5                                                     Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

PLANTIO DIRETO


Empresa apresenta novidades em tecnologia


A 12ª edição Agrishow, que aconteceu entre 16 e 21 de maio, na cidade de Riberirão Preto, em São Paulo, contou com a presença da Semeato, empresa líder na fabricação de máquinas e implementos para plantio direto. A empresa está direcionada para o desenvolvimento e pesquisa para a busca de novas soluções para o plantio direto. Por este motivo, durante o evento, a Semeato apresentou sua linha completa de produtos aos produtores do Brasil e do mundo.
Além dos lançamentos que já haviam sido apresentados nas edições anteriores da Agrishow, em Rio Verde (GO) e Rondonópolis (MT), para Ribeirão Preto a Semeato levou duas novidades: as máquinas MID LAND 11/13 – 13/15 – 15/17 e a PAR 3600 Rotomoldado. Vale lembrar que a Semeato tem disponível no mercado a maior variedade de semeadoras específicas para cada tipo de solo e terreno, o que possibilita o desenvolvimento de máquinas, de acordo com as necessidades de cada região do Brasil e do mundo.

Semeadoras
A semeadora de grãos graúdos Mid Land apresenta facão guilhotina com disco de 22¨, quatro pneus de baixa pressão e alta flutuação, que possibilita melhor distribuição de peso e menor compactação do solo, reservatório de adubo em rotomoldado - exclusivo sistema de engate rápido para fixação de linhas de adubo e semente - pressão positiva e negativa na linha da semente, linha de semente pantográfica que possibilita três opções de posicionamento dos limitadores de profundidade, caixa de câmbio com troca rápida para adubo e semente. Possui também regulagem da abertura do cabeçalho para não interferir na montagem dos espaçamentos, distribuição de sementes pode ser através de discos alveolados ou através de sistema pneumático. O equipamento é destinado a médias e grandes propriedades.
A outra novidade é a semeadora de grãos graúdos PAR 3600 Rotomoldado, desenvolvida com o objetivo de atender as necessidades do mercado venezuelano. Para atender tais necessidades foram realizados melhoramentos na máquina: maior capacidade de fertilizante, 1.550 quilos, possibilitando maior autonomia do plantio, facilidade na manutenção e troca de componentes dos distribuidores de fertilizante, pneu com maior dimensão, para melhor distribuição do peso da máquina, novo reservatório de adubo rotomoldado, caixa de câmbio com troca rápida para adubo e semente, novo distribuidor de microgranulados e sementes pequenas.

Mais novidades
Presente na dinâmica de máquinas, a Semeato apresentou o desempenho dos equipamentos SSM 27, PS LEVEL LINE, LAND MASTER e o distribuidor de fertilizante granulado FERTI LAND, este vencedor do Prêmio Gerdau Melhores da Terra 2004 na categoria novidade, foi destaque entre o público. As principais características deste equipamento são a capacidade para nove mil quilos de fertilizantes, distribuição de adubo realizada através do sistema de rosca sem-fim com exclusivo sistema de cápsula, que garante maior rapidez e facilidade na hora de manutenção.
A transmissão pode ser realizada por acionamento mecânico com caixa de câmbio de engrenagens ou através de sistema eletro-hidráulico que permite trabalhar com aplicações em taxas variáveis (agricultura de precisão), utilizando-se um GPS e o mapa de fertilidade do solo.
A aplicação de fertilizante pode ser superficial ou incorporada em linhas, com a adição de sulcadores. Ainda há a opção de transformar a FERTI LAND em uma semeadora adubadora para grãos graúdos, adicionando as linhas de semente pantográficas, com a opção de distribuição de sementes através de discos alveolados ou através de sistema pneumático.


Thalia Sherer
Depto Marketing - Semeato


Monsanto difunde Plantio Direto


Eventos passam por pólos agrícolas de Goiás, Maranhão, Bahia e Mato Grosso


Desde março, a Monsanto está promovendo encontros com produtores, influenciadores e distribuidores de Goiás, Bahia, Maranhão e Mato Grosso, para reforçar a aplicação da técnica do Plantio Direto nos Cerrados, área onde o sistema não é adotado com tanta ênfase. A Fronteira do Plantio Direto é uma ação da empresa que deverá passar por importantes pólos agrícolas do Brasil Central com demonstrações de tecnologias desenvolvidas pela empresa, na busca da popularização do Sistema Plantio Direto e melhor obtenção de palhada.
Até o momento, o circuito já passou por três municípios, Santa Helena de Goiás (GO), Balsas (MA) e Luiz Eduardo Magalhães (BA). Em todas as etapas, foram recebidos cerca de 700 convidados das regiões atendidas para conhecer as coberturas CoverCrop® (sorgo híbrido), Brachiaria ruziziensis, milheto e Capim Sudão nas diferentes formas de manejo, tanto para a cultura da soja como no milho.
Os produtores acompanham ainda explicação sobre a palhada e seu uso associado à aplicação de Roundup e demonstração dos híbridos de milho Agroceres e Dekalb dentro de todo o sistema. “Todo o material demonstrado está integrado com os sistemas que a Monsanto vem desenvolvendo, associando o uso de Roundup® às Soluções de Plantio Direto”, completa o gerente de produto Roundup para o Cerrado, Marco Ribas.
A primeira etapa da Fronteira do Plantio Direto, em Santa Helena, foi sediada na Estação Experimental da Monsanto, onde os participantes puderam visitar a Unidade de Beneficiamento de Sementes e assistir à palestra de Manuel Pereira - o seu Nono - um dos pioneiros do Sistema Plantio Direto no Brasil. A Monsanto vai promover a Fronteira do Plantio Direto também em Sorriso (MT), Rondonópolis (MT) e Costa Rica (MS).

Decreto que legaliza a construção
de açudes foi alavancado
pela Aspipp


A Associação do Sudoeste Paulista de Irrigação e Plantio na Palha (Aspipp), em janeiro de 2005, encaminhou ao secretário de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira um ofício tratando da dificuldade de licenciamentos em atividades de baixo impacto ambiental (construção de açudes). A Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento acusou o recebimento do ofício e encaminhou para a Secretaria do Estado e do Meio Ambiente, representada pelo secretário José Goldemberg, que enviou cópia do mesmo ofício para o governador Geraldo Alckmin.
Paralelamente a isso, a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Avaré (AREA)  encaminhou Documento Final do 2º Diálogo Interbacias, ocorrida em outubro de 2004 em Avaré, onde a engª. agrª. da Aspipp, Regina Hakvoort, apresentou trabalho mostrando que o licenciamento de açudes e barragens, extremamente necessário para a obtenção de alta produtividade agrícola, promove recuperação ambiental, quando adotadas as devidas medidas compensatórias.    
Estes dados foram levados ao governador, sendo posteriormente considerados no referido decreto nº 49.566, assinado por Alckmin em 25 de abril de 2005, que legaliza a construção de açudes em APPs.

 


[ Página 2] [ Página 3] [ Página 4] [Página 5] [ Página 6] [Página 7] [Página 8] [Informativos]

home