7                                                  Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

Nobel da Paz diz que o Brasil tem o
maior potencial agrícola do mundo

 O prêmio Nobel da Paz (1970), Norman Borlaug, esteve visitando o Brasil durante 20 dias , no mês de fevereiro

     Conhecido como o “Pai da Revolução Verde”, evento responsável pelo aumento da produção de cereais em diversos países em desenvolvimento, principalmente na Ásia, na década de 60, o prêmio Nobel da Paz em 1970, Norman Borlaug,  disse  que o  Brasil é o país com maior potencial para se tornar um dos maiores exportadores de produtos agrícolas do mundo. Ele acredita que a distribuição de alimentos deve ser atrelada a oferta de trabalho. “Defendo a troca de alimento por trabalho em obras públicas e não a distribuição gratuita”, enfatizou o Prêmio Nobel, de 88 anos.
     O roteiro de Borlaug no Brasil incluiu visitas a lavouras que utilizam o sistema de plantio direto na palha, responsável pela melhoria do desempenho da agricultura em regiões de solos pobres e mal aproveitados, como o cerrado. Há quase 10 anos, quando esteve pela primeira vez no País, ele previu o crescimento da agricultura na região. “Estou convencido de que o que está acontecendo no cerrado é um dos mais espetaculares eventos de desenvolvimento agrícola da história mundial”, disse à época.
     Manoel Henrique Pereira, o Nonô, um dos primeiros produtores do Brasil a usar a técnica do plantio direto, recebeu Bourlaug na sua propriedade, em Palmeira (PR), na região de Ponta Grossa, e impressionou o prêmio Nobel da Paz. "Aumentar a fertilidade, conseguir controlar as ervas daninhas, fazer um plano de rotação de cultura e, finalmente, ter um custo menor e uma melhor produtividade, ele nunca viu nada parecido”, disse Nonô.  
     O plantio direto na palha já ocupa cerca de 20 milhões de hectares das lavouras comerciais brasileiras de grãos. Isso representa quase 41% dos 46,6 milhões de hectares ocupados pela atividade agrícola no País, principalmente com as culturas de soja, milho, algodão e feijão. Hoje, o plantio direto na palha é empregado no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Goiás e Minas Gerais, entre outros estados do Centro-Oeste.
     “Ele hoje reconhece no sistema brasileiro de produção de grãos por meio do plantio direto na palha, no cerrado, principalmente, o maior desenvolvimento e a maior fronteira de alimentos no mundo”, diz Ivo Mello, presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (Febrapdp), que acompanhou a visita.
     Norman Burlaug, professor de Agricultura da Universidade do Texas-EUA, também defende o uso de transgênicos, mas acha importante a participação de empresas públicas nas pesquisas sobre sementes geneticamente modificadas para evitar o monopólio de grupos privados. “A biotecnologia é um implemento novo que devemos colocar em prática”, diz Norman.
Durante a sua visita, Borlaug, também foi recebido pelo  ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, em Brasília.

 Agricultura Conservacionista na pauta do MAPA

     A diretoria da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP) foi recebida em audiência no dia 29 de janeiro pela assessoria do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, buscando a chancela ministerial para a Declaração do II Congresso Mundial de Agricultura Conservacionista, realizado em agosto do ano passado em Foz do Iguaçu, no Paraná.
     O documento, que recebeu  parecer favorável do fiscal federal Agropecuário, Maurício Carvalho de Oliveira, foi encaminhado ao chefe de gabinete do ministro, Erwin Klabunde, recomendado por enfocar aspectos relevantes para uma agricultura competitiva e poupadora dos recursos naturais, cujos princípios são mundialmente aplicáveis e relevantes para a melhoria da renda e para a geração de empregos na teia do agronegócio. Segundo Maurício Oliveira, a Declaração de Foz do Iguaçu vem ao encontro das políticas e diretrizes estabelecidas pela Pasta, significando também uma oportunidade ímpar para que sejam firmadas variadas ações em parceria com o setor produtivo, dentro dos moldes propostos pela alta administração do Governo, ou seja, a Parceria Público Privado (PPP).
     Na oportunidade, os dirigentes da FEBRAPDP convidaram o Ministro Roberto Rodrigues para participar do 9º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, que acontecerá  de 29 de junho a 2 de julho, em Chapecó, Santa Catarina.
     Estiveram na audiência o presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha, Ivo Mello, o diretor executivo Maury Sade e o presidente da Associação do Plantio Direto do Cerrado, André Ramalho Flores.

Dia de Campo da CAAL atesta a
eficácia do plantio direto na palha

     A Cooperativa Agroindustrial Alegrete-RS (CAAL) realizou no dia 19 de fevereiro um dia de campo focado no desenvolvimento de lavouras da soja em coxilhas, cultivo viabilizado nestes últimos anos na Fronteira Oeste do Estado graças a introdução do sistema de Plantio Direto na Palha (SPDP).
     Para se ter uma idéia do sucesso do SPDP, em praticamente 10 anos o município de Alegrete avançou de menos de mil hectares para 25 mil de área cultivada com soja. Até meados da década de 90 as plantações em sistema convencional (que precisam de grade e de arado), principalmente  nos solos areníticos desta região, foram responsáveis, entre outros problemas, pela aceleração do processo de desertificação do solo.
     Em 1995 o Sistema de Plantio Direto na Palha, apresentado no I Seminário de Plantio Direto realizado em Alegrete, por iniciativa da Associação dos Engenheiros Agrônomos do município e da CAAL, cativou os produtores rurais. Ao adaptarem esta tecnologia na região desencadearam uma nova era de desenvolvimento. O modelo teve grandes resultados principalmente para as lavouras ditas de coxilha (soja/milho/pastagens) de toda a Metade Sul do Estado, agregando ao binômio pecuária/arroz novas alternativas de produção, proporcionando maior rentabilidade ao produtor.
     O presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (Febrapdp) e da Fundação Maronna, Ivo Mello, presente no Dia de Campo, considerou como ponto alto do evento a constatação de que grandes áreas, como a região do Tigre (Passo Novo) e do Jacaquá, no interior de Alegrete, estão cobertas de lavouras  com excelente desenvolvimento. “Elas vão garantir aos produtores a tão almejada sustentabilidade, através de uma simples prática de manejo que possibilitou a  integração lavoura-pecuária, sem impacto nocivo ao meio ambiente, como vem provando o sistema de Plantio Direto na Palha, em várias regiões do País”, pontuou o dirigente.


[Página 1] [Página 2] [ Página 3] [Página 4] [Página 5] [Página 6] [Página 8] [Informativos]

home