4                                                   Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

Fernando Penteado Cardoso é a “Personalidade do Agronegócio 2005”


Presidente da Agrisus é o homenageado do 4º Congresso Brasileiro de Agribusiness


O presidente da Agrisus, Fernando Penteado Cardoso, recebeu, no último dia 23 de junho, o prêmio “Personalidade do Agronegócio 2005”, concedido pela Associação Brasileira de Agribusiness. A solenidade de entrega aconteceu no primeiro dia do 4º Congresso Brasileiro de Agribusiness. Fernando Cardoso foi homenageado pelo conjunto de sua obra em favor do desenvolvimento agrícola nacional.
Cardoso, que completa no dia 19 de setembro, 91 anos de uma vida dedicada à agronomia e à produção agrícola, fundou a Manah - adubos e pecuária de corte -, em 1947, na cidade paulista de Descalvado, fato que, segundo ele, é a sua maior realização profissional.
Fernando Cardoso foi diretor de entidades de classe nacionais e internacionais, secretário da agricultura do Estado de São Paulo nos anos 60, só para pontuar algumas passagens de sua extensa trajetória, o engenheiro agrônomo - graduado em primeiro lugar na turma de 1936 da Escola Superior de Agricultura Luís de Queiroz/USP - foi um participante ativo da transformação do cerrado brasileiro, que passou de terras pobres para solos férteis com utilização de calcários e de fertilizantes adequados. Hoje Cardoso é empresário rural de cana-de-açúcar e nelore,
Cardoso vendeu o controle acionário da Manah para Grupo Bunge no ano de 2000 e, de lá para cá, manteve sua missão em favor da evolução sustentável da agricultura brasileira. Juntamente com sua família, criou e preside há quatro anos a Fundação Agrisus (Agricultura Sustentável), que tem um orçamento anual de R$ 1 milhão para apoiar financeiramente pesquisas, estudos, eventos, congressos e capacitação acadêmico-profissional, voltadas a promover práticas de agricultura sustentável relacionadas à fertilidade do solo, que por sua vez, tem, no sistema de plantio direto, a melhor tecnologia até hoje estabelecida.
Cardoso viaja muito pelo Brasil afora, sem compromisso, a não ser com seu desejo de saber o que há de novo nas lavouras e pecuária do País. “Tem um gás enorme, dinamismo, tem o trabalho na veia”, diz Antônio Roque Dechen, Professor da Esalq e presidente da FEALQ, amigo há 35 anos.
Casado com Magdalena Leme Cardoso, Cardoso tem seis filhos, sendo que dois deles são agrônomos, 20 netos e 10 bisnetos. Mantendo cordial relacionamento com o laureado Dr. Norman Borlaug, ganhador do prêmio Nobel da Paz (1970), Cardoso já ciceroneou o pai da revolução verde em dois giros por regiões agrícolas do Brasil. “Fomos amassar barro”, diz. “O doutor Borlaug é um admirador do Brasil rural, em todo lugar do mundo que visita ele elogia a força da nossa agricultura tropical.”
 
Plantio Direto 
O plantio direto é o modelo de produção que melhor se encaixa no conceito de agricultura sustentável, pois mantém o solo imperturbado recoberto de resíduos, como na mata original. Atua de forma amigável com o meio ambiente, promovendo a infiltração das águas, evitando enxurradas, erosões e assoreamentos, acabando também com as nuvens de poeira que contaminam o ambiente. Além disso, reduz custos para o agricultor, com a diminuição do uso de defensivos, mão-de-obra e máquinas.
“A agropecuária e as pessoas que a integram me proporcionaram uma gratificante carreira profissional nos segmentos de fertilizantes e de pecuária de corte. E nada mais justificável que pensar no futuro desse setor econômico, cujo alicerce se apóia na fertilidade do solo e no meio ambiente favorável, a serem promovidos pela Agrisus”, diz Cardoso.


Frases de Fernando Penteado Cardoso


“Deixando o romantismo de lado, temos que aceitar que a Amazônia é um deserto verde, de grande pobreza. O que defendo é a produção nas áreas de solos elevados, bem drenados, livres de pedras e inundação, onde se possa capitalizar o clima lá existente.”
 
“O domínio das práticas ligadas à agricultura sustentável é primordial para a utilização da próxima geração de sementes geneticamente modificadas. Os produtores têm que estar aptos a receber e tirar o máximo proveito dos avanços da biotecnologia, cujas perspectivas são incalculáveis.”


Serviço
Para mais informações e entrevistas
Engenharia do Texto Comunicação Empresarial
Contato: Ronaldo Luiz Mendes Araujo - Mtb: 30861
Fone: (11) 8265-7244
E-mail: engenhariadotexto@bol.com.br


Encontro Regional difunde pesquisas


O Curso de Agronomia do CEFET/PR, em parceria com a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco (AEAPB) promoverá, naquele Município, de 14 a 16 de setembro de 2005 o I Encontro Regional de Manejo Integrado de Plantas Daninhas, Pragas e Moléstias. O Encontro será realizado no Centro Municipal de Eventos da cidade.
Esse evento científico tem como objetivo estabelecer-se como importante fórum para o debate e difusão de resultados de pesquisa na área de manejo integrado de plantas daninhas, pragas e moléstias, especialmente para o Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul, regiões que compõem a chamada Meso-região da Grande Fronteira do Mercosul.
Durante o encontro, serão ministradas palestras por profissionais brasileiros da área de pesquisa ou de ensino e serão feitas demonstrações de resultados, buscando a atualização de conhecimentos a Engenheiros Agrônomos, Técnicos Agrícolas, estudantes e produtores rurais. Na programação do evento está prevista a participação do público para questionamentos e contatos diretos com os palestrantes, bem como a realização de demonstrações práticas.
O evento disponibilizará ao público o acesso a informações de alto nível, com aplicabilidade prática, versando sobre temas como tratamento químico de sementes, inimigos naturais de insetos-praga, tecnologia de aplicação, uso da informática na fitossanidade, controle químico de doenças da soja, resistência de plantas daninhas a herbicidas, nível de dano econômico em plantas daninhas, absorção e mecanismo de ação de fungicidas, implicações das associações de herbicidas.
O evento contará com a participação de nomes renomados nas áreas de ensino e pesquisa como os doutores Ademir Hening e Claudia Godoy, da Embrapa Soja, o prof.. dr. Erlei de Melo Reis, prof. dr. Mauro Antônio Rizzardi e prof. dr. Walter A. Boller, da Universidade de Passo Fundo, o pesquisador ms. Giovani Theisen, da Fundacep/Fecotrigo, prof. dr. Lino Monteiro e prof. dr. Sionei Bonatto, representando a Universidade Federal do Paraná, prof. dr. Marcelo Canteri, da Universidade Estadual de Londrina, prof. dr. Nelson Kruse e profª. dra. Sônia Dequech da Universidade Federal de Santa Maria, prof. dr. Ribas Antonio Vidal, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, prof. dr. Ulisses R. Antuniassi, da Faculdade de Ciências Agronômicas UNESP/Botucatu, além dos profissionais do Curso de Agronomia do CEFET/PR, Michelangelo M. Trezzi, Edson R. Silveira e Andréa I. Linhares.



Serviço
Informações e inscrições através do site http://geocities.yahoo.com.br/ermippm/ ou pelo telefone (46) 2202536 (Curso de Agronomia do CEFET/Unidade Sudoeste).
 

[ Página 2] [ Página 3] [ Página 4] [Página 5] [ Página 6] [Página 7] [Página 8] [Informativos]

home