Boletim Informativo
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE
PLANTIO DIRETO NA PALHA

Associada a CAAPAS-Confederación de Asociaciones Americanas para la Agricultura Sustentable
      Ano 4                                                          Número 15                                           Janeiro/Março de 2004

    OPINIÃO     

     Muitos são os desafios que a agricultura vem enfrentando ao longo dos anos. Novas tecnologias vêm sendo colocadas à disposição dos usuários, porém, muito pouco valor é dado aos protagonistas que lutam para que essas técnicas sejam passíveis de uso.
   Assim é que no Brasil muitas vezes os geradores das tecnologias que resultam principalmente no aumento de produção e movimentação do agronegócio, mal são citados pelos nossos governantes, deixando, na maioria das vezes, os louros por conta de uma ação meramente política. Isto em um País onde o agronegócio é um dos principais fatores de arrecadação e agregação de rendas.
     Outro grande exemplo é o caso do plantio direto, sistema que, em pouco mais de 30 anos superou a casa dos 20 milhões de hectares em todo o Brasil.  Isto graças ao trabalho desenvolvido pela pesquisa e assistência técnica, juntamente com abnegados agricultores, que mesmo sem os incentivos necessários souberam superar as dificuldades, fazendo com que o SPD tivesse uma conotação não só técnica (controle da erosão, recuperação de solos degradados, possibilidade de utilização de solos de baixa aptidão, aumento da produtividade, melhoria da qualidade ambiental), mas também social, que em função dos seus amplos benefícios faz com que grandes, médios e principalmente pequenos produtores, permaneçam trabalhando na terra.
     E a nossa pesquisa como anda? Será que nossos mandatários não percebem o que vem acontecendo? Todos nós sabemos das dificuldades pelas quais as instituições de pesquisa vêm passando, com a falta de recursos financeiros e de pessoal. Apesar disto, bons resultados têm sido apresentados, porém, os pesquisadores são duramente cobrados quando não têm solução para alguns problemas.
     Assim, pensamos que os nossos governantes, políticos e aqueles que têm poder de decisão devem passar a olhar os técnicos e produtores com maior carinho, compensando e valorizando aqueles que fazem hoje da Agricultura Brasileira uma referência internacional. 

Engº agrº Bady Cury
Assessor Técnico da FEBRAPDP

 


[ Página 2] [ Página 3] [ Página 4] [Página 5] [ Página 6] [Página 7] [Página 8] [Informativos]

home