3                                                     Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

CAT-Unaí trabalha Plantio Direto
com pequenos produtores de leite

      Desde a safra de 2001/2002 o CAT-Unaí desenvolve um trabalho de fomento de plantio direto em pequenas propriedades, com o apoio da APDC e da Cooperativa Agropecuária de Unaí Ltda. (CAPUL), e ainda participação da EMATER-MG.
     A principal meta é de levar subsídios técnicos aos produtores de leite das localidades de baixa altitude desta região do cerrado de Minas Gerais, no sentido de fomentar a adoção do plantio direto como forma de otimizar o uso da terra e minimizar o acelerado processo erosivo. Nas áreas de agricultura tecnificada desta região o plantio direto já é realidade há muitos anos, a maioria daqueles produtores já tinha ao menos noção dos princípios do sistema, entretanto, a adoção em propriedades de pecuária leiteira era quase nula. E este público, somente como cooperado da CAPUL, ultrapassa o número de 2400 produtores, responsáveis por um volume de produção de mais de 200 litros de leite por dia. Isto faz de Unaí o 3o maior Município do Brasil em produção de leite, somente atrás de Castro-PR e Bom Despacho-MG.
     Hoje, na terceira safra deste trabalho e após diversas palestras e dias-de-campo se observa uma grande aceitabilidade do plantio direto pelos pecuaristas de leite deste região. Foi despertado de tal forma o interesse em adotá-lo que tornou difícil atender a demanda de serviço executado pela plantadeira Vence-Tudo cedida pela APDC/Embaixada Britânica e pelas cinco plantadeiras  Baldan Speed Box adquiridas pela CAPUL este ano.
     Somente entre os produtores atendidos pelo sistema Educampo (convênio Sebrae/CAPUL), sob a liderança do veterinário Túlio César Neves. A estimativa de área sob plantio direto em propriedades leiteiras é de mais de 200 hectares, envolvendo plantios de milho e sorgo para silagem e/ou reforma de pastagens em 18 propriedades. Neste aspecto, o que se busca daqui para frente, além da implantação do plantio direto, é criar modelos de produção e combinação cultural em programas de rotação que propiciem maior sustentabilidade. Serão implantados, por exemplo, ensaios com espécies de cobertura do solo, com espécies recuperadoras como a mucuna-preta, guandu, pé-de-galinha, sorgo forrageiro, milheto e outras, em seqüência à colheita de silagem em plantio de safrinha. O levantamento dos custos e das melhorias técnicas serão os fatores mais enfatizados nas avaliações. 

FEBRAPDP E EMATER-PR ASSINAM CONVÊNIO

     O presidente da EMATER-PR, Sabino Brasil Nunes de Campos e o presidente da FEBRAPDP, Ivo Mello, assinaram, no dia 11 de dezembro, um convênio para a continuidade da cessão da engenheira agrônoma Lutécia Beatriz Canalli para a Federação. Lutécia já atua  na Federação há quatro anos. A assinatura do convênio aconteceu durante a realização da Semana de Campo do Projeto Centro Sul de Feijão e Milho, em Ponta Grossa-PR.
     Na ocasião, a FEBRAPDP fez também a entrega de um veículo, à título de doação, para a EMATER-PR. O carro deverá ser usado para os serviços gerados pela parceria.A FEBRAPDP espera com a consolidação desta parceria estreitar os vínculos com a EMATER-PR, já que este trabalho vem dando bons frutos.

  ABEAS e FAV / UNB realizam
pós-graduação em Plantio Direto

     A Abeas e a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV/UNB), em parceria com a Fundação de Ensino Superior de Rio Verde (FESURV), a Associação de Plantio Direto no Cerrado (APDC) e o  Clube Amigos da Terra (CAT-Rio Verde), promovem a terceira edição do Curso de Especialização (pós-graduação Lato Sensu), por tutoria a distância, em Plantio Direto no Brasil. O curso foi reestruturado e tem por finalidade reforçar os aspectos práticos e as inovações trazidas pela experiência dos últimos anos, porém sem deixar perder os aspectos científicos e acadêmicos.
     O principal objetivo do curso é capacitar profissionais da área de Ciências Agrárias (engenheiros agrônomos, agrícolas, florestais e zootecnistas), quanto aos princípios e processos do PD na pós-graduação, através da tutoria a distância. Os participantes terão oportunidade de conhecer os benefícios econômicos, ambientais e sociais proporcionados pela adoção do plantio direto.
     A Abeas conta com uma coordenação pedagógica que está a  disposição dos alunos para sanar as dúvidas, prestar informações, enviar o material didático e atender a outras solicitações.
     A Coordenação Pedagógica está hospedada em um ambiente de aprendizagem virtual, que utiliza as novas tecnologias de informação e comunicação, em especial a Internet,com o uso de uma plataforma de aprendizagem eletrônica em ambiente colaborativo, visando a mediação pedagógica.
     Cada conteúdo será apresentado ao aluno nas formas de textos eletrônicos, web-aulas, Cd-Rom e material impresso. Serão dois encontros presenciais, com espaço de seis meses, para aulas expositivas com visita a produtores com experiência em Plantio Direto, seminários, trabalhos de grupo e avaliação dos nódulos, de acordo com as normas da UNB, para aprovação de alunos nos cursos de pós-graduação Lato-Sensu. A participação nos encontros presenciais é obrigatória. As despesas de deslocamento e estadia são de responsabilidade doa alunos. Após a conclusão do curso o aluno receberá o certificado de Especialização expedido pela UNB.

Realização: Associação Brasileira de Educação Agrícola Suiperior - Abeas ( www.abeas.com.br )
Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - FAV/UNB ( www.unb.br )

Parceria: Faculdade de Agronomia - Esucarv/Fundação Superior de Rio Verde - Fesurv ( www.fesurv.br )  
Apoio: Confea, Mútua, MAPA, UFAM, UFRA, Fepad e Nucomp. 
As inscrições deverão ser feitas no site da Abeas até janeiro de 2004.
Maiores informações pelo telefone - ( 61) 349-0200


[ Página 1] [Página 2] [Página 4] [Página 5] [Página 6] [Página 7] [Página 8] [Informativos]

home