7                                                    Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

Sistema Plantio Direto: estandarte da sustentabilidade


José Eloir Denardin1
Rainoldo Alberto Kochhann1

     No Brasil, o modelo preconizado de incorporação de novas áreas agrícolas ao processo produtivo e de busca de aumento de produção por unidade de área, alicerçado no emprego de sistemas de manejo incompatíveis com a qualidade estrutural do solo e no uso intensivo de insumos, descomprometidamente com a questão ambiental, está nitidamente sendo substituído por diretrizes da sustentabilidade, cenário em que a ambiência é o novo paradigma.
     Um agroecossistema, convencionalmente representado por um estabelecimento agropecuário, constitui, do ponto de vista da termodinâmica, um sistema aberto, com fluxos de entrada e de saída de energia e de matéria, em permanente relacionamento com os sistemas atuantes nas interfaces. A sustentabilidade desse agroecossistema, fundamentada no atendimento de necessidades socioeconômicas, na segurança e na qualidade alimentar da humanidade e na preservação da qualidade dos recursos naturais, está na dependência da obtenção do equilíbrio dinâmico desses fluxos e de suas relações com o entorno, mediante a manutenção da produção mínima de entropia. Portanto, partindo da premissa que processos ordenativos diminuem a produção de entropia e processos dissipativos elevam a produção de entropia, elementos indicadores de sustentabilidade de um agroecossistema podem ser expressos por coeficientes resultantes da avaliação do grau de entropia (organização ou reorganização) manifestado pelos processos envolvidos nesse sistema.

     Nesse contexto, há indicadores de que ao sistema plantio direto está reservada a potencialidade para a implementação do novo padrão de sustentabilidade da agricultura. O respeito à vida, mediante a incessante expectativa de alcance de uma agricultura irrepreensível, credencia o sistema plantio direto como uma real possibilidade de atendimento a esse paradigma.
O plantio direto ¾ enfocado como um sistema de exploração agropecuária que envolve diversificação de espécies, via rotação de culturas, mobilização de solo apenas na linha de semeadura e manutenção dos resíduos vegetais de culturas anteriores na superfície do solo ¾ é um complexo de tecnologias de processo, de produto e de serviço que submete o sistema de produção agropecuária a um menor grau de perturbação ou de desordem, quando comparado a outras formas de manejo que empregam mobilização intensa de solo. Em conseqüência, esse conjunto de tecnologias requer menor infra-estrutura de máquinas e equipamentos, demanda menor força de trabalho e menos energia fóssil, minimiza a erosão, diminui a mineralização da matéria orgânica, aumenta os processos de floculação e de agregação do solo, desenvolve a estrutura do solo, favorece o controle biológico de pragas, de doenças e de plantas daninhas e desacelera as taxas de ciclagem e reciclagem de nutrientes, induzindo sincronismo com as taxas de crescimento das formas de vida presentes. Portanto, o plantio direto, comparativamente a outras formas de manejo, potencializa a obtenção do equilíbrio dinâmico do sistema de produção agropecuária, tendendo à produção mínima de entropia, disciplina os fluxos de entrada e de saída do sistema, economizando energia, e conserva o potencial biológico do sistema, reservando-lhe maior capacidade de auto-reorganização. Ao refletir esse conceito, pela adoção do sistema plantio direto objetiva-se expressar o potencial genético das espécies cultivadas através da maximização do fator ambiente e do fator solo sem, contudo, degradar os recursos naturais, permitindo-lhe atuar como um mecanismo de transformação, de reorganização e de sustentação de agroecossistemas.


[1] Eng.-Agr. Pesquisador da Embrapa Trigo, Caixa Postal 451, 99001-970 Passo Fundo, RS. Fone/Fax (54) 311 3641. E-mail: denardin@cnpt.embrapa.br ; rainoldo@cnpt.embrapa.br


[ Página 1] [ Página 2] [ Página 3] [Página 4] [Página 5] [Página 6] [Página 8] [Informativos]

home