6                                                  Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

Cats apóiam a certificação do Sistema Plantio Direto

      A maior feira de difusão de tecnologia para o plantio direto do Brasil, a Expodireto, foi cenário para a realização de um encontro entre a Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP) e os Clubes Amigos da Terra (CAT), seus associados, no dia 18 de março, em Não Me Toque (RS).
     No encontro, o presidente da Federação, Ivo Mello, apresentou aos produtores as bases de um projeto de Certificação do Sistema de Plantio Direto (SPD) que objetiva reconhecer e garantir a prática da agricultura conservacionista, tendo como critério indicador básico a cobertura do solo.
     O projeto foi demonstrado através de duas propostas. Uma delas simplificada, que selecionou as diretrizes do que são as boas práticas de cultivo, apresentada pelo vice-presidente da FEBRAPDP/RS, Ariovaldo Ceratti. A outra segue os moldes do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) e do seu braço nacional, o Movimento Brasil Competitivo (MCB). A idéia foi sugerida pelo especialista em desenvolvimento de programas de qualidade, Miguel Gomes, da Fundação Maronna, que transforma estas diretrizes em critérios mensuráveis (medidas e validades) e passiveis de avaliação, agregando ao processo produtivo, de forma proativa, práticas de gestão empresarial.
     A tendência será a fusão das propostas para que o processo de avaliação possa atestar o emprego adequado do Sistema Plantio Direto na Palha, certificando um produto agropecuário desenvolvido a partir de boas práticas agrícolas, seguindo as recomendações de uma Agricultura Conservacionista. 

     Apoio geral
     A idéia da implantação de um certificado de qualidade para o sistema de plantio direto surgiu da necessidade do reconhecimento desta prática, que ano após ano, vem aumentando a área de adoção em solo brasileiro. Consolidada como um sistema de produção sustentável, que além de proporcionar um manejo sustentável dos recursos naturais, propicia um aumento da fertilidade natural do solo, ainda permite boa renda ao produtor. A Federação vai dar continuidade no processo de captação de parcerias para materialização deste projeto que deverá ser lançado no do 9o Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha em Chapecó-SC no final de junho deste ano.

     A contribuição dos CATs
     Os Clubes Amigos da Terra junto com outras entidades do setor, foram os responsáveis pela adoção e disseminação do SPDP, principalmente no Rio Grande do Sul. Durante o encontro em Não Me Toque, as lideranças mostraram-se entusiasmadas com a proposta de certificação apresentada. “O projeto desempenhará, num primeiro momento, um papel mais institucional do que econômico, quase uma causa a defender, disse Felizberto Dorneles, do CAT Cruz Alta.
      Milton Scariot, do CAT Palmeira das Missões, parabenizou a iniciativa, constatando a oportunidade para o produtor avaliar a sua produção e fazer críticas de avanço, reflexão  compartilhada por Daniel Strobel, do CAT Panambi. Já Silvio Américo Ohse,  também do CAT Cruz Alta e ex-vice-presidente da Federação, comentou a grande oportunidade de divulgação que um selo de certificação vai proporcionar: “Temos a melhor mercadoria, admirada pelo mundo afora”, disse o produtor, citando a Alemanha, onde esteve recentemente visitando a feira de produtos alternativos com valor agregado em relação a manejo sustentável de recursos naturais – Biofach.

     Encontro dos CATs
     Avaliando a reunião, o presidente da FEBRAPDP, Ivo Mello, disse que saiu satisfeito do encontro. “Foi dado um passo importante de consolidação das parcerias necessárias para a construção do que virá a ser o Programa de Certificação do Sistema do Plantio Direto”, sentenciou o dirigente. “Após a implantação, a conquista desta certificação vai depender do esforço e do espírito empreendedor de cada um de nós”, concluiu o presidente.
     No encerramento, os CATs propuseram a realização do próximo Encontro dos Clubes Amigos da Terra, durante a realização da Fenatrigo, em Cruz Alta.
     Estiveram presentes os CATs de Palmeira das Missões, Ibirubá, Cruz Alta, Panambi, Sertão, Júlio de Castilhos, Tupanciretã e Ijuí. E ainda representantes da Fundação Maronna, Cotrijuí, Cooplantio, Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana, Revista do Plantio Direto, Fazenda Cerro do Tigre e membros da diretoria da Federação Brasileira do Plantio Direto na Palha.

 FEBRAPDP busca chancela das entidades setoriais para a proposta

     A proposta de certificação de qualidade no Sistema de Plantio Direto na Palha está sendo articulada pela Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha - FEBRAPDP, através do seu presidente, Ivo Mello. O objetivo é consolidar e garantir as práticas recomendáveis que sustentam o sistema, embasadas na Agricultura Conservacionista.
     O SPD agora busca a chancela das entidades públicas setoriais, como o Ministério da Agricultura, Farsul/CNA, Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul/IRGA, entre outras, para que se caracterize como prática de cultivo recomendada oficialmente.
     Durante o Dia de Campo do Instituto Riograndense do Arroz -IRGA, no dia 10 de março, em Cachoeirinha, Ivo Mello, acompanhado do vice-presidente da Federação no Rio Grande do Sul, Ariovaldo Ceratti, manteve audiências com representantes setoriais, buscando apoio e adesão ao projeto de certificação. Além do presidente do IRGA, Peri Coelho, que garantiu a associação do Instituto ao projeto, os diretores foram recebidos pelo coordenador executivo do PGQP, Luiz Ildebrando Pierry, que se prontificou a ser o porta-voz da idéia junto ao braço do PGQP nacional, o Movimento Brasil Competitivo (MCB). O vice-presidente da Farsul, Francisco Shardong, também se comprometeu em apresentá-lo ao presidente, Carlos Sperotto, que deve encaminhar a proposta para a Confederação Nacional da Agricultura-CNA, após apreciação. Shardong sugeriu a inclusão do Senar na etapa do projeto que envolva capacitação e considerou viável e oportuno o seu lançamento, em agosto, por ocasião da Expointer.

 Países americanos discutem o SPD na Argentina

     A cidade de Rosário, na Argentina, sediou a Reunião Anual da Confederação de Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável - Caapas, realizada entre os dias 28 e 31 de março. A entidade anfitriã foi a Appresid, co-irmã portenha da Federação Brasileira do Plantio Direto na Palha.
     A pauta principal discorreu sobre a possível inclusão do Canadá como membro da Caapas, solicitação formalizada durante a realização do II Congresso Mundial de Agricultura Conservacionista, em agosto do ano passado, em Foz do Iguaçu. Para o presidente da Confederação, engenheiro agrônomo Roberto A. Peiretti, a adesão de mais um país representa um reconhecimento, assim como a possibilidade de continuar ampliando os horizontes da instituição.
     O Brasil esteve representado pela Federação Brasileira do Plantio Direto na  Palha – FEBRAPDP, associada da Caapas.  O engenheiro agrônomo Ivo Mello, presidente da Federação, participou acompanhado do diretor executivo, Maury Sade e do diretor tesoureiro,  Manoel Henrique Pereira, o Nonô, apresentando  relatório das atividades da FEBRAPDP, no ano de 2003 e o planejamento para 2004.
     A idéia de constituição da Caapas surgiu em março de 1992, durante o 1º Congresso Anual da APPRESID, realizado em Villa Giardino, Província de Córdoba, Argentina. Desde então realiza, anualmente, reuniões de avaliação e planejamento com as entidades associadas com o objetivo de expandir a prática do plantio direto.
     A entidade defende uma proposta para aumentar e sustentar a produção agropecuária que se baseia no uso racional dos recursos naturais, compatibilizando-os com as necessidades de benefício econômico através de utilização de tecnologia adequada, que possa harmonizar esses fatores. A agricultura sem preparação do solo, plantio direto, constitui a proposta central da Confederação. Com isso é possível considerar, de um ponto de vista conceitual, o solo como um recurso natural renovável. A pesquisa científica e a aplicação desta tecnologia pelos produtores inovadores da América, vêm demonstrando que este sistema de produção não só evita a degradacão do solo como também o melhora e conserva. Além disso, permite a transformação do recurso solo em renovável e da agricultura em sustentável.

     Além do Brasil, estiveram presentes Chile, Paraguai, Uruguai, Argentina, Estados Unidos e Canadá.


[Página 1] [Página 2] [ Página 3] [Página 4] [Página 5] [Página 7] [Página 8] [Informativos]

home