Boletim Informativo
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE
PLANTIO DIRETO NA PALHA

Associada a CAAPAS-Confederación de Asociaciones Americanas para la Agricultura Sustentable
      Ano 6                                                          Número 20                                          Abril/Junho de 2005

 

Simpósio sobre Plantio Direto e Meio Ambiente fomentou discussão entre profissionais da área


O evento contou com a participação de mais 300 pessoas que discutiram temas como o seqüestro de carbono e a qualidade da água, via sistema de plantio direto na palha


O Simpósio sobre Plantio Direto e Meio Ambiente, que foi realizado no Centro de Convenções do Rafain Palace Hotel, de Foz do Iguaçu, em maio deste ano, teve como promotora a Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (Febrapdp), em parceria com a Itaipu Binacional. Participaram do evento, também, entidades como a Fundação Agrisus, Cena – USP, governo do estado do Paraná e FAO.
O objetivo do Simpósio foi o de subsidiar e fomentar uma discussão técnica entre pesquisadores, profissionais da área e produtores, sobre o tema seqüestro de carbono e qualidade da água, via sistema de plantio direto na palha. Avançou-se em temas como mudanças climáticas relacionadas ao efeito estufa e aos aspectos ambientais, econômicos e sociais ligados ao tema discutido, propiciando assim, maior conhecimento e conscientização entre os participantes, o que poderá despertar o interesse de empresas e investidores no novo paradigma de negócios que inclui o respeito ao meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida, que é o mercado de carbono.
Os palestrantes convidados foram de alto nível e os temas foram selecionados de forma que os conteúdos fossem abrangentes e seqüenciais, fazendo com que os participantes presentes se mantivessem interessados na discussão e com certeza saíram beneficiados pela grandeza das palestras apresentadas. Os assuntos foram divididos em três temas:
1) Dinâmica do carbono e implicações ambientais no aumento da concentração de CO2 atmosférico;
2) Sistema Plantio Direto e o seqüestro de carbono: transformando em riscos em oportunidades;
3) Sistema Plantio Direto e a qualidade da água e por fim no fechamento do evento tivemos um painel de debates: O carbono como moeda de troca.

Plantio Direto
Durante o Simpósio discutiu-se a questão de que apesar dos benefícios agronônicos do Sistema Plantio Direto serem bastante conhecidos e difundidos, os benefícios ambientais decorrentes do uso deste sistema, ainda são carentes de divulgação. Demonstrou-se, também durante o evento, que resultados preliminares de pesquisas efetuadas em solos sob clima temperado e tropical mostraram que há redução de emissões de gases do efeito estufa, do solo para a atmosfera, quando se adota o Plantio Direto. A outra grande vantagem ambiental é que esse sistema transfere (seqüestra) carbono da atmosfera para o solo e por isso contribui para a mitigação dos impactos das mudanças climáticas globais

Apoio
O Simpósio sobre Plantio Direto e Meio Ambiente, contou com o apoio das instituições Caapas, Emater-Pr, Embrapa, Iapar, Ministério da Agricultura, Seab-PR, UEL, UEPG, UFPEL, UFSM, além do patrocínio do GPD – Grupo Plantio Direto, composto pelas empresas: DowAgrosciences, Manah, Monsanto e Syngenta.
 
Participação 
 Participaram do evento 307 pessoas sendo, 287 brasileiros e 20 estrangeiros (USA, Portugal, Itália, Kenya, Colômbia, Paraguai, Argentina, Uruguai).

 

 

 


[ Página 2] [ Página 3] [ Página 4] [Página 5] [ Página 6] [Página 7] [Página 8] [Informativos]

home