3                                                     Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

Monsanto lança livro sobre o glifosato


A Monsanto lançou em Ribeirão Preto (SP), o livro “Glifosato: alguns aspectos da utilização do herbicida na agricultura”, dos pesquisadores Antonio Galli, gerente-técnico de Agroquímicos e Marcelo Montezuma, coordenador de Desenvolvimento de Produto da multinacional. O livro foi escrito em comemoração aos 30 anos do Roundup, herbicida cujo princípio ativo é o glifosato, e o evento de lançamento foi restrito a produtores e consultores da área de citros, além de cientistas responsáveis pela sua revisão científica.
O livro, de 66 páginas, foi editado pela ACADCOM Gráfica e Editora Ltda. e tem por revisores científicos Robinson Antonio Pitelli, professor titular da Unesp de Jaboticabal (SP); João Domingos Rodrigues, professor titular da Unesp, campus de Botucatu (SP); Pedro Christoffoleti, professor associado do Departamento de Produção Vegetal da Esalq/USP, de Piracicaba (SP); e José Quaggio, pesquisador científico do Centro de Solos e Recursos Agroambientais do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).
Curiosamente, o glifosato, cuja molécula foi sintetizada em 1970 pela Monsanto, não surgiu em função de pesquisas agrícolas, mas em testes para potenciais agentes de tratamento de água desenvolvidos por John Franz, pesquisador da multinacional. A Monsanto criou a partir dele o Roundup, que hoje é de domínio público pelo fato de sua patente já ter expirado. Produtos à base de glifosato são usados por produtores de mais de 130 países e fabricados por 18 empresas nacionais e multinacionais O livro será distribuído a bibliotecas de universidades.
Quem tiver interesse em obtê-lo deve contatar a Monsanto, pelo 0800-156242 ou pelo e-mail a partir do canal “fale conosco”, no site www.monsanto.com.br. A distribuição é limitada.


ACONTECEU


Pioneiros Recebem Comenda Nacional


O atual diretor financeiro da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha, Manoel Henrique Pereira (Nonô), e o conselheiro, Franke Djikstra, por decreto do Presidente da República , no último dia 15, foram admitidos na Ordem Nacional de Mérito Científico, por suas contribuições prestadas à Ciência e Tecnologia, na classe Comendador, categoria Ciências Agrárias.
Parabéns aos agricultores, que tiveram o trabalho reconhecido oficial e nacionalmente.


AGENDE-SE


Reunião do Conselho Consultivo - apdvp

A primeira reunião do Conselho Consultivo deve ser marcada para o fim do mês de abril. Na ocasião devem ser definidas a agenda de eventos deste ano e a preparação do 3º Fórum de Debates sobre Plantio Direto.
As empresas que tiverem interesse em se tornar parceiras da Associação de Plantio Direto do Vale do Paranapanema, a APDVP, podem entrar em contato pelo telefone (18) 3322-8374 ou pelo celular (18) 9775-8475.
Vale lembrar que a edição do informativo Direto do Vale e a construção do site www.plantiodireto.org.br em breve estarão prontos. 
 


8º Encontro de Plantio Direto no Cerrado

28/06/2005 a 01/07/2005
Tangará da Serra - MT
INFORMAÇÕES: (65) 9987-0016 (65) 325-0142
cristinadelicato@terra.com.br
 

Nota de falecimento
A Diretoria da Federação lamenta o falecimento de nosso colega e amigo Celso Castro Filho, representante do IAPAR, no conselho deliberativo da Federação. Temos a certeza de que sua energia, que há muitos anos, contagiava o sistema de plantio direto na palha, continuará entre nós. Não perdemos um conselheiro, mas um grande Amigo.
Que DEUS o tenha.


[Página 2] [ Página 3] [ Página 4] [Página 5] [ Página 6] [Página 7] [Página 8] [Informativos]   

home