2                                                 Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

EXPEDIENTE

Boletim Informativo da FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PLANTIO DIRETO NA PALHA (FEBRAPDP).
Instituída em 20/02/1992
Entidade de Utilidade Pública Federal (Proc.MJ 15630/97-32) DOU 116-22/06/98
Associada a Confederación de Asociaciones Americanas para la Producción Agropecuária Sustentable

Jornalista responsável:
João Carlos Dias - Registro Profissional: 2684/10/162-PR

Diagramação:
Romilda Chicoski - rorokia@uol.com.br

Impressão:
Kugler Artes Gráficas

Presidente:
Herbert Bartz

Vice-Presidentes:
Benedito L. Orlandi
Gilberto Pacífico Zeny
Luiz Carlos Roos
Manoel Henrique Pereira
Sérgio Manica
Silvio H.Ohse

1º Secretario:
Ivo Mello
                        2º Secretário:
Cláudio Furian Macagnan

1º Tesoureiro:
Felipe Lameu Paladini
        2º Tesoureiro:
José Roberto Brucelli

Conselho Fiscal:
Franke Dijkstra
Eurico Dornelles
Irineu da Costa Rodrigues

Suplentes:
Ivan Bohrs 
Altair Justino 

Diretor-executivo:
Engº agrº Maury Sade

Produção:
Engº agrº Bady Cury, assessor técnico da FEBRAPDP
Engª agrª Lutécia Beatriz Canalli, Emater-PR/FEBRAPDP

Endereço:
Rua Sete de Setembro, 800 - 3o andar. Sala 301 - A, centro
Ponta Grossa-PR
Tel/fax: (42) 223-9107
CEP: 84010-350
e-mail - febrapdp@uol.com.br
www.febrapdp.org.br 

Plataforma Plantio Direto
disponibiliza banco de dados

     Um banco  de dados sobre plantio direto será disponibilizado em breve pela FEBRAPDP, Embrapa e outros parceiros. O projeto foi desenvolvido em parceria, com a participação de aproximadamente 1300 produtores e 800 técnicos de instituições de pesquisa, assistência técnica e extensão rural públicas e privadas e de empresas do agronegócio. O apoio financeiro e do PADCT/CNPq/Banco Mundial e logístico da Associação de Plantio Direto no Cerrado.
     Foram realizados diagnósticos rápidos participativos, junto a produtores em todo o país que geraram as principais demandas, soluções e ações propostas referentes ao Sistema de Plantio Direto (SPD). Os diagnósticos foram validados por cerca de 120 profissionais que atuam no SPD (pesquisadores, professores, técnicos e produtores) em reuniões setoriais regionais, realizadas em Goiânia, Campinas, e Chapecó.
     Complementando, foram levantadas as ofertas tecnológicas no SPD, o que veio a se constituir-se em um banco de referências com mais de 900 registros, incluindo projetos em  andamento, trabalhos publicados, artigos, etc, etc. Todas essas informações já encontram-se à disposição de duas formas: através das equipes locais (técnicos extensionistas, de assistência técnica, pesquisadores, Clubes Amigos da Terra, e outros.) As tabelas podem também ser solicitadas diretamente à secretaria executiva do projeto, através do e-mail : plataformaspd@tba.com.br ou pelo endereço : SCLRN 712 Bloco C - Loja 18 - Asa Norte - CEP - 70.760-533 - Brasília, DF. Outra forma é através do acesso direto à página do projeto - www.embrapa.br/plantiodireto .
     Qualquer interessado que acessar pela internet poderá tomar conhecimento das soluções e ações recomendadas por agricultores e técnicos, a partir de problemas levantados e priorizados pelos produtores. Poderá também saber qual a contribuição dos trabalhos de pesquisa em todo o país e, quem está apto a responder perguntas sobre os problemas levantados.
     Estão disponibilizadas ainda informações sobre os instrumentos de  estímulo à adoção do SPD, seus benefícios aos produtores e seus familiares, ao meio ambiente e à sociedade, culminando em propostas de ações de intensificação de estudos sobre a contribuição do SPD à sustentabilidade da agricultura e sua difusão aos produtores, técnicos e sociedade, principalmente aos educadores, administradores e representantes políticos.
     A atividade de levantamento  de necessidades de treinamento ainda está em funcionamento, através de questionários simples, que estão disponíveis na página e podem ser preenchidos "on line" por profissionais da área.


Plantio Direto na Pequena Propriedade
4º Encontro Latino Americano foi realizado em Erechim - RS

     O 4º Encontro Latino Americano sobre Plantio Direto na Pequena Propriedade (ELAPDPP), realizado em Erechim-RS, de 7 a 9 de novembro do ano passado, contou com a presença de 1500 inscritos,  entre produtores e técnicos.
Entre os assuntos tratados tiveram destaque os benefícios das plantas de cobertura, principalmente pelo controle do processo erosivo, aporte de nutrientes - ciclagem e fixação de nitrogênio pelas leguminosas e efeito alelopático na supressão de plantas daninhas. Também foram abordados aspectos da fertilidade do solo, uso de adubos químicos e orgânicos e manejo das culturas de cobertura.
     Participaram da abertura o governador do Rio grande do Sul, Olívio Dutra, o secretário de Estado da Agricultura do Rio Grande do Sul, José Hermetto Hoffmann, o presidente da Confederación de Asociaciones Americanas para la Agricultura Sustentable (CAAPAS), Manoel Henrique Pereira, o presidente da FEBRAPDP, Herbert Bartz, entre outras autoridades.
     No entendimento de que a palha é a base do sistema de plantio direto e de que através da aração do solo há queima da matéria orgânica, os participantes do evento saíram convictos da importância deste sistema de plantio para a sustentabilidade econômica, ecológica e social da agricultura.
     O evento foi promovido pela FEBRAPDP e realizado pela Emater - RS, Cotrel, Embrapa (Passo Fundo), URI-Campos de Erechim, Prefeitura Municipal de Erechim e Colégio Agrícola Ângelo Emílio Grando.


[ Página 1 ] [ Página 3 ] [ Página 4 ] [ Lista - Boletins Informativos ]

home