4                                                    Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

Editorial

      A Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha, no momento em que realiza mais um Encontro Nacional, tem a honra de lançar o 1º Boletim Informativo da Entidade, com o objetivo de divulgar as suas ações e de suas associadas, bem como as inovações relacionadas com o Sistema de Plantio Direto.

Na virada do milênio, o Sistema de Plantio Direto se consolidou, resolvendo os grandes problemas agronômicos, econômicos e ecológicos. Este fato se deve aos agricultores, porém a sustentação científica veio com a pesquisa tanto em nível nacional como estadual e local, assumindo assim o trabalho de Plantio Direto e colocando esta filosofia como a base para outras pesquisas. O que mais surpreendeu foram os benefícios ambientais, especialmente o que se refere a qualidade da água e do ar.
Com 25 a 30 % da área agricultável brasileira está no Sistema de Plantio Direto, para a FEBRAPDP cabe o desafio de consolidar a qualidade do processo. Devemos evitar que hajam retrocessos, o que representaria, na realidade, a inviabilização da nossa agricultura. Devemos nos unir, trabalhando a sociedade e o governo para que possamos alcançar a totalidade da área agrícola brasileira no Sistema de Plantio Direto. A FEBRAPDP tem a função de catalisar este processo.

             Herbert Bartz
      Presidente da FEBRAPDP
Representação Internacional da FEBRAPDP

      A Federação é entidade fundadora da CAAPAS - Confederacion de las Asociaciones Americanas para una Produccion Agropecuaria Sustentable, instituída em 1991, detendo atualmente, a função de Presidência.
      A CAAPAS, além do Brasil, congrega as entidades representativas de sete países, que tem finalidades afins: a difusão do Plantio Direto. São elas: AAPRESID (Asociacion Argentina de Productores en Siembra Directa-Argentina), SOCOSCHI (Sociedad de Conservacion de Suelos de Chile - Chile) FEPASIDIAS (Federacion Paraguaya de  Siembra Directa para una Agricultura - Paraguay), AUSID (Asociacion Uruguaya pró Siembra Directa - Uruguay), AMLC (Asociacion Mexicana de Labranza de  Conservación - México), ANAPO (Asociacion de Productores de Oleaginosas y Trigo - Bolívia), CTIC (Conservation Tecnological Information Center - Estados Unidos)
      A instituição, através das empresas associadas que compõem o chamado "Grupo de  Apoio ao Plantio Direto", tem recebido aporte de recursos, que a auxiliam na tarefa de bem representar suas atribuições.
      Em 8 de maio de 1997, como iniciativa pioneira da entidade junto à área governamental, foi assinado um "Acordo de Cooperação técnica, com o Ministério da Agricultura e do Abastecimento, Delegacia Federal da Agricultura no Paraná, que tem como objetivo básico, o estabelecimento de atividades voltadas à elaboração e execução de programas e eventos cujo objetivo seja a difusão, fomento, integração e troca de experiências no segmento de Manejo e Conservação de Solos: o Plantio Direto.
      Em 17 de setembro de 1998, foi assinado " Acordo de Cooperação", com o Instituto Agronômico do Paraná, com o objetivo de : desenvolver atividades de Cooperação e colaboração para a promoção de interesses comuns, como a realização de pesquisa e desenvolvimento, estudos, eventos técnicos e atividades correlatas voltadas ao Plantio Direto; participar cooperativamente na pesquisa e capacitação de recursos humanos; uso cooperativo de infra-estrutura; intercâmbio de cientistas, técnicos e membros das duas entidades, visando a pesquisa, o desenvolvimento institucional e a capacitação de recursos humanos; facilitar o intercâmbio de informações técnico-científicas, entre as instituições.


[ Página 1 ] [ Página 2 ] [ Página 3 ] [ Boletins Informativos ]

home