6                                                     Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

 Sessão de pôsteres apresentou
resultados de pesquisas científicas

     Durante o II Congresso Mundial sobre Agricultura Conservacionista foi realizada uma sessão de pôsteres, criada para mostrar trabalhos científicos na área da agricultura conservacionista e promover a interação entre pesquisadores e público. O espaço foi dividido em três temas: trabalhos relacionados a aspectos de meio-ambiente, onde são apresentados resultados relativos a conservação do solo, água e biodiversidade; aspectos de perspectivas políticas e sócio-econômicas, com resumos de estudos  dirigidos a análises econômicas e propostas de políticas agrícolas; e o terceiro tema exposto, mostra pôsteres sobre inovações tecnológicas, que abordam resultados de pesquisadores voltados, por exemplo, ao uso do plantio direto em culturas de verão, entre outros.
     Foram expostos cerca de 150 trabalhos, oriundos dos 50 países representados no Congresso, com destaque para  os países da Ásia e África. “Praticamente todos os continentes estiveram representados aqui”, explica Antônio Motta, da Universidade Federal do Paraná, um dos coordenadores da sessão. 
     Um dos pontos importantes da mostra foi a oportunidade de interação dos autores dos trabalhos com os visitantes, que tiveram a oportunidade de explicar os resultados e trocar informações e experiências com outros pesquisadores. Os pôsteres, bem como o conteúdo de todas as palestras do II Congresso, compõem as publicações escritas e em CD do evento.

       Sessão de pôsteres ilustra na prática o Congresso

Gestão de recursos naturais
muda realidade do meio rural

     Todos aqueles que têm como preocupação o futuro do planeta e a qualidade de vida dos povos, deve atentar-se para a gestão dos recursos naturais. A afirmação é do agrônomo Nestor Bragagnollo, da Emater-PR, que falou sobre o gerenciamento da água e do solo, no Congresso.
Nestor descreveu o projeto que vem sendo desenvolvido no Paraná com o objetivo de solucionar os problemas de manejo e conservação dos recursos naturais, apresentados desde a década de 70. Para ele, o Paraná Rural é um projeto de êxito, que consolidou experiências e teve como unidade de planejamento e execução a microbacia hidrográfica. O programa iniciou em 1989 e encerrou em 1997, alcançando 210 mil produtores rurais atendidos em uma área de 7,1 milhões de hectares, distribuídos em 2.433 microbacias, acompanhadas por 399 conselhos municipais.
     De acordo com Bragagnollo, os resultados foram expressivos em relação a impactos sociais, econômicos e ambientais. Foi identificada a melhoria da qualidade da água em 16 mananciais de abastecimento urbano. O incremento em 62% na renda dos produtores também foi significativo, atingindo a melhoria das condições sociais das famílias.
     Os gestores do projeto dizem que este é um dos melhores trabalhos apoiados pelo Banco Mundial em todo o mundo. “Foram superados seus objetivos”, afirma Bragagnollo. Os resultados descritos são significativos, em especial no que diz respeito a adequação das estradas rurais, que segundo ele, quando feitas de um modo integrado às práticas de manejo e conservação de solo e água nas propriedades, propiciam controle mais eficiente da erosão e reduzem  as necessidades e valores  de manutenção em cerca de 50% em relação a gastos anteriores.
     Na sua visão, o Paraná Rural é um exemplo que precisa ser difundido a todos aqueles que se preocupam em implantar alternativas de uso, manejo e conservação de solo e água.

       Maquete ensina educação ambiental

     No Pavilhão de Exposição do II Congresso Mundial sobre Agricultura Conservacionista, em um espaço de 68 metros quadrados, a EMATER - PR mostrou uma maquete que objetiva desenvolver a educação ambiental em feiras e eventos. Há 6 anos a instituição vem levando aos eventos em que participa esta inovação de educar de forma mais interativa e motivadora, o que também contribui para fortalecer a sua imagem institucional.A maquete é dividida em dois momentos. No primeiro espaço existem quatro situações que demonstram e diagnosticam os problemas ambientais, como queimadas, erosão, esgoto rural, lixo urbano, etc. Na seqüência da maquete, outros quatro espaços apresentam as soluções técnicas para solucionar os problemas.
     De acordo com os responsáveis pelo trabalho, este é um recurso que atinge resultados imediatos e positivos na busca de conscientizar as pessoas da necessidade de práticas saudáveis e do uso adequado dos recursos naturais.
     A exposição itinerante dessa maquete é oportunizada graças a recursos do programa Paraná 12 meses, oriundos do Banco Mundial. No total já foram investidos mais de R$ 20 mil no projeto.


[Página 1] [Página 2] [ Página 3] [Página 4] [Página 5] [Página 7] [Página 8] [Informativos]

home