3                                                     Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

Embrapa faz adaptação de arroz de terras altas


Pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão, de Santo Antônio de Goiás, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estão realizando pesquisas visando à adaptação do arroz de terras altas no Sistema Plantio Direto (SPD). O trabalho está sendo desenvolvido pelo pesquisador Cleber Guimarães, da área de sistema de produção, que trabalha há mais de 10 anos na cultura do arroz no Centro-Oeste.
O SPD na região dos Cerrados encontra-se implantado em mais de cinco milhões de hectares e seus principais benefícios estão na melhoria da dinâmica da matéria orgânica, da atividade biológica e da estruturação do solo, por minimizar o revolvimento do solo e adicionar a este quantidades consideráveis de restos de culturas, graças à produção de palhada e às alternâncias com outras culturas adotadas pelo Sistema.
Outros benefícios são atribuídos à rotação de culturas, como melhoria dos atributos físicos e biológicos do solo, a redução de doenças, de pragas e de plantas daninhas. Pode-se afirmar, ainda, que a rotação de culturas aumenta a produtividade, assim como contribui para a sustentabilidade do sistema de produção.
Segundo Cleber Guimarães, o plantio direto está presente em grande parte das culturas como a soja, milho, girassol, sorgo e feijão. O uso deste sistema tem tido um crescimento significativo em todo o país. Na região dos Cerrados, ele se destaca em Goiás e Mato Grosso e nas novas fronteiras agrícolas dos Estados do Maranhão e Piauí.

Produtividade
“Neste sistema o arroz de terras altas produz além da média nacional, que é de 3.234 kg/ha. Entretanto, sua adaptação ao SPD ficará comprometida se o solo apresentar impedimentos físicos ao crescimento radicular e se houver restrita disponibilidade hídrica e de nutrientes, principalmente de nitrogênio nas áreas com baixo estoque deste nutriente no solo, como nas áreas de pastagens”, observa.
Atualmente, os pesquisadores da Embrapa estão priorizando ações que visam consolidar a presença da cultura de arroz de terras altas em sistemas de produção das regiões favorecidas dos Cerrados, particularmente, adaptando-a ao SPD.
Também fazem parte desta agenda, o consórcio de arroz com pastagem, no Sistema Barreirão (renovação de pastagem degrada) e no Sistema Santa Fé (integração lavoura-pecuária), assim como o sistema sob irrigação suplementar e o de abertura de novas áreas.

Homenagem a Nonô Pereira

Durante a programação de comemoração do 118º aniversário do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que aconteceu de 27 de junho a 1º de julho, deste ano, na sede do Instituto Agronômico, em Campinas, um dos pioneiros do Sistema Plantio Direto na Palha no Brasil, o produtor rural Manoel Henrique Pereira – o “seu Nono”, como também é conhecido - foi homenageado como sendo o agricultor do ano.
Além da homenagem, a programação contou com apresentações artísticas, exposições, seminários e palestras técnicas.
Em nome da Febrapdp parabenizamos IAC pelo 118º aniversário e ao Nono por mais esta justa homenagem.
Na foto, Orlando Melo de Castro - diretor geral do IAC; Antonio Duarte Nogueira - secretario da agricultura do ESP; Manoel Henrique Pereira - produtor rural premio IAC 2005; Cristiano Walter Simon - presidente da ANDEF- Personalidade do Agronegocio - Premio IAC 2005; Antonio Carlos de Mendes Thame- deputado federal político ligado ao Agronegocio - Premio IAC 2005.



FEBRAPDP leva a experiência brasileira em PD até Portugal


Às margens do Tejo, a cidade de Santarém, em Portugal, foi palco do II Seminário Internacional de Sementeira Directa, realizado nos dias 07 e 08 de junho, inserido na programação da 42ª Feira Nacional de Agricultura daquele país.
A convite da APOSOLO, co-irmã portuguesa da FEBRAPDP, e da European Conservation Agriculture Federation (ECAF), o presidente Ivo Mello, participou do evento como principal palestrante, onde apresentou a história do plantio direto no Brasil e as razões da sua rápida expansão nas lavouras brasileiras.
Mais do que simplesmente uma outra inovação tecnológica, a adoção do sistema de PD em Portugal é um dos itens de incentivo da Comunidade Européia á prática de medidas agro-ambientais (junto com a redução do uso de adubo nitrogenado e do manejo integrado de pragas), fundamentadas no conceito da Agricultura Conservacionista. Segundo a Confederação dos Agricultores de Portugal, na safras de 2004-2005, 48.300 hectares de lavouras de todas as culturas foram semeadas em sistema de PD, com crescente interesse dos agricultores em ampliar esta área já no próximo plantio.
Durante o seminário, Ivo Mello expôs também a experiência brasileira no plantio direto do arroz irrigado. A Agrocamprest, cooperativa prestadora de serviços, organizadora do encontro, proporcionou ao presidente da FEBRAPDP, visita a propriedades de lavouras de arroz que já exibiam parcelas experimentais de PD sob irrigação,encerrando a participação brasileira no evento.
Portugal produz cerca de 25 mil hectares de arroz. Contribuem ainda para a agricultura lusitana o cultivo do milho e a produção de beterraba açucareira e tomates para processamento industrial.
Mariza Fernanda Beck - DRT RP 10838
 


[ Página 2] [ Página 3] [ Página 4] [Página 5] [ Página 6] [Página 7] [Página 8] [Informativos]

home