4                                               Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

AGENDA

Rotação de culturas 

      A APDC e o CAT de rio Verde realizam o Curso: Rotação de Culturas em Plantio Direto, de 15 a 17 de maio, em em Rio Verde-GO.
Maiores informações : apdc@tba.com.br ou  apgcat@dgmnet.com.br 

   Quinto Encontro

     Ainda em Rio Verde acontece o 5º Encontro de Plantio Direto de 20 a 22 de junho. O público alvo são produtores rurais e técnicos. A programação prevê palestras e práticas de campo. Informações podem ser obtidas pelo fone/fax (062) 621-3951, e e-mail - apgcat@dgmnet.com.br  ou endereço: Clube Amigos da Terra de Rio Verde, Rua 32, nº 224 -Bairro Santo Antônio,CEP-75.901-970-Rio Verde - GO.
 
Embasamento técnico
     A APDC e a Emater- MG realizam o Curso de Embasamento Técnico em Plantio Direto para técnicos principiantes na tecnologia, de 25 a 28 de junho, em Passos - MG. 
     Maiores informações : apdc@tba.com.br

Ciência do Solo
     Será realizado em Londrina - PR, de 1º a 6 de julho, o 28º Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, com o tema Ciência do Solo - Fator de Produtividade Competitiva com Sustentatibilidade.
Maiores informações podem ser obtidas nos seguintes endereços: Degrau - Sistema de Comunicação Integrada - Rua: Astorga, 44 / fone- (43) 327-6676 / fax- (43)327-4133, e-mail: degrau@sercontel.com.br 

A home page do evento é www.cnpso.embrapa.br/cbcs
Informações científicas: hungria@cnpso.embrapa.br 

     
Várzeas e solos arenosos
     Acontecerá nos dias 4 e 5 de julho, no município de Candelária - RS, o Encontro Regional de Plantio Direto de Várzeas e Solos Arenosos. A promoção é da Revista Plantio Direto e da Cite 117.
Informações : (54) 311-1235 e e-mail : revista@plantiodireto.com.br 

  Regional do Cerrado

      De 10 a 13 de julho, no município de Dourados - MS, acontecerá o 5º Encontro Regional de Plantio Direto no Cerrado. Promoção da APDC e realização da Embrapa Agropecuária Oeste, Faculdade de Agronomia da UFMS, Sindicato Rural e Grupo de Plantio Direto de Dourados.  Maiores informações: (67) 422-5788 e e-mail: apdc@tba.com.br 

  No Paraguai

     Aproveitando a realização do 3º Simpósio de Siembra Directa em Naranjal no Paraguai, nos dias 2 e 3 de agosto, será realizada também a reunião anual da CAAPAS no dia 1º de agosto. Durante o simpósio haverá um painel  com a participação dos integrantes da  CAAPAS, com apresentação das experiências vividas em cada país de origem

Na Espanha

     Acontecerá em Madri, na Espanha, de 1 a 5 de outubro de 2001, o I World Congress on Conservation Agriculture, organizado pela FAO. O evento terá a participação de vários palestrantes brasileiros, entre eles, o presidente da CAAPAS - Manoel Henrique Pereira.
Maiores informações podem ser conseguidas no site: www.ecaf.org ou www.fao.org/waicent/faoinfo/agricul/AGSC/MENU.htm 
Segundo Congresso
     O 2º Congresso Brasileiro de Plantio Direto na Palha será realizado em novembro deste ano no Rio Grande do Sul, sinalizado para Porto Alegre. Este evento é voltado para pesquisadores, técnicos e produtores rurais. O objetivo é discutir pesquisa básica e aplicada, tecnologias e recomendações gerais para o sistema de plantio direto na palha. Para  a concretização do evento já foram realizadas reuniões entre a coordenação geral, a cargo da FEBRAPDP e a Embrapa, Passo Fundo - CNPT e Fundação Maronna.
 

Encontro Nacional

     Foi realizada uma reunião, em Campinas - SP, para definir local, data, tema, equipe executora-comissão executiva e técnica - e  esboçar o pré-projeto do 8º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha. A reunião, realizada entre a FEBRAPDP, Secretaria Estadual de Agricultura de São Paulo , CATI, IAC e Clubes Amigos da Terra de São Paulo, serve como ponto de partida das ações do encontro. A cidade de São José do Rio Preto será o local do 8º ENPDP, em junho de 2002. Produtores rurais e técnicos vão participar com o objetivo de discutir e trocar experiências em plantio direto na palha.

Curso de Plantio Direto
     A ABEAS, a UNB e a APDC estão realizando o 2º Curso de Especialização (pós-graduação latu-senso), por tutoria a distância, em plantio direto, para profissionais da área de ciências agrárias. O início foi agora, em março,  e deve se estender até fevereiro de 2002. A carga horária total é de  500 horas. Maiores informações podem ser obtidas na UNB - Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Caixa Postal - 04508,  CEP - 70.910-970 - Brasília - DF. Fone: (061)307-2801. Fax: (61)273-6593 e e-mail : rcarmona@unb.br 

Endereço Provisório
     A FEBRAPDP está funcionando provisoriamente  em nova sede, no Edifício Executive Center. Na rua 7 de Setembro, número 800, 3º andar, sala 301-A - Centro -Ponta Grossa - PR. Isto ocorre em virtude de reformas na Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais, para onde a Federação deverá retornar.

Material Técnico
     O Livro de Resumos das Palestras do 7º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, o Guia de plantio Direto, livro produzido pelo Grupo Plantio Direto, estão a disposição para aquisição na FEBRAPDP, por um custo de R$15,00. Entre em contato conosco pelo fone/fax:(**42) 223-9107 ou pelo e-mail: febrapdp@uol.com.br
A FEBRAPDP está trabalhando no sentido de disponibilizar as palestras do 7º ENPDP, incluindo os debates, em CDs por tema abordado, e autor.

Proposta de Trabalho
     No mês de dezembro o diretor mundial de assuntos relacionados a ações de desenvolvimento e difusão de tecnologias para pequenos produtores da Monsanto, Horácio Navarrete esteve visitando a Federação. A intenção é estabelecer um projeto de apoio a pequenos produtores, visando a adoção e difusão do sistema de plantio direto. Sugestões e idéias foram discutidas e foi elaborado um pré-projeto de ação conjunta, em nível nacional.
Estamos aguardando um posicionamento do Navarrete para desenvolver-se um projeto definitivo.


[ Página 1 ] [ Página 2 ] [ Página 3 ] [ Lista - Boletins Informativos ]

home