2                                                     Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

EXPEDIENTE

Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP).
Instituída em 20/02/1992
Entidade de Utilidade Pública Federal (Proc.MJ 15630/97-32) DOU 116-22/06/98
Associada a Confederación de Asociaciones Americanas para la Producción Agropecuária Sustentable

Jornalista responsável:
João Carlos Dias - RP 2684/10/162-PR

Diagramação:
Romilda Chicoski - rorokia@uol.com.br 

Impressão:
Kugler Artes Gráficas

Presidente:
Ivo Mello

Vice-presidentes:
Ariovaldo Ceratti
Hilário Daniel Cassiano
Herbert Bartz
Leonardo Coda
Flávio Faedo
Luiz Carlos Roos

1º secretario:
Osmar Muzilli

2º secretário:
Cláudio Furian Macagnan

1º tesoureiro:
Manoel Henrique Pereira

2º tesoureiro:
Andréas Petters

Diretor-executivo:
Engº agrº Maury Sade

Produção:
Engº agrº Bady Cury, assessor técnico da FEBRAPDP
Engª agrª Lutécia Beatriz Canalli, Emater-PR/FEBRAPDP

Endereço:
Rua Sete de Setembro, 800 - 3o andar. Sala 301 - A, centro
Ponta Grossa-PR
Tel/fax: (42) 223-9107
CEP: 84010-350
e-mail: febrapdp@uol.com.br 
www.febrapdp.org.br 

Congresso Mundial sobre
Agricultura Conservacionista
tem programação ampla

      A FEBRAPDP e a Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável (CAAPAS) já definiram a programação do 2º Congresso Mundial sobre Agricultura Conservacionista. O evento acontece de 11 a 15 de agosto no Centro de Eventos do Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu - PR. O tema central será "Produzindo em Harmonia com a Natureza".
      O Congresso vai reunir pesquisadores, professores, técnicos, produtores, estudantes, ambientalistas e demais interessados, representando mais de 100 países. O objetivo é promover um intercâmbio de experiências sobre agricultura conservacionista - seus benefícios e perspectivas para o desenvolvimento sustentável em diferentes países.
      A programação terá debates, apresentação de trabalhos científicos e troca de experiências práticas sobre os avanços mundiais em agricultura conservacionista. Segundo a Federação, serão debatidos aspectos sobre o tema e suas tendências para os próximos anos, no âmbito mundial. A idéia é enfatizar o plantio direto e o cultivo mínimo, como modalidades eficientes desta agricultura.
      Durante os cinco dias serão trabalhadas diversas temáticas, entre elas as perspectivas políticas e sócio-econômicas para o setor. Aspectos econômicos; a agricultura conservacionista como ferramenta para o desenvolvimento rural sustentável e outros aspectos serão colocados em questão. O Congresso vai mostrar os impactos ambientais da agricultura conservacionista, com seu benefícios na retenção de água, mitigação do carbono e redução da erosão do solo. Mostrará ainda o potencial florestal e agroflorestal na preservação dos recursos naturais, aumento da biodiversidade, impacto no Cerrado brasileiro, entre outros.
      Produtores e técnicos que atuam com o plantio direto vem desenvolvendo novas tecnologias ao longo dos anos. Estas inovações também fazem parte do programa, que vai mostrar estratégias para perturbação mínima do solo com a prática; prevenção da desertificação, através do sistema; manejo integrado de pragas; adaptação e disponibilidade de máquinas e equipamentos para o plantio direto: tração mecanizada, animal e manual e mais uma série de técnicas.
      Pequenos e grandes produtores de todo o Brasil e também do exterior vão relatar experiências conservacionistas bem sucedidas durante o Congresso. O evento definiu ainda visitas técnicas para demonstrar manejo do solo em microbacias hidrográficas, corredor de biodiversidade, rotação de culturas e cobertura em plantio direto, máquinas e equipamentos para o plantio direto: tração mecanizada, animal e humana e a organização e promoção da agricultura conservacionista na região lindeira ao lago de Itaipu.
 
 Informações sobre o Congresso: e-mail: febrapdp@uol.com.br  


Milho : Dow AgroSciences lança
novos híbridos

     A Dow AgroSciences está lançando dois novos híbridos de milho. Os materiais são produto de cruzamentos simples, com grãos semidentados e semiduros. Os híbridos, de ciclo precoce, são ideais para produtores que direcionam a produção para o mercado ou para uso na propriedade.
     No conjunto, essas características representam mais benefícios para a comercialização e uso dos grãos. O ciclo precoce também é importante para os plantios do cedo, safrinha, ou de segunda safra, como é chamada em algumas regiões do cerrado mato-grossense.
     Os híbridos de milho e de sorgo da Dow AgroSciences já estão se tornando uma referência para os produtores rurais quando se trata de potencial de produção e qualidade de grãos, resistência a doenças, rusticidade e outras características de importância para a lavoura e para o mercado do cereal.

     
Confira algumas características desses híbridos:

Híbrido 2C577 - indicado para as lavouras de verão nas épocas normais de plantio, irrigadas ou de sequeiro e traz bons resultados também na safrinha. É um híbrido semidentado recomendado para propriedades que usam alta tecnologia de lavoura, preferencialmente em regiões tropicais com até 500 m de altitude, comuns em extensas áreas que empregam tanto os plantios tradicionais como o plantio direto, no PR (Norte) e em SP, MG, MS, BA, TO e MA. Apresenta bons resultados também na região Nordeste. Tem boa tolerância à Phaeosphaeria, conhecida como Pinta Branca e mancha de Cercospora.

Híbrido 2C599 - recomendado para os produtores que destinam sua produção ao mercado, é um milho de grãos semi-duros e ciclo precoce. Este híbrido tem bom potencial para os plantios do cedo e tardios, em cultivos de verão ou de safrinha, sendo recomendado para áreas tropicais e de transição localizadas em altitudes abaixo de 700 m. Suas plantas têm alto nível de sanidade e produtividade elevada e o plantio do 2C599 é indicado para regiões de produção de grãos onde são adotadas média-alta e/ou alta tecnologia de lavoura.


[ Página 1 ] [ Página 3 ] [ Página 4 ] [ Lista - Boletins Informativos ]

home