos. As plantas, por exemplo, quando descontada a água, possuem aproximadamente 50% do seu peso composto pelo elemento, que é essencial à vida no planeta e encontra-se distribuído na natureza em vários reservatórios, sendo os principais: oceanos, atmosfera, biosfera e solo. Assim, intrinsecamente, o carbono não é um elemento negativo. Porém, desde a Revolução Industrial, a concentração na atmosfera de um dos seus compostos, o dióxido de carbono (CO2), tem aumentado rapidamente, trazendo preocupação aos ambientalistas. Estima-se que desde aquele evento houve um aumento de 35% na concentração de CO2, ocasionando principalmente pelo consumo de combustíveis fósseis, notadamente o petróleo e o carvão.
     Entre as conseqüências da elevação da concentração deste e de outros gases na atmosfera, destaca-se a retenção de parte da radiação solar refletida pela Terra, resultando no aquecimento do planeta, fenômeno conhecido como efeito estufa. Para exemplificar, no século passado o aumento da temperatura foi de 0,5 graus centígrados (Cº), neste século, que se inicia, o aumento previsto é de 1,5 a 6ºC
. Se tal aquecimento for confirmado haverá modificações no clima e no nível dos oceanos, com reflexos na vida de todo o planeta.
     C
om o objetivo de amenizar o problema, várias alternativas tem sido propostas. Entre elas destaca-se a utilização do solo como um reservatório natural de carbono. Assim, o conceito de seqüestro de carbono abrange a retirada do CO2 da atmosfera e o armazenamento temporário deste elemento no solo, na forma de matéria orgânica (MO). O carbono é o principal constituinte da MO, com aproximadamente 58%. As plantas, através da fotossíntese, são o elo de ligação entre o C que se encontra na atmosfera e o do solo. Várias práticas de manejo influenciam o estoque de C no solo, porém o preparo é o que tem maior impacto. Estudos conduzidos por vários anos pelo Doutor Reicosky, pesquisador do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, comprovam que a liberação de CO2 do solo, logo após o preparo, é muito elevada. Assim, após a aração, praticamente todo o carbono que foi adicionado pelas plantas pode voltar para a atmosfera, sem ficar armazenado no solo. Neste caso, verifica-se um balanço negativo de C, no qual as perdas são maiores do que as adições, resultando no decréscimo gradual do teor de MO do solo. por outro lado, quando o preparo é reduzido ou mesmo eliminado, como no plantio direto, as perdas de C são drasticamente reduzidas, havendo possibilidade de um balanço positivo. Para tanto, há necessidade de utilização de culturas de cobertura na entressafra da  produção de grãos e um plano de rotação que privilegie culturas com elevada adição de palhada.
     Nesta safra, nos Estados Unidos, os agricultores que utilizam o sistema plantio direto já receberão um incentivo econômico pelo seqüestro de carbono em seus solos. Segundo os analistas, este é um mercado  que tenderá a evoluir rapidamente nos próximos anos. Portanto, o seqüestro de C nos solos sob plantio direto representa, em primeira instância, uma melhoria da qualidade do solo para os agricultores que o usam, porém em uma visão mais ampla, também representa uma melhoria do ambiente para toda a sociedade pela retirada do C da atmosfera.

Telmo J.C.Amado & Thomé Lovato
Professores do Departamento de Solos da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS. E-mail - tamado@ccr.ufsm.br
telefone - (55)220-8108, fax - (55)220-8695, CEP- 97.105-900.


[ Página 1 ] [ Página 3 ] [ Página 4 ] [ Lista - Boletins Informativos ]

home