3                                                     Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

Sistema Plantio Direto e alternativas para adubação

Engenheiro agrônomo e assessor agronômico Manah Bunge Fertilizantes S/A, MSc. Wagner Chueiri

Não são poucos os benefícios de se adotar o sistema de plantio direto na palha. “Quando tentamos enumerar os benefícios advindos da adoção do sistema plantio direto na palha, nos faltam dedos para contá-los”. Dentre tantos, de acordo com o engenheiro agrônomo e assessor agronômico da Manah Bunge Fertilizantes S/A, MSc. Wagner Chueiri, a otimização no uso dos nutrientes aplicados através dos fertilizantes, é fato bem estudado e difundido. Outras possibilidades, inclusive com vistas a melhorias operacionais da propriedade, também têm sido testadas e em muitas regiões já praticadas. Um exemplo, segundo o engenheiro, é a adubação de sistemas, onde parte ou toda adubação de uma cultura é aplicada em sua antecessora. Outro é a antecipação do adubo da soja na cultura do trigo, praticado por muitos produtores do sul do Brasil.
Nessa mesma linha, a Manah, em parceria com a Fundação MS, iniciou estudos testando a antecipação total da adubação da soja, não na semeadura da cultura antecessora, mas na sua massa manejada ou nos restos de colheita da mesma. Um dos experimentos, instalado no município de Maracaju/MS, teve duração de sete anos. Os experimentos foram instalados em áreas sob sistema plantio direto, que é um pré-requisito para a adoção da prática. Os trabalhos deram origem à publicação Estratégia de Adubação: Cultura da soja cultivada sob sistema de Plantio Direto, lançada em fevereiro de 2005, sob autoria dos agrônomos Dirceu Luiz Broch - que é pesquisador da área de fertilidade de solos da Fundação MS -, além de Wagner Antonio Chueiri.
A publicação destaca, pelo menos, dez vantagens em se adotar a adubação antecipada na soja, baseada nos resultados obtidos pelos experimentos e que foram mensurados pelo corpo técnico:
1. Maior rendimento operacional
2. Melhor qualidade na semeadura-estande
3. Menor risco de danos às sementes e organismos benéficos
4. Maior disponibilidade de máquinas em época de alta demanda
5. Demanda de potência do trator diminuída
6. Flexibilidade no transporte de fertilizantes
7. Menor tempo de estocagem do fertilizante
8. Menor risco com perda de qualidade do fertilizante
9. Maior chance de semear na época recomendada
10. Aproveitamento de condição climática favorável para semeadura

O trabalho completo permite, também, maior conhecimento sobre as condições básicas para a adoção da prática do plantio direto na palha, sempre considerando a estratégia da adubação antecipada e suas necessidades, descrição e resultados dos experimentos.

Serviço
O material completo desta matéria, encontra-se disponível para download nos sites da Manah – www.manah.com.br, e da Fundação MS – www.fundacaoms.com.br em formato PDF.


[ Página 2] [ Página 3] [ Página 4] [Página 5] [ Página 6] [Página 7] [Página 8] [Informativos]

home