Boletim Informativo
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE
PLANTIO DIRETO NA PALHA

Associada a CAAPAS-Confederación de Asociaciones Americanas para la Agricultura Sustentable
         Ano 1                                             Número 16                                      Abril/Junho de 2004

9º Encontro Nacional de Plantio Direto
na Palha destaca busca de qualidade

A Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP) realizou de 29 de junho a 2 de julho o 9o Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha. O evento foi realizado, desta vez, no Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves, em Chapecó (SC). O encontro foi realizado em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina, através da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Prefeitura Municipal de Chapecó.
     O objetivo central foi motivar a troca de experiências e os debates entre lideranças políticas, produtores e técnicos participantes, em torno de temas relevantes para o desenvolvimento tecnológico do Sistema Plantio Direto na Palha (SPDP) no Brasil. Os organizadores consideram os resultados um marco na história dos encontros nacionais, isto pela vanguarda dos temas abordados e também pelo profissionalismo e maturidade com que discutiu temas polêmicos, como a biotecnologia e o plantio direto.
     Temas novos, como o seqüestro de carbono em sistema plantio direto, também foram debatidos. Pelos trabalhos e palestras apresentados, mais uma vez o sistema supera as expectativas e mostra eficiência na redução da emissão de carbono na atmosfera, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e a minimização do efeito estufa.

     A diretoria da FEBRAPDP acredita que agora o grande desafio é imprimir qualidade ao SPDP, pois não é suficiente fazer plantio direto, é preciso buscar a eficácia do sistema no mais amplo sentido, ou seja, preservação ambiental, resultados econômicos compensadores e justiça social, representado pela melhoria da qualidade de vida das populações rurais.

     O encontro tratou ainda de temas específicos, mas também muito importantes, como o Plantio Direto de Hortaliças, uma realidade já bastante forte em Santa Catarina e a Agricultura Orgânica e o Sistema de Plantio Direto, representado pela experiência do Rio Grande do Sul. Neste caso há um encontro de duas tecnologias extremamente preservadoras das condições ambientais.
     O Sistema Plantio Direto é hoje, também, uma realidade para a pequena propriedade. Experiências de sucesso nesta condição foram apresentadas pelos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás. Não há mais como produzir sem pensar em mercado, e assim o tema “O Agronegócio e o Sistema Plantio Direto” teve seu espaço. Foi também, ressaltada a importância dos Clubes Amigos da Terra como um fórum de discussão e apoio para a tomada de decisões. Temas como “Manejo da Fertilidade dos solos em SPD”, “Manejo Integrado de Pragas e doenças em SPD” e “Manejo Integrado de Plantas Daninhas” foram outros assuntos destacados.
     Outros temas de igual importância foram levados à plenária, que participou de todos os debate. "Por sua vez, os palestrantes que, com grande profissionalismo e brilhantismo trataram cada tema, permitiram um debate maduro e os participantes saíram do evento levando em suas bagagens um pouco mais de conhecimento e o sentimento de um time forte, com rumo definido e muita determinação para enfrentar os desafios e saber tirar o melhor proveito das oportunidades", considera a coordenadora técnico do evento, Lutécia Beatriz Canalli.

     O coordenador geral Bady Cury destacou também, a participação ativa das empresas na plenária, que pela primeira vez tiveram espaços para tratarem das inovações tecnológicas, não tratando-se porém somente de
merchandising.
     Participaram do evento 773 pessoas vindas praticamente de todas as regiões produtoras do Brasil. Deste total,  294 eram técnicos, 367 produtores, 42 estudantes de agronomia, e outros 70.
O encontro teve o apoio da Andef, CCA/UFSC, Cefet-PR, Emater–PR, Emater–RS, Embrapa, Fealq, Fecoagro, Fetaesc, Iapar, Ministério da Agricultura, Ocesc, Revista Plantio Direto, Udesc, Unisul, UnoChapecó. Como patrocinadores master as empresas Dow Agrosciences, Fundação Agrisus e  Monsanto. O evento contou ainda com os patrocínios da  Jacto, John Deere,  Manah e Semeato e a participação da empresas Metalúrgica Camarguense, Metalúrgica Krupp, Mícron, Rizobacter e Syngenta.


[ Página 2] [ Página 3] [ Página 4] [Página 5] [ Página 6] [Página 7] [Página 8] [Informativos]

home