4                                                 Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

SEMEADORAS MÚLTIPLAS SEMEATO

                                Pedro Werlang - Engenheiro mecânico, coordenador de treinamento da Semeato

      As Semeadoras Múltiplas representam um conceito diferenciado para o plantio direto ou convencional de culturas de grãos finos, graúdos ou pastagens em um único equipamento, mediante transformações a serem realizadas segundo as necessidades específicas para cada cultura. Neste sentido uma nova era na agricultura em 1994, quando a Semeato S/A disponibilizou ao mercado o modelo SHM 11/13, que possibilitou ao mercado o modelo SHM 11/13, que possibilitou a montagem de 11 ou 13 linhas no espaçamento de 17 cm, para grãos finos ou pastagens, e 6 linhas no espaçamento de 40 cm ou 3 linhas numa faixa de espaçamentos entre 70 a 90 cm para culturas como soja ou milho. Para o plantio de grãos finos são utilizadas linhas pantográficas independentes, que proporcionam copiagem das irregularidades do solo, mantendo a profundidade uniforme de colocação das sementes, pelo uso de rodas limitadoras de profundidade, que trabalham junto ao sulcador ( disco duplo defasado).

     Atualmente a Empresa atende a pequenos, médios ou grandes produtores com Semeadoras Múltiplas, nos modelos: 

MODELOS

GRÃOS FINOS

GRÃOS GRAÚDOS

SAM 135

07 linhas x 17 cm

03 linhas x 45 cm

SAM 200

11 linhas x 17 cm

05 linhas x 40 cm

SHM 11/13

13 linhas x 17 cm

06 linhas x 40 cm

SHM 15/17

17 linhas x 17 cm

08 linhas x 40 cm

PD 13

13 linhas x 17 cm

06 linhas x 40 cm

PD 17

17 linhas x 17 cm

08 linhas x 40 cm

PD 21

21 linhas x 17 cm

09 linhas x 40 cm

SSM 23

23 linhas x 17 cm

09 linhas x 45 cm

SSM 27

27 linhas x 17 cm

11 linhas x 45 cm

     Observação: A tabela acima apresenta somente algumas especificações básicas, quanto ao número de linhas e espaçamentos (a tabela completa está disponível em prospectos).

      A regulagem de profundidade de corte e a colocação do adubo e semente são fáceis e práticas; pode-se ainda efetuar a alteração do ângulo das rodas limitadoras de profundidade, conforme as características do solo e cobertura.
     Nas Semeadoras Múltiplas a estrutura do chassi é composta por dois porta-ferramentas (tubos), um dianteiro e outro traseiro, nos quais são montadas as linhas de plantio. Na versão grãos finos, a montagem das linhas em cada um dos porta-ferramentas estão espaçados em 34 cm, intercalando desta forma as linhas dianteiras e traseiras, resultando em um espaçamento final de 17 cm. Associado a uma distância de aproximadamente 1,0 m entre os tubos, temos uma boa condição de trabalho, mesmo em coberturas densas.

     Com esta concepção inovadora de montagem, podemos ter uma economia substancial na implantação destas culturas, pois não necessitamos manejar a cobertura da cultura anterior. Operações com trituradores de palha, grades, rolos-faca, roçadeiras, ou outros, poderão desta forma ser evitadas.

     Para a implantação de culturas de grãos graúdos podemos fazer o aproveitamento de componentes comuns as duas versões, introduzindo linhas para a abertura do sulco e colocação do adubo no porta-ferramentas dianteiro (facão guilhotina, facão afastado, triplo disco ou disco duplo defasado), conjuntos para a transmissão e a distribuição de sementes (discos alveolados) e rodas compactadoras para o fechamento dos sulcos.
     As Semeadoras Múltiplas ainda permitem montagens específicas para a cultura do arroz (linhas articuladas), ou para a implantação/renovação de pastagens, sendo que para esta, podemos utilizar um reservatório específico para sementes pequenas (caixa de pastagens).
     Cria-se com esta concepção, um equipamento versátil e econômico, pois podemos realizar quatro operações de plantio distintas: Grãos finos, grãos graúdos, arrozeira e pastagens. Temos uma única semeadora para ser armazenada, utilizamos componentes comuns na manutenção do equipamento, e vale ressaltar que estamos adquirindo uma única semeadora, na análise de custo benefício.        


[Página 1] [Página 2] [ Página 3] [Página 5] [Página 6] [Página 7] [Página 8] [Informativos]

home