2                                                     Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

EXPEDIENTE

Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP).
Instituída em 20/02/1992
Entidade de Utilidade Pública Federal (Proc.MJ 15630/97-32) DOU 116-22/06/98
Associada a Confederación de Asociaciones Americanas para la Producción Agropecuária Sustentable

Jornalista responsável:
João Carlos Dias - RP 2684/10/162-PR

Diagramação:
Romilda Chicoski - rorokia@uol.com.br 

Impressão:
Kugler Artes Gráficas

Presidente:
Ivo Mello

Vice-presidentes:
Ariovaldo Ceratti
Hilário Daniel Cassiano
Herbert Bartz
Leonardo Coda
Flávio Faedo
Luiz Carlos Roos

1º secretario:
Osmar Muzilli
2º secretário:
Cláudio Furian Macagnan

1º tesoureiro:
Manoel Henrique Pereira
2º tesoureiro:
Andréas Petters

Diretor-executivo:
Engº agrº Maury Sade

Produção:
Engº agrº Bady Cury, assessor técnico da FEBRAPDP
Engª agrª Lutécia Beatriz Canalli, Emater-PR/FEBRAPDP

Endereço:
Rua Sete de Setembro, 800 - 3o andar. Sala 301 - A, centro
Ponta Grossa-PR
Tel/fax: (42) 223-9107
CEP: 84.010-350
e-mail: febrapdp@uol.com.br 
www.febrapdp.org.br 

IX ENCONTRO NACIONAL DE
PLANTIO DIRETO NA PALHA EM 2004

     A Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP) e a EPAGRI realizarão em Chapecó-SC, o IX Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha. O evento será realizado no final de junho de 2004. A Federação já iniciou os preparativos para a promoção. Agende-se.

 II CMAC - Painéis e mesas redondas
foram destaques

     Entre os painéis e mesas redondas promovidos, três abordaram aspectos sobre o que o Rio Grande do Sul está fazendo em relação ao plantio direto.
     Sobre "Arroz irrigado em rotação com pastagens no sul do Brasil e norte do Uruguai", o engenheiro agrônomo e consultor da Fundação Maronna, de Alegrete -RS, Júlio Taborda, afirmou que os campos naturais da região do pampa, tanto no Brasil quanto do Uruguai, apresentam características culturais, sociais e econômicas  muito particulares. Ele lembrou que na região da fronteira oeste do Rio Grande do Sul, onde a cultura do arroz irrigado tem muita importância, menos de 20% da área presta-se para o cultivo, enquanto que no Uruguai, mais de 90% das áreas são exploradas com produção pecuária. Segundo Taborda, a sustentabilidade dos recursos naturais é garantida pela intensificação da produção mediante manejo racional, introdução de espécies forrageiras de boa qualidade e fertilização fosfatada, que permitem atenuar a estacionalidade do campo nativo.
     Ele mostrou que a adoção do plantio direto, de uma boa drenagem e da inclusão de pastagens com leguminosas em uma rotação arroz-pecuária, aproximam o sistema a um novo equilíbrio sustentável.Já o engenheiro agrônomo Ivo Mello relatou a experiência  da Fazenda Cerro do Tigre, em Alegrete, RS, onde a iniciativa de adotar o sistema de plantio direto, além de pioneira na região, transformou-se na mais importante ferramenta de trabalho na busca  e construção gradual da agricultura conservacionista. Com orgulho, Mello revela que há dez anos não são aplicados nem inseticidas e nem fungicidas, em 800 hectares cultivados anualmente com arroz irrigado, graças a adoção de práticas de manejo integrado de pragas por um período de 16 anos.
Ariovaldo Ceratti, da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana - RS, abordou a Certificação com o selo verde para o sistema plantio direto.

  

Autoridades prestigiam o Congresso

     O II Congresso Mundial de Agricultura Conservacionista, devido à sua abrangência e importância, contou com a presença de diversas autoridades. O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Maçao Tadano, participou da solenidade de abertura, representando o ministro Roberto Rodrigues, que não pode participar por problemas de agenda. Outras autoridades nacionais e internacionais prestigiaram a abertura, como o vice-governador do Estado do Paraná, e secretário de Agricultura e Abastecimento, Orlando Pessuti; o prefeito de Foz do Iguaçu, Sâmis da Silva; o presidente da FEBRAPDP, Ivo Mello; o presidente da CAAPAS, Roberto Peiretti; o diretor superintendente brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek; o representante  da organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), José Tubino e o representante do CIRAD, Francis Forest. Na cerimônia também houve uma apresentação artística, coordenada pela professora Célia Silva Coqueiro, da Companhia de Dança Usina do Balet, sobre a lenda das Cataratas do Iguaçu - Lenda de Naipi e Tarobá.

 Livro destaca a trajetória
de Nonô Pereira

Durante a solenidade de abertura oficial do II Congresso de Agricultura Conservacionsita foi lançado o livro “Nonô, 25 anos de Plantio Direto”, escrito pelo engenheiro agrônomo, já falecido, Gilberto Borges e concluída por sua esposa, Juliane Borges.
     A publicação trata de um assunto muito importante e que esteve diretamente ligado ao tema do evento. Segundo os organizadores do Congresso, o que torna este lançamento ainda mais importante, é por ser de autoria do saudoso companheiro, que descreveu com perspicácia a trajetória da atividade de Manoel Henrique Pereira, o Nonô, um dos grandes responsáveis pelo sucesso do plantio direto no Brasil e no mundo.


[Página 1] [Página 3] [Página 4] [Página 5] [Página 6] [Página 7] [Página 8] [Informativos]

home