2                                                     Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

EXPEDIENTE

Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP).
Instituída em 20/02/1992
Entidade de Utilidade Pública Federal (Proc.MJ 15630/97-32) DOU 116-22/06/98
Associada a Confederación de Asociaciones Americanas para la Producción Agropecuária Sustentable

Jornalista responsável:
João Carlos Dias - RP 2684/10/162-PR

Diagramação:
Romilda Chicoski - rorokia@uol.com.br 

Impressão:
Kugler Artes Gráficas

Presidente:
Ivo Mello

Vice-presidentes:
Ariovaldo Ceratti
Hilário Daniel Cassiano
Herbert Bartz
Leonardo Coda
Flávio Faedo
Luiz Carlos Roos

1º secretario:
Osmar Muzilli

2º secretário:
Cláudio Furian Macagnan

1º tesoureiro:
Manoel Henrique Pereira

2º tesoureiro:
Andréas Petters

Diretor-executivo:
Engº agrº Maury Sade

Produção:
Engº agrº Bady Cury, assessor técnico da FEBRAPDP
Engª agrª Lutécia Beatriz Canalli, Emater-PR/FEBRAPDP

Endereço:
Rua Sete de Setembro, 800 - 3o andar. Sala 301 - A, centro
Ponta Grossa-PR
Tel/fax: (42) 223-9107
CEP: 84010-350
e-mail: febrapdp@uol.com.br 
www.febrapdp.org.br 

Congresso vai abordar todos os aspectos da Agricultura Conservacionista mundial

      As atividades no II Congresso Mundial sobre Agricultura Conservacionista iniciam no domingo, dia 10 de agosto, com recepção e inscrição dos participantes entre 14 e 18 horas, programação que se repete das 8 às 9 horas do dia 11. Logo em seguida acontece a primeira palestra: "Situação da Agricultura Conservacionista no mundo", com o consultor Rolf Derpsch, do Paraguai. Ainda no período da manhã acontecem três conferências: "Aspectos econômicos da Agricultura Conservacionista: uma revisão global da rentabilidade, riscos e dinâmica na perspectiva dos produtores", "Agricultura Conservacionista: benefícios na retenção de água, mitigação do carbono e redução da erosão do solo", e "Potencial florestal e agroflorestal na preservação dos recursos naturais".
     Logo após o almoço inicia uma mega programação, com palestras simultâneas em três auditórios, que discutirão a questão conservacionista em diversos aspectos, como biodiversidade, plantio direto no cerrado, impactos ambientais e sócio-econômicos do sistema, manejo integrado, matas ciliares e muito mais. Ao mesmo tempo estará acontecendo uma Sessão Especial Africana, que discutirá as questões inerentes àquele continente em relação à agricultura conservacionista. O mesmo se repete com uma Sessão Especial Asiática, no dia seguinte.
     O primeiro dia será concluído com a Sessão Oficial de Abertura, às 19h30 e a conferência de abertura, com o tema "A Agricultura Conservacionista como ferramenta para o desenvolvimento sustentável : as dimensões políticas", a partir das 20 horas.

Dia 12 de Agosto

O congresso reinicia na terça, logo pela manhã, com o painel Mitigação de CO2 , mudança ambiental e Agricultura Conservacionista: políticas e perspectivas em nível global. Logo após haverá uma mesa redonda sobre certificação com selo verde para o Sistema de Plantio Direto.  Ainda no período da manhã acontece outra mesa redonda sobre experiências com integração lavoura-pecuária na agricultura conservacionista. Serão tratados de temas como a integração lavoura-pecuária leiteira em pequenas propriedades no Sudoeste do Paraná; plantio de arroz irrigado em rotação com pastagens no Sul do Brasil e norte do Uruguai e integração lavoura pecuária em pequenas propriedades na África.
No período da tarde haverá um painel de debates sobre a Agricultura Conservacionista com e sem o uso de agroquímicos; uma apresentação oral sobre o papel das empresas privadas na promoção da Agricultura Conservacionista: experiências e desafios para o setor privado, no desenvolvimento e suprimento de equipamentos para Agricultura Conservacionista em pequenas propriedades na África e Agricultura Conservacionista e biotecnologia.
Nova mesa redonda irá tratar da agricultura conservacionista adaptada a condições específicas, como o plantio direto em pequenas propriedades em regiões semi-áridas ou em áreas montanhosas da África. Outro tema trata do plantio direto em áreas de arroz irrigado no Rio Grande do Sul. Ainda no período da tarde acontece a Sessão especial da Ásia.  A partir das 18 horas haverá a apresentação de pôsteres e visitas a estandes da exposição que estará ocorrendo durante o Congresso.

Dia 13 de agosto

Na quarta-feira haverá um espaço para as contribuições institucionais, com o tema "O papel das redes de cooperação na promoção da Agricultura Conservacionista". Terão participação entidades como a CAAPAS, ECAF (Espanha), ACT (Quênia), FAO, GTZ (Alemanha), CIMMYT ( México), CTIC (EUA), CIRAD (Brasil), IICA / Procitropicos (Brasil), Banco Mundial e Itaipú Binacional. Para fechar o período da manhã acontece a palestra "O papel de treinamentos e o manejo de propriedades para promover a Agricultura Conservacionista".
Para a tarde do dia 13 está reservado um espaço de relatos e experiências em Agricultura Conservacionista, que vai destacar diversos temas, como plantio direto em pequenas propriedades do Paraná;  plantio direto em pequenas propriedades em Gana (África); o sucesso do plantio direto com plantas de cobertura para regiões de cerrados; produção de tomate e cebola em cultivo mínimo e plantio direto em Santa Catarina; organizações de agricultores para a Agricultura Conservacionista na África; Agricultura Conservacionista na África: impactos e desafios para o desenvolvimento e adoção pelos agricultores; a experiência com os Clubes Amigos da Terra (CATs) no Brasil; integração lavoura-pecuária através do plantio direto com plantas de cobertura no Vietnã; como os membros do SAAG estão promovendo a Agricultura Conservacionista no Paquistão; um modelo brasileiro adaptado para a produção de algodão em plantio direto no sudeste dos EUA; e experiências com Agricultura Conservacionista no Chile.
À noite haverá nova apresentação de pôsteres e visitas aos estandes de exposição.

Dia 14 de agosto

Na quinta-feira acontece uma excursão técnica aos municípios lindeiros ao reservatório de Itaipu, para conhecer e discutir aspectos como o manejo do solo em microbacias hidrográficas, o corredor de biodiversidade na paisagem de ecossistemas, rotação de culturas e plantas de inverno para cobertura do solo em plantio direto, máquinas e equipamentos para o plantio direto (tração mecanizada, animal e manual) e a organização de agricultores e instituições para promoção da Agricultura Conservacionista.

Dia 15 de agosto 

No último dia do evento acontece uma conferência sobre as lições a serem aprendidas da crescente adoção do plantio direto na América Latina, com o produtor Manoel Henrique Pereira, membro da FEBRAPDP. Logo após haverá a mesa redonda "Rio/Johanesburgo" e depois "Políticas de manejo dos recursos naturais para a construção de um futuro sustentável.
Ainda no período da manhã será feita a conclusão dos temas debatidos e a sessão de encerramento do Congresso.
Todas as palestras, depoimentos de relatos, conferências e outros trabalhos vão contar com a participação de profissionais de profissionais de diversos países das Américas, Ásia, África e Europa.


[ Página 1 ] [ Página 3 ] [ Página 4 ] [ Lista - Boletins Informativos ]

home